RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 05, 2025 6:20 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 11:39 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Sim, apesar do 9.5 Eraser ser declarado como 4700kv e o Stock Spec apenas 4200kv, o Stock Spec tem 92% de eficiencia e 278Watts contra apenas 87% de eficiencia e 200Watts do Eraser... no fim, o Stock Spec anda bem mais.

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 12:43 pm 
[Moderador]

Images: 119
Esse motor é sensored... então teoricamente ele deve ter um desempenho um pouco melhor num esc sensored tbm?

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 12:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Esse motor é sensored... então teoricamente ele deve ter um desempenho um pouco melhor num esc sensored tbm?

Não dá pra saber até testar...

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 12:51 pm 
[Moderador]

alekimura escreveu:
Não dá pra saber até testar...

Foi o que imaginei... no meu caso, inicialmente devo usá-lo no Mamba... aí dá pra ter uma idéia.

== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 1:31 pm 
[Moderador]

Alguém de vc's já experimentou 9.5T pra nos dizer se anda bem?

== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 1:52 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Gunz escreveu:
Alguém de vc's já experimentou 9.5T pra nos dizer se anda bem?

Qto tá só o motor?

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 4:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Anda bem sim, tem um pouco menos de torque e freio que os Mamba 5700, mas de reta é praticamente igual, oque o torna mais controlavel, facil de pilotar. a relação pra andar com ele é 5.9:1

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 4:50 pm 
[Moderador]

alekimura escreveu:
Anda bem sim, tem um pouco menos de torque e freio que os Mamba 5700, mas de reta é praticamente igual, oque o torna mais controlavel, facil de pilotar. a relação pra andar com ele é 5.9:1

Ce acha que num retão de 70m ele dá quase a mesma final do 5700kv?
Se der até que anda bem... precisava testar um desses... heheheh..

== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 5:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Galera....seguinte...andar com LRP 9.5T na Categoria até 4600kv/Bd19T teria algum problema?sendo que o lrp é 4200kv?
Eu acho que se não limitassemos Turns e limitassemos apenas kv nos BL´s e limitassemos Turns em BD´s daria rock!!!
Por exemplo: Se fizessemos até 4600kv/Bd19T....cara que tem Orion 10.5T(4600kv)Lrp 9.5T(4200KV)HobbyWing 9T(4300kv)... e escovados até 19T poderiam participar na boa...e como eu ja disse ....quem optou por Latinha tbem não ficaria de fora...porque geralmente temos Esc´s que guentam motores 19T(quem não tiver é facil conseguir/comprar)....

MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 8:15 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

o rate nominal do LRP 9.5 stockspec é 4200rpm/volt, porém fazendo o teste com um pinhão falso e um tacômetro, ele vira mais que 4200rpm/volt........

além disso, um ótimo motor 19T fica na faixa dos 30000rpm, porém perde em eficiência para qualquer brushless e portanto acredito que irá ficar muito pra trás...........sem falar que um 19T excelente consome tanta escova quanto um modified, então a cada 2~3 packs vai um par além da manutenção do induzido...............se for treinar fora das etapas então eu acredito que o investimento de uma temporada será certamente superior a possuir 1 motor brushless + 1 motor reserva...........

MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 10:39 pm 
[Moderador]

Salvadori,

Precisamos abrir o campeonato para os brushed porque nem todo mundo tem brushless ainda... que motor brushed vc acha que se compara aos brushless 9.5?

Já vi na internet gente falando de 19T, 17T... sei lá.

== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 10:15 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Se a gente quer q o pessoal de São José participe "em peso" do campeonato então acho q a história dos motores muda. Vamos analisar a situação direito. Só tem um lugar q vende eletrico em SJC e é no colinas. Então os novatos q compram eletrico aqui compram o carrinho q eu o o Gunz vimos nesse fds passado. O carro possui brushless com motor 3300kv(acho). Esse carro deve ser o modelo de eletrico q existe em maior quantidade aqui em SJC. Então, se a gente quiser fazer com que esse pessoal participe de um campeonato é só fazer uma categoria com o motor q eles já tem. Eles não vão precisar mecher no carro. Só pagar pra participar. Essa galera novata q compra esse carrin não sabe nem q dá pra trocar motor! Se falar q tem q trocar o motor aí q eles não vão participar mesmo. Já pensou vc comprar um carrin eletrico q já está pronto pra competir? É como comprar um rtr a combustão e ir competir! E não é isso q acontece qdo vc compra um fw-06?
Eu sei q seria legal se colocassemos o mesmo motor q é usado em outras competições mas o lance é q isso é um grande obstáculo pra os novatos. Não adianta ser bom pra quem é de fora e ruim pra quem é da cidade. Afinal de contas quem tem maior probabilidade de participar de todas as etapas do campeonato? Quem vem de fora ou quem é da cidade?
A princípio poderíamos fazer um campeonato com esses motores. Os novatos participariam, ganhariam experiência. Qdo o campeonato estivesse nas ultimas etapas, poderiamos anunciar q no ano seguinte além da categoria existente abriríamos outra categoria (com motores a nossa escolha). Desta forma fica mais fácil de colocarmos esse motor 9.5, por exemplo, pois os participantes novatos já estariam empolgados com o lance de competir e já teriam experiência q foi adquirida com o decorrer do campeonato.

A gente tem q dar a faca e o queijo na mão dos novatos pra eles se empolgarem com esse lance competir. Mais tarde qdo já estiverem com espírito de competição e experiência poderemos exigir outra categoria com outros motores.

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:04 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

é....ou podemos lançar um 17T escovado com os 9.5Bl ou baixar para 3300kv e 19T como é no campeonato do ES(segundo caso)

MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:54 am 
[Moderador]

Germano, concordo com seu ponto de vista, desde que realmente apareçam interessados que tenham este carro com motor brushless de 3300kV. Se for pra começar a categoria apenas com o pessoal que já anda no Colinas atualmente, uma comunalidade com outros campeonatos seria uma boa...

Eu até agora não tive nenhum retorno do pessoal das lojas neste sentido, alguém já teve alguma notícia?

Abraço,
Christian

MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 12:19 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Gunz escreveu:
Salvadori,

Precisamos abrir o campeonato para os brushed porque nem todo mundo tem brushless ainda... que motor brushed vc acha que se compara aos brushless 9.5?

Já vi na internet gente falando de 19T, 17T... sei lá.

varia um pouco, cada fabricante diz uma coisa.........

a LRP diz que equivale a 17T.......
a Speed Passion diz que é 19T...........

O fato é que um brushless não tem uma quantidade de fatores determinantes para uma boa performance como um coletor bem torneado, escolha de carvão, escolha de molas, e por fim a manutenção de carvões e coletor.........
ainda que um 17 ou 19T em perfeito estado ande igual a um BL, daqui a 2, 3, 4 packs não vai mais, e é aí que a competitividade deixa de existir, a menos que quem estiver correndo de brushed tenha 2 ou 3 motores preparados e fresquinhos para uma corrida, e os troque antes que percam performance, e aí para a próxima etapa prepara novamente os motores. Ou ainda seria o caso de ter em mãos um torno de coletor e refazer o motor durante a etapa sempre que necessário, além de trocar os carvões.

Enfim, isso não é barato, não é rápido, exige conhecimento e equipamento além do próprio motor, ou então a necessidade de recorrer a uma pessoa para preparar o(s) motor(es)........

se colocar no papel, competir para ganhar com brushed, é inevitavelmente mais caro e esse custo a mais com certeza será um melhor investimento se usado para adquirir um equipamento brushless.......

enfim, dá pra liberar brushed e dá pra andar bem, só que o custo e o trabalho pra isso eu acho que já não vale mais a pena.........

quanto ao campeonato de 3300kV, isso seria um motor tipo 27T ou 13.5 brushless, eu acho que uma idéia é criar uma categoria de entrada, como existe a 540 latinha em St. André. Esses carros que já vem com motor provavelmente tem um ESC que já está no limite de voltas ou próximo disso, e o motor com certeza não é um 13.5 de competição. Quem for comprar carro de competição, um bom esc, um motor BL13.5 ou brushed 27T de competição e bateria boa para correr nessa categoria vai levar uma imensa vantagem............
Outro detalhe é que talvez nem todo mundo que tem equipamento de competição ou está adquirindo, terá o mesmo apetite em correr em uma categoria com motores bem mais lentos, especialmente em uma pista longa e rápida como SJC......

Lembrem-se que o propósito de uma categoria Stock é tentar o maior equilíbrio de performance dos equipamentos, porém as vezes limitar muito por baixo acaba gerando um desequílibrio muito maior do que se imagina, pois aí os eletrônicos começam a fazer uma diferença brutal, e os próprios carros mais elaborados passam a ter uma considerável vantagem de dirigibilidade....

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 23  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas