RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 9:06 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 12:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Obrigado pela força colega. Tudo o que vc me disse estou levando em consideração. Como modelismo é algo que trabalho e pratico com muito prazer acredito ser muito gratificante, mesmo que demore para ter um resultado bom. Eu quem demorava de 3 a 10 meses para construir um aeromodelo do zero não é muito de 1 a 2 anos para um automodelo.

Com o projeto quero ter pelo menos 2 chassis, 1 PRO e 1 RTR com rádio e tudo mais, o primeiro tudo top e o segundo compartilhando o mesmo projeto, mas com materiais mais simples.

Fabricio escreveu:
Nattis, em primeiro lugar parabéns pela iniciativa, bom saber que existem pessoas que acreditam no nosso mercado.

Vou colocar algumas opiniões, que não necessariamente devem ser levadas em consideração, apenas minha experiência de trabalho.

Tenho empresa há aproximadamente 6 anos, não é fácil, nosso país tem alta carga tributária e o incentivo do governo beira o ridículo, ou melhor, é ridículo.

Creio que em primeiro lugar, se já não o fez, é definir seu público, quem você pretende atingir? Bashers? Quem corre em pista e disputa campeonato? São públicos diferentes mas com níveis de exigência em alguns casos parecidos, um carro de competição deve ser robusto, ter durabilidade e bom de chão, um carro pra bashing, vejo aqui no fórum que alguns gastam rios de dinheiro pra melhorar o carro e deixá-lo mais resistente porque abusam do mesmo pra valer, outros o que vem de caixa o satisfazem. Creio ser necessário definir o mercado, para que não haja confusão no futuro, começa produzindo uma coisa mistura com outra e quando for ver, perdeu o foco.

O desenvolvimento de algo deste tipo pode levar alguns anos, tenho contato com todas as montadoras hoje do mercado, e um carro quando é lançado já passou por testes e mais testes e já está há pelo menos 3 anos pra mais em desenvolvimento, obviamente vamos guardar as devidas proporções de projetos, entendo para que você consiga ter algo confiável e bem desenvolvido tomará pelo menos 1 ou 2 anos.

Tem alguns casos no rctech, alguns projetos interessantes que acompanhei desde o início até o lançamento, alguns com até mais de 3 anos de desenvolvimento até chegar no carro "final".

Porém tenho que dizer: Vá em frente, não desista, o resultado final irá compensar.

Algumas coisas que o amigo Bettini falou sou obrigado a concordar, você deve tocar o projeto e de vez em quando conversar com algumas pessoas pra mostrar o que fez o que acham, ter o feedback do público, porém quanto menor o número de pessoas envolvidas, melhor.

Boa sorte na empreitada.

MensagemEnviado: Qui Dez 01, 2011 10:56 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
Opa!

gostei muito da sua iniciativa. E apoio muito, estou no meio de curso de engenharia, posso tentar ajudar.

Oque eu gostaria de saber é como vc vai começar.
Colocar os dois modelos a venda e pronto, ou vai começar com as peças(bolha, rodas, de preferencia as que o pessoal mais troca) para ter um certo mercado e conhecimento e depois entrar com o chassis completo.

Eu pessoalmente acho os ARTR interessantes, pq se falta apenas RX/TX e bateria para rodar fica facil. Pq quem já está hobby normalmente já tem TX e as vezes uma bateria sobrando.

valeu!

MensagemEnviado: Qui Dez 01, 2011 11:54 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Nattis,

A respeito das bolhas, puxar em PETG é fácil, meu problema está sendo o policarbonato, pois é um material bem mais chato de trabalhar. Em PETG consigo tirar a bolha perfeita, no nivel de uma importada, mas é um material que não aguenta pancadas muuuito forte, por isso é mais indicada para drift. Mas estou fazendo vários experimentos aqui para tirar bolhas em PC e logo consigo a qualidade desejada.

Sobre o chassis, eu já optaria por fazer um pró, mais evoluido que os encontrados no mercado. Acho que RTR entra em briga direta com os chineses, e com eles não dá nem para começar a briga.

abs

MensagemEnviado: Seg Jan 30, 2012 7:31 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Tenho algumas ideias para fazer chassis em produção. Seria preciso construir maquinas para cada peça e contratar trabalhadores para montar o carro em etapas,por exemplo,a fabrica teria que ser construida para funcionar em setores....

Setor 1 ( diferenciais dianteiros e trazeiros ) = seria preciso uma especie de maquina com varios moldes para as peças de plastico,já as peças de metais como as engrenagens,eixos,barras e parafusos teriam que ser encomendados aos montes de outras fabricas sob medida para encaixar em seus devidos lugares.

Setor 2 ( chassis )= a base para os diferencias,suspenção e os componentes eletricos. Como o chassis é a parte central do carro na forma de uma chapa com buracos para os parafusos,seria umas das peças mais faceis de construir,uma maquina com varios moldes para injetar o plastico derretido fabricaria varios chassis por minutos.

Setor 3 ( eletronica ) = Bom,nosso chassis precisa de eletronica para funcionar não? importar eletronicos como ESC,SERVO,MOTOR,RECEPTOR,RADIO...ficaria caro para nossa empressa,seria melhor contratarmos serviços de outras fabricas ( de eletronica especificamente ) para fabricarem o esc,a parte eletronica do servo e o receptor e os componentes interno do radio,dai depois de encomendarmos a quantidade solicitada,poderiamos dentro de nossa fabrica já fabricar o exterior dos componentes eletronicos como : carcaça do receptor,servo,esc,radio. Tambem para o motor seria preciso solicitar para uma fabrica construir motores eletricos de corrente de 7.2 - 8.4 volts com +/- 16 - 25 mil rpm com o tamanho padrão de 540 - 550 .

Setor 4 ( bolha ) nosso automodelo precisa de uma bolha,seria nesse setor onde teria varios moldes de algumas replicas de carros identicas a algun modelo real,teriam varios moldes e uma maquina enorme já com um plastico bem quente para ser aplicado sobre os moldes para formar a bolha,depois as bolhas seriam cortadas no proprio molde com algum tipo de maquina segundaria.

Setor 5 ( Montagem ) é nesse setor que nosso automodelo ganha vida,é nesse lugar onde todos os componentes de cada setor é trazido e posicionado em seus lugares em uma esteira bem comprida para que os operarios monte cada peça em seu lugar para formar o chassis.

Setor 6 ( embalagen ) é nesse setor que alguns operarios embalam os automodelos,mas para as caixas de papelão nos teriamos que solicitar uma caixa ja pronta em uma empressa que faz por encomenda de caixas de papelão e embalagens para produtos .

Pessoal é somente uma ideia para uma empresa de automodelo,se fosse uma realidade,eu venderia varios modelos em caixa ( seria preciso comprar bateria separada ) para lojas de hobbie espalhadas pelo brasil com um preço sugerido de 400 a 500 reais,pois já temos modelos genericos vendidos por este preço,e quero um automodelo do nivel de um generico bom para iniciantes e para o dia a dia com um preço abaixo de media,o preço dependeria MUITO da construção e da solicitação de peças separadas de outras empressas,mas creio que seja quase impossivel construir um chassis de 200 reais.

Oque acham?

MensagemEnviado: Seg Jan 30, 2012 9:42 pm 
[Moderador]

Images: 0
Renan, acho que seria necessária muita infra-estrutura para montar uma fábrica com várias maquinas,
e também acho que seria muito difícil fabricar nossa própria eletrônica e motor, acho que seria mais viável
fazer como a Ofna faz hoje em dia, ter o chassis 80% pronto, que você mesmo escolhesse sua própria eletrônica,
e alguns RTR, que ficariam mais caros, mas nem tanto, importando hoje em dia sai baratinho, se for comprar em compras separadas
para não ser taxado...
Então, seria apenas um chassis Brasileiro, e eletrônica de fora, Bolha eu ja não faço a minima ideia de como será,
mas acho que conseguiríamos fazer facilmente... (pra quem faz um chassis, uma bolha é mole mole...)
E as peças que forem muuuuuito difícil de serem feitas, seria de outro chassis....

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas