RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 6:34 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 6:11 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Augusto Beck escreveu:
opa

legal seu carro
para drift a relação ta boa , mas se for correr , cloque a relação para cerca de 6:1
o pessoal que corre no latinha chega com a relação perto de 4:1

valeu


Então, não corro em pista não só drift e umas voltinhas com com pneu normal.
Pensei em aumentar a velo final, de maneira simples e barata o que seria melhor?
Trocar a relação ? tem pinhão 19 e coroa 61 como chego nessa 6:1 ou 4:1 mantendo o motor latinha?
E se trocar o motor? vi aqui no forum que meu esc aguenta até 23 T (TEU23BK), mas tem q trocar pinhão tbm, correto?
Já vi varios anuncio de pinhão no forum, mas não sei qual serve, pelo q vi o pinhão do Tamiya é diferenciado.

Qual posso por para melhor final e q tipo ?

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 8:01 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
BlackSh33p escreveu:
Augusto Beck escreveu:
opa

legal seu carro
para drift a relação ta boa , mas se for correr , cloque a relação para cerca de 6:1
o pessoal que corre no latinha chega com a relação perto de 4:1

valeu


Então, não corro em pista não só drift e umas voltinhas com com pneu normal.
Pensei em aumentar a velo final, de maneira simples e barata o que seria melhor?
Trocar a relação ? tem pinhão 19 e coroa 61 como chego nessa 6:1 ou 4:1 mantendo o motor latinha?
E se trocar o motor? vi aqui no forum que meu esc aguenta até 23 T (TEU23BK), mas tem q trocar pinhão tbm, correto?
Já vi varios anuncio de pinhão no forum, mas não sei qual serve, pelo q vi o pinhão do Tamiya é diferenciado.

Qual posso por para melhor final e q tipo ?


opa

simplesmente coloca um pinhão com mais dentes que o original
a releção interna de seu carro é 2.6:1 , ou seja , a coroa da 2.6 giros para cada giro da roda , e a coroa de 61 dentes e o pinhão de 19 tem uma relação de 3,2:1 , ou seja , o motor da 3.2 giros para cada giro da coroa , e então se multiplica um pelo outro e chega-se a relação final , que da 8,32:1.

para alongar a relação tem que diminuir a coroa ou aumentar o pinhão , ou os dois , e ir testando qual te agrada mais.

o pinhão da tamiya tem um pitch especifico sim , é chamado de 0.4

se seu esc aguenta até 23t , coloca um stock(27t) que ja da uma grande diferença para o latinha.
não se precisa necessariamente trocar o pinhão .

valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 9:13 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Então, ai tá minha dúvida, se eu simplesmente trocar o motor, por um 23 ou 27T, a veloc. aumenta, pois tem mais giro, porém o meu pinhão q está no latinha não vai servir, certo ? Então a troca tem que ser motor + pinhão, isso ? ou somente mexer no pinhão / coroa, mantendo o latinha ?

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 9:23 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Errado. O seu pinhão serve em qualquer motor.
Se voce trocar o latinha por um stock, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar a coroa por uma com menos dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, a coroa por uma com menos dentes, o latinha por um stock, o seu carro anda muito mais.
Sacou?

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 9:43 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
rpompeu escreveu:
Errado. O seu pinhão serve em qualquer motor.
Se voce trocar o latinha por um stock, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar a coroa por uma com menos dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, a coroa por uma com menos dentes, o latinha por um stock, o seu carro anda muito mais.
Sacou?

RPompeu,
perfeitamente, isso q eu não entendia, estou vendo no forum venda de uns motores Stock, mas achei q se comprasse não ia servir no pinhão.

Valeu !!

:D

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 10:23 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jan 17, 2007 10:59 pm
Mensagens: 1052
Localização: São Paulo - SP
BlackSh33p escreveu:
rpompeu escreveu:
Errado. O seu pinhão serve em qualquer motor.
Se voce trocar o latinha por um stock, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar a coroa por uma com menos dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, a coroa por uma com menos dentes, o latinha por um stock, o seu carro anda muito mais.
Sacou?

RPompeu,
perfeitamente, isso q eu não entendia, estou vendo no forum venda de uns motores Stock, mas achei q se comprasse não ia servir no pinhão.

Valeu !!

:D


mas cuidado!!! nada de exagerar na relação (coroa e pinhão) pois vc acaba queimando o motor..... maiores detalhes sugiro entrar na parte de "transmissão" do forum!!! em muita info la, vale a pena ler.

_________________
Kyosho LAZER ZX-5 motor Fanton 12Tx1/ ESC Tekin G7/ Radio PerfexKyosho TF5 motor Latinha & Trinity GT-1 12Tx3/ ESC Tekin G7/ Radio DX-3.0/ Dodge Stratus


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 10, 2008 12:32 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Para tudo isso também tem um pequeno detalhe!!

O combustível...

Nada disso terá efeito sem uma bela bateria para impulsioná-los... Nada de 1.800, 2.000 2.500 mah... pula para cima de 4.000 para ter descarga suficiente para aproveitar o máximo de todos...

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 10, 2008 1:47 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
rpompeu escreveu:
Errado. O seu pinhão serve em qualquer motor.
Se voce trocar o latinha por um stock, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar a coroa por uma com menos dentes, o seu carro anda mais.
Se voce trocar o pinhão por um com mais dentes, a coroa por uma com menos dentes, o latinha por um stock, o seu carro anda muito mais.
Sacou?

opa

exatamente isso , mas não vai colocar uma coroa muito pequena e um pinhão muito grande que o carro nem sai do lugar

pabulinho escreveu:
Para tudo isso também tem um pequeno detalhe!!

O combustível...

Nada disso terá efeito sem uma bela bateria para impulsioná-los... Nada de 1.800, 2.000 2.500 mah... pula para cima de 4.000 para ter descarga suficiente para aproveitar o máximo de todos...


uma bateria melhor apenas aumentaria o runtime com latinha , ja que ele puxa uma media de 7 amperes e mesmo travado puxa apenas 30
uma bateria de 3000mah ja dava mais que suficiente

valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Out 11, 2008 8:08 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
ok ... já tinha pensado no "combustivel" ...

Agora comparando pela tabela de calculos, meu latinha trocando o pinhão 19 por 22, o aumento de velo final é de uns 4 km/h a mais e trocando o motor não consegui calcular:
Qtos kv ou RPM tem os motores Stock 23, 27 .... ? :?:
Procurei no forum mas só fala dos Mamba e tals, só os fortões, alguém pode me ajudar ? gostaria de um comparativo e me faltam esses dados. :putz:

Agradeço!

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Out 11, 2008 8:17 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Rapaz, vai ser bem difícil saber hein. Tem que ver no site do fabricante ou no adesivo que vem colado. As vezes vem escrito 20.000, 18.000 rpm e aí vai.

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 10:02 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 21, 2008 2:42 pm
Mensagens: 71
Localização: Caxias do Sul-RS
Rodigozeus,

Primeiramente valeu pela iniciativa.

Particularmente não gosto dos sites técnicos americanos, geralmente são muito complexos, prefiro algo mais simples.

Montei uma tabela no Excel com os dados que vc passou (olha imagem em anexo), agora consigo fazer varias simulações.

Segue abaixo alguns exemplo de combinações teóricas que fiz em relação a minha E-revo:

-> Com a relação atual estaria pegando 84.19km/h, (resultado bem justo com a realidade)

-> Com a relação atual e trocando as baterias de 4S para 6S, chegaria 122,29km/h (velocidade final de um Rustler com 3S)

-> Trocando as baterias e usando a menor coroa com o maior pinhão que tenho em casa 54/24 chegaria 190.82km/h, (duvido que o conjunto aguente)

ps.: Antes que alguem peça, no diametro do pneu acrescentei o aumento "Balloning" no caso do Talon o aumento chega quase 80cm.

Se alguem quizer o arquivo da tabela formato XLS é só pedir, que passo por e-mail.

Abraços, :drinks:

Fernando


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
Traxxas E-REVO Brushlles


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 12:07 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
fesanto escreveu:
Rodigozeus,

Primeiramente valeu pela iniciativa.

Particularmente não gosto dos sites técnicos americanos, geralmente são muito complexos, prefiro algo mais simples.

Montei uma tabela no Excel com os dados que vc passou (olha imagem em anexo), agora consigo fazer varias simulações.

Segue abaixo alguns exemplo de combinações teóricas que fiz em relação a minha E-revo:

-> Com a relação atual estaria pegando 84.19km/h, (resultado bem justo com a realidade)

-> Com a relação atual e trocando as baterias de 4S para 6S, chegaria 122,29km/h (velocidade final de um Rustler com 3S)

-> Trocando as baterias e usando a menor coroa com o maior pinhão que tenho em casa 54/24 chegaria 190.82km/h, (duvido que o conjunto aguente)

ps.: Antes que alguem peça, no diametro do pneu acrescentei o aumento "Balloning" no caso do Talon o aumento chega quase 80cm.

Se alguem quizer o arquivo da tabela formato XLS é só pedir, que passo por e-mail.

Abraços, :drinks:

Fernando


fesanto , sabe aquele 0.75 que você multiplica no final da conta
com relação mais curta esse numero aumenta(0,80) , pois fica mais facil empurrar o carro ,e o contrario com relação longa(0,60), e no caso de monster trucks , os 0.75 originais deveriam ser 0.70 , pois eles são grandões e mais dificeis de empurrar , então ficaria:

com relação media :0,70
com relação curta : 0,75
com relação longa : 0,65

tente fazer uma tabela versão 2.0 com isso

valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 2:12 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 21, 2008 2:42 pm
Mensagens: 71
Localização: Caxias do Sul-RS
Augusto,

Com certeza esse é o Stage I, mas já dá para tirar alguns comparativos bem interessante.

Acho esses 0.75 muita coisa, porque as Revo a combustão no manual que tenho fala em velocidade maxima de 72km/h, minha E-revo abre uns 5 metros em 100 metros, se calcular por regra de 3, os 85km/h estariam + ou - certo.... :lol:

Vou atras de um GPS para definir o desvio padrão depois parto pro Stage II....

Aguarde... :bruce:

_________________
Traxxas E-REVO Brushlles


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 2:32 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
fesanto escreveu:
Augusto,

Com certeza esse é o Stage I, mas já dá para tirar alguns comparativos bem interessante.

Acho esses 0.75 muita coisa, porque as Revo a combustão no manual que tenho fala em velocidade maxima de 72km/h, minha E-revo abre uns 5 metros em 100 metros, se calcular por regra de 3, os 85km/h estariam + ou - certo.... :lol:

Vou atras de um GPS para definir o desvio padrão depois parto pro Stage II....

Aguarde... :bruce:


acho que a e-revo leva uma vantagem na aceleração inicial , e depois elas devem se igualar(em velocidade)


valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 2:35 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 21, 2008 2:42 pm
Mensagens: 71
Localização: Caxias do Sul-RS
Augusto Beck escreveu:
fesanto escreveu:
Augusto,

Com certeza esse é o Stage I, mas já dá para tirar alguns comparativos bem interessante.

Acho esses 0.75 muita coisa, porque as Revo a combustão no manual que tenho fala em velocidade maxima de 72km/h, minha E-revo abre uns 5 metros em 100 metros, se calcular por regra de 3, os 85km/h estariam + ou - certo.... :lol:

Vou atras de um GPS para definir o desvio padrão depois parto pro Stage II....

Aguarde... :bruce:


acho que a e-revo leva uma vantagem na aceleração inicial , e depois elas devem se igualar(em velocidade)


valeu


Bem pelo contrário, tenho muita dificuldade de arrancar com Revo Combustao, tenho que sair dosando o acelerador, porque a E-revo empina muito, ultimamente só tenho saido atras e buscando na metade da reta e passando de viagem.

_________________
Traxxas E-REVO Brushlles


Editado pela última vez por fesanto em Sex Out 24, 2008 2:51 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB