RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Abr 04, 2010 9:28 pm 
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Opa, e aí ghdeilo, blza ?

Não só posso, como devo dar uma mãozinha. Forum é para isso mesmo, rsrs.
Só me desculpe a demora, eu estava viajando e não acessei aqui os posts.

Enfim, vamos ao que interessa !!! :D

Quantos aos mah da bateria (capacidade) não faz mal. A unica restrição a isso é o quanto ela durará e voce precisará ficar recarregando, mas leds não tendem a consumir muito, então não se preocupe, rs.

Os leds brancos (geralmente de alto brilho, pelo menos nunca vi brancos que não fossem de alto brilho) normalmente usam de 3,2v a 3,4v. Tanto para os de 3mm quanto para os de 5mm.
Os vermelhos, se forem de alto brilho, devem ficar em 2v.
Para os leds eu costumo usar uma corrente de 20mA.

Como voce está usando uma bateria de 3,7v voce precisará colocar tudo em paralelo mesmo. Assim, os 3,7v irão para todo mundo e a corrente se dividirá para atender a toda a demanda.

Para os Leds brancos, se fizermos os 3,7v da bateria, menos os valores necessarios de tensão dos leds (3,4v ou 3,2v) teremos 0,3v ou 0,5v para o resistor. Com a corrente típica nos 20mA seria preciso um resistor de 15ohms ou 25ohms. Eu sugeriria usar um resistor de 22ohms PARA CADA led branco. Se voce quiser arriscar um pouco e fazer um teste, coloque um de 15ohms ou 18ohms em um dos leds e veja se ele dura um tempo legal e/ou se há muita diferença no brilho. Isso porque uma corrente maior do que a suportada pelo led, mesmo que um pico de corrente, irá queimá-lo de vez, mas pode ir queimando-o aos poucos.

No caso do led vermelho, seguindo as mesmas premissas, voce pode usar resistores de 91ohms. Um para CADA led também.

Ficou muito confuso ? Conseguiu entender ? rs

Tentei explicar de um jeito bem completo e simples.

Qualquer coisa estamos aí !

Abração

PS: Se voce quiser brincar um pouco com os valores dos resistores voce utiliza a lei de ohm. V=R*I
V = tensão em cima do resistor. Nada mais é do que a tensão da bateria (3,7v no seu caso) menos a tensão necessaria para o led (de 3,2v a 3,4v para os leds brancos e 2v para os vermelhos).
R = Valor da resistencia que voce irá achar para colocar nos leds.
I = corrente de operação dos leds. Esse valor eu deixo em 20mA. Mais do que isso o risco de queirmar o Led é alto e eu não percebi muita diferença no brilho.

Aqui vai um link com uma tabela para os valores comerciais de resistores vendidos.
http://www.elbest.eng.br/tabelas/tabres1.htm

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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 1:10 pm 
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Galera, qual o positivo e negativo em um receptor ?
Tipo, meu rx tem 3ch...mas no encaixe do rx tem 3 pinos, qual é o positivo e qual o negativo, e pra que serve o outro ?
Valeu pessoal.


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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 1:45 am 
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Thiago H.F. escreveu:
Galera, qual o positivo e negativo em um receptor ?
Tipo, meu rx tem 3ch...mas no encaixe do rx tem 3 pinos, qual é o positivo e qual o negativo, e pra que serve o outro ?
Valeu pessoal.


Galera eu perguntei isso porque quero colocar um escovado no meu Drt.
Eu pensei numa gambiarra de colocar o escovado em um dos canais do receptor sem esc nem nada :putz:
Por isso tenho que saber qual positivo e qual negativo e pra que serve o outro pino do ancaixe no Rx.
Eu sei que nao vai ser muito eficiente e nao pretendo usar ele pra andar de verdade hehe, só quero pra dar umas voltas aqui em casa porque meu motor nitro ta numa reforma braba aqui.!É vazamento, compressão baixa, vela que queimou essa semana..
Eu quero a opnião da galera se esse tipo de gambiarra,ligar o motor direto no receptor, pode gerar algum problema no Rx.
Valeu.


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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 2:20 am 
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Thiago H.F. escreveu:
Thiago H.F. escreveu:
Galera, qual o positivo e negativo em um receptor ?
Tipo, meu rx tem 3ch...mas no encaixe do rx tem 3 pinos, qual é o positivo e qual o negativo, e pra que serve o outro ?
Valeu pessoal.


Galera eu perguntei isso porque quero colocar um escovado no meu Drt.
Eu pensei numa gambiarra de colocar o escovado em um dos canais do receptor sem esc nem nada :putz:
Por isso tenho que saber qual positivo e qual negativo e pra que serve o outro pino do ancaixe no Rx.
Eu sei que nao vai ser muito eficiente e nao pretendo usar ele pra andar de verdade hehe, só quero pra dar umas voltas aqui em casa porque meu motor nitro ta numa reforma braba aqui.!É vazamento, compressão baixa, vela que queimou essa semana..
Eu quero a opnião da galera se esse tipo de gambiarra,ligar o motor direto no receptor, pode gerar algum problema no Rx.
Valeu.


Não vai dar certo!!

esquece!!

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:drinks:


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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 8:39 am 
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Thiago H.F. escreveu:
Galera, qual o positivo e negativo em um receptor ?
Tipo, meu rx tem 3ch...mas no encaixe do rx tem 3 pinos, qual é o positivo e qual o negativo, e pra que serve o outro ?
Valeu pessoal.


basta chegar o seu servo
ele deve ter um fio marron, vermelhor e um laranja
ou entao, preto, vermelho e branco

mesma coisa para o seu ESC
e quando eles estao plugado no receptor
o marrom ou preto sempre estao no canto
mais proximo da borta do receptor certo?
este é o negativo, o do meio é o positivo
e o mais para dentro do receptor é o sinal

este terceito é que o mandaria o sinal para o esc/servo
indicando o que ele deveria fazer

mas como voce quer ligar um motor direto no receptor?
se voce for ligar só o positivo com o positivo do motor
voce nao vai ter controle da aceleracao...
o motor vai ficar em alta roracao direto
voce precisa de um ESC para poder controlar a velocidade :P

mas mesmo assim, voce vai usar o seu ESC para poder ligar a bateria
nao entendi muito o que pretendes fazer :P foi mal ai

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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 1:25 pm 
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Hehe, obrigado galera pela ajuda.
Eu iria ligar a bateria no receptor como num auto nitro Fabio.
Valeu galera, entao é melhor eu nem tentar
:mrgreen2:
Mas se eu colocasse o motor só iria ficar em alta rotação ou poderia estragar meu Rx ?


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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 1:29 pm 
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Thiago H.F. escreveu:
Hehe, obrigado galera pela ajuda.
Eu iria ligar a bateria no receptor como num auto nitro Fabio.
Valeu galera, entao é melhor eu nem tentar
:mrgreen2:
Mas se eu colocasse o motor só iria ficar em alta rotação ou poderia estragar meu Rx ?


cara, se voce ligar a bateria do auto 7.2V no seu receptor direto
vais queimar ele hemmm
o receptor nos nitros sao alimentados com 4 pilhas AA de 1.5V, ou seja 6V
se vc usar um pack de nimh carregador ele pode ter até 8V
acho que podes torrar....

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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 1:54 pm 
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Então Fabio, eu tava pensando em ligar o Porta pilha no receptor como num rc nitro enntendeu, vai ficar tudo igual ao um rc nitro mas ao invés do motor combustão e o servo do acelerador eu colocaria um escovado no canal do throtlle servo só isso.
O Rx iria trabalhar a 4,8 volts, uso 4 pilhas 1.2.


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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 5:06 pm 
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Thiago H.F. escreveu:
Então Fabio, eu tava pensando em ligar o Porta pilha no receptor como num rc nitro enntendeu, vai ficar tudo igual ao um rc nitro mas ao invés do motor combustão e o servo do acelerador eu colocaria um escovado no canal do throtlle servo só isso.
O Rx iria trabalhar a 4,8 volts, uso 4 pilhas 1.2.


pois é... mas o motor com 4.8V nem iria render né?
ainda mais devido a descarga da pilha

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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 6:58 pm 
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Hum, nao tinha pensado nisso hehe.
Valeu cara, então acho que nem vou tentar fazer isso. :?


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