RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 08, 2025 7:07 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 1:26 am 
Novo no Fórum

Olá amigos, desde-já agradeço a participação e atenção de todos!
Sou novo no site e gostaria de começar a dar meus primeiros passos no Hobby.
Totalmente sem direção anteriormente comprei um Carro RC que mais se aplica a um brinquedo, entretanto, por hora acho até interessante pois nele posso praticar alguns movimentos e ter uma noção se realmente vou me adaptar ao Hobby sem ter um gasto expressivo como o de um Automodelo, mas é certo que dada tal evolução irei comprar um automodelo para assim começar a dar meus primeiros passos no automodelismo.

Peço a ajuda dos amigos no projeto que tenho que é de aumentar o desempenho do aparelho, prestem bastante atenção que não se trata de uma alteração muito complicada ou agressiva, como citei antes trata-se de um brinquedo que vai servir de auto-escola e sei que nada muito grandioso possa ser feito nele. Pretendo apenas dar um "pouquinho" de mais velocidade, coisa bem pouca mesmo porque acho ele mutio lento e já vi brinquedos serem mais rápidos que ele e gostaria de manter o nivel de brinquedo só que apenas um pouco melhor do que é agora.
As minhas idéias são:

O carro é em escala 1:10 On-Road e utiliza uma batia recarregável NICD 7,2v 700maH.
Desmontei carros do mesmo fabricante de colegas e percebi que nesta escala os circuitos são os mesmos, trata-se da mesma placa com componentes idênticos, a mudança sempre ficou no motor e na bateria. Alguns utilizavam baterias NICD 9.6v 700maH e outros NICD 12v 700maH. Não tenho certeza mas acredito que nestes modelos citados o motor era sempre um Latinha 540 de marca Mabuchi e então pretendo com a ajuda e conselho de vcs fazer o seguinte:

Usar baterias de 9,6v no lugar das minhas 7,2v visto que a placa que trabalha no carro é a mesma dos carros de maiores voltagens. Anotei uns detalhes em alguns dos componentes da placa para melhor avaliação: Existem 2 caixinhas pretas na placa que não sei o que são mas tem as seguintes inscrições:
Marca JIXING-HUITAI > COIL:6,9,12,24v > CAPACITY:5,8,10,15A
Seria por este motivo que o fabricante usa as mesmas placas em carros com voltagens diferente? Se for acredito que a minha placa aceite uma bateria de 9,6 no lugar de 7,2, salvo o motor que é menor que os dos carros de maiores voltagens e não faço idéia da voltagen dele, pois não tem nenhuma inscrição além da marca que é CHAOLI.

Realizei um teste rápido, montei uma bateria com 8 células de pilhas que tenho aqui totalizando 9,6v de 2500maH. O carro funcionou normalmente e obtive o resultado que esperava, ele ficou bem mais rápido que com as baterias 7,2 e fiquei satisfeito com essa melhoria, o fato é... dadas as circunstâncias acima, seria prejudicial para o aparelho trabalhar nessa voltagem já que a mesma placa é usada em outros modelos?

Outra questão é em relação a troca do motor, existe um motor igual ao meu em dimensões na voltagem de 9.6v ou maior?
E baseado na experiência de vcs qual é exatamente este motor Latinha que vem no carro?

Seguem as fotos abaixo

Por hora é isso, agradeço a ajuda dos amigos, desculpem minha ignorância em tratar do assunto e por favor, apenas respostas construtivas e relevantes, pois sou novato e espero aprender alguma coisa com quem realmente tem a vontade de ajudar , não só criticar ou julgar. Não me refiro a este site pois é meu primeiro post, mas existe muito disso por ai... e espero que aqui seja diferente... Abraço a todos!

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 3:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
cara esses circuitos são meio nebulosos para mim.
mas para seu projeto, acho que seria interessante um cursinho de eletronica pra entender o que são cada um dos circuitos.
pois certo componentes até podem ser compartilhados entre os vários modelos, mas pode haver um ou outro que sejam especificos do seu modelo e aí uma corrente ou tensão maior, poderia queimá-lo.
se você pensa em alterar algumas coisas, eu partiria de outros pontos. do tipo, arrumar um esc e um servo (que voce acha a venda aqui no forum) e tentar adaptar o carro para usar eles, assim quando voce partir para um outro auto já pode até reutiliza-los. os carros são bem diferentes desses aí, e na minha visão até mais simples.

quanto mais tensão você colocar, mais rápido ele vai ficar e quanto mais mAh tiver as baterias mais tempo você poderia andar sem recarregar.

o motor vai aceitar até mais tensão, sem problemas, o problema mesmo são os circuitos integrados da placa, resistores, capacitores, esses que podem queimar mais fácil. mas com 1.2V a mais dificilmente vai acontecer alguma coisa. para você ter idéia, pega a bateria de 7.2V recarregada e mede com um voltímetro quanto ela dá, provavelmente será mais que isso, 7.2v é nominal.

espero ter ajudado em algo. :drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 3:45 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Bem vindo ao forum!
Bom isso que vc esta fazendo é realmente o principio do vicio pelo hobby, muita gente aqui vai te indicar montar logo um automodelo, eu tb sou a favor disso, mas segue com esse seu modelo até realmente achar que chegou a hora de partir para algo realmente melhor, isso vai depender de grana tb..rs

Bom essas "caixinhas pretas" são reles, eles fazem o papel do ESC, a grosso modo. Nesse caso esses componentes podem trabalhar com tensões altas, e isso realmente não seria um problema para vc usar baterias com uma tensão maior. Minha recomendação é usar sim as baterias que vc achou interessante liga-las ao carro e com o carro parado verificar se tem algum componente aquecendo demasiadamente, caso isso não aconteça, ligue o carro se seja feliz....

Eu já cheguei a dobrar a tensão das baterias em um auto semelhante, os transistor que acionavam os motores pifaram, mas esse não é o seu caso, pois o seu circuito usa reles e não transistores.

MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 11:52 pm 
Novo no Fórum

Primeiramente gostaria de agradeçer a bela recepção e ajuda dos amigos!!! Valeu mesmo!!!

Vou dar continuidade ao projeto e pretendo incrementar com alguns detalhes para pelomenos amenizar os riscos de possível queima. Fiz os testes de temperaturas que o amigo COELHO citou, vamos aos resultados:

Primeiro rodei até acabar a bateria original de 7.2v e fui conferir as temperaturas, como de custume de circuitos elétricos a temperatura aumentou, os componentes ficaram quentes inclusive os reles e determinei os limites aceitáveis por toque para uso com a bateria original de 7,2v.
Depois que esfriou todo o circuito e motor, usei a bateria de 9.6v e notei que a temperatura era muito semelhante ao uso da bateria de 7.2, claro que pude perceber alguma mudança, mas nada muito absurdo e foi ai que me surgiu a idéia de instalar um sistema de resfriamento ajudando o sistema com a nova tensão de 9.6v e assim amenizar ou até mesmo igualar a temperatura normal de trabalho.

Acoplado ao motor existe uma pequena placa de alumínio que se estende para uma parte fora da transmissão, entendo que seja um trocador de calor, nesse mesmo espaço fiz um pequeno furo e adptei um metal unindo as partes que no meu ponto de vista aumentou a área util desse trocador e melhorou o resfriamento sendo proporcional a nova tensão. Acho que alumínio seria melhor mais não tenho nada que caiba tão bem no local como esse metal. Entre as partes unidas usei pasta térmica para dar uma melhorada na troca.

Já na placa peguei um cooler de um Processador Celeron antigo que tinha aqui de 40mm e instalei, fiz a ligação direta com o terminal de solda da bateria, então, assim que ligo a chave on-off mesmo sem movimentar o carro o cooler ja entra em funcionamento. A forma como coloquei o cooler ajudou a vazão de ar passando por todos os componentes da placa e possivelmente evitando a queima de algum componente por temperatura.

Então é isso, espero a juda de vcs para finalizar o projeto. O que acham sobre a ligação do cooler, está correta?

Assim que possível coloco as fotos. Abraços a todos!!!

Editado pela última vez por Fábio Perry em Sáb Jan 30, 2010 12:30 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 11:35 pm 
Novo no Fórum

E ai galera, vão só ficar olhando? Poxa até agora 99 exibições e apenas 3 respostas? Poxa... podem dar suas opiniões porfavor galera!

Seguinte pessoal, finalizei o projeto com sucesso! Rodei tranquilo com a bateria de 9.6v, depois de colocado os sistemas de resfriamento a temperatura ficou ótima, ficou menos quente que usando a bateria original de 7.2v. Adaptei também 2 molas na dianteira para reduzir os impactos e mais uma tomada para conectar a bateria que montei com as 8 células de pilhas, ficar com gambiarra logo na ligação da força é complicado, usei tomadas de fonte de PC, um terminal fêmea no carro e um macho na bateria.

Agradeço a ajuda dos amigos que responderam até agora, mais opiniões também são bem vindas mesmo que o projeto tenha sido concluido.

O que gostaria de saber agora é em relação ao motor... qual é exatamente o tipo desse meu Latinha, se existe um melhor que possa substituir o original ou se o mesmo possa ser "envenenado". Li alguma coisa sobre diminuir o número de voltas do induzido, isso é realmente possível? Se for, qual os riscos e características que o motor possa ganhar com tal modificação? E quantas voltas deve se retirar exatamente?

No aguardo dos amigos...
Abraços a todos!

Seguem as fotos...

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sex Jan 29, 2010 7:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fábio Perry escreveu:
... fêmea no carro e um macho na bateria ....

não sei como é esse plug que vc usou

mas o fêmea é sempre na bateria e o macho no esc ou no seu caso na placa :wink:

valeu!! :drinks:

MensagemEnviado: Sex Jan 29, 2010 8:38 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fábio Perry tá indo pelo caminho certo.
nos carro com cooler geralmente eles são ligados no ESC ou no receiver quando tem tomada livre. então logo que liga o carro eles entram em funcionamento também.
o motor é isso aí quanto menos voltas mais veloz. tecnicamente não sei o que pode acarretar.
para não arriscar o seu motor, acha ai no classificados um latinha a venda e substitui o seu.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 29, 2010 9:34 am 
[Moderador]

Troca os plugues! Fica mais seguro, e menos provável de acontecer um curto na bateria quando ela não estiver plugada no carro.

Quanto ao número de voltas, quanto menos voltas, mais ele gira, mas menos torque ele terá. Então vc ficará com mais velocidade final, mas menos arrancada. Outra coisa importante: Quanto menos voltas, mais corrente ele consome. Se algum componente no meio do caminho da corrente não aguentar esta diferença, vai esquentar mais, e possivelmente queimar.

Acha mesmo que é necessário?

Quanto às molas, vão ajudar! Parabéns pelo projeto!!!

MensagemEnviado: Sex Jan 29, 2010 9:43 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

com menos voltas o motor vai aquecer bem mais, e perder muito torque

MensagemEnviado: Sex Jan 29, 2010 11:45 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fabio,

blz?

Esse motor é menor que o 380.

Então se quiser trocar o motor terá que achar um motor menor que o 380, não sei lhe dizer se é padrão 180 e se existe esse padrão, talvez algum amigo do fórum possa esclarecer melhor.

Legal você conseguir adaptar rodas e pneus de automodelo , um alpha por exemplo, os pneus que vem nesse carro não tem uma aderência bacana.

Abraço,

clever

MensagemEnviado: Sáb Jan 30, 2010 12:41 am 
Novo no Fórum

Amigos, muito obrigado pelas dicas!

Já instalei as tomadas certinhas para evitar um curto na bateria, agora ta bem seguro... Analizei as dicas dos amigos em relação ao motor e pensei melhor... acho que já tava começando a viajar demais, rsrsrsr, as adaptações estão encerradas no carro. Já consegui melhorar bem mais do que o original de fábrica e não posso me esquecer que ele é um brinquedo, ainda não se trata de um automodelo, então, como foi obtido sucesso é melhor ficar por aqui mesmo evitando a perda do aparelho. Agora vou praticar como puder até poder ter um verdadeiro automodelo.

Agradeço pela atenção de todos que aqui responderam e me ajudaram tanto em conhecimento como incentivo, muito abrigado!

Abraços...

MensagemEnviado: Sáb Jan 30, 2010 7:48 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Cara, bom é vc frequentar onde o pessoal anda com os autos!

conhecer,trocar ideias...

Aqui onde andamos vai uma pá de gente que não tem carro,pergunta vê como é "ao vivo" e quando menos esperamos ele vem com um!! :D

tem muita gente do Rio aqui no fórum, vai lá conhecer afundo esse maravilhoso mundo dos RC's!!

:drinks:

MensagemEnviado: Sáb Jan 30, 2010 7:03 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

hum fico massa seu projeto cara,agora uma dica,porque voce não tira a tinta da carroceria e pinta uma pintura bem agressiva?ai eu aconselho cores vivas como laranja preto vermelho azul verde ai depende de sua imaginação =D.abrs.

MensagemEnviado: Dom Jan 31, 2010 9:40 pm 
Novo no Fórum

Pois é pessoal, neste final de semana pude conhecer uma pequena galera aqui do Rio, vi os carros mas a maioria era a combustão e o pessoal não era, digamos assim... acolhedores não, fiz umas perguntas de leve que até responderam mas sem dar muito papo, achei a galera bem fechada. Hobby já não é assim algo tão comum e dessa forma fica mais difícil ainda de se conhecer, penso que sendo algo não tão comum seria interessante divulgar pelomenos para quem tem a curiosidade e o interesse de parar para observar e tirar algumas das 200 duvidas...rsrsr. Mas achei muito legal mesmo, vi eles regulando, trocando algumas peças, correndo, batendo e capotando...hehehe ...to afim mesmo de entrar no lance mas por hora até posso comprar um auto, entretanto, vou aguardar mais pra conhecer mais lugares e pessoas que praticam... No momento vou ficar no "café com leite" mesmo com a minha Mercedes, vou planejar uma pintura legal quando essa ja estiver mais desgastada. Então é isso, agradeço a todos que estão participando...Abraços

MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2010 11:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara por você ser do Rio entra aqui no clube do slash.
o carro é bem diferente do seu, mas o pessoal ali as vezes combina de andar e numa dessas você aparece lá, eles são gente boa.
viewtopic.php?f=56&t=11718&start=1305

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas