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MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 2:37 pm 
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Pessoal, vocês estão falando bastante, mas lendo a primeira mensagem, percebi que este ESC, para custar apenas 10 reais, aguenta somente 20A.

Eu acho que nem com Latinha dá pra usar, visto que nosso amigo Cold Fusion torrou um ESC da Futaba, que aguentava 30A, com um LAtinha.

Se for para aguentar mais A, teríamos que instalar então, mais transistores, certo?

Quanto custa estes transistores? E se fosse para realmente economizar, fazendo um ESC sem limite de voltas, saíria muito caro?

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MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 4:44 pm 
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É esse ESC foi criado provavelmente para aero, por isso o motivo de não ter Ré ou freio e não aguentar muito.
Mais o freio já estamos "elecubrando" algumas soluções e para aguentar mais corrrente basta usar MOSFET com capacidade de corrente maior ao invez de transistor, ai esse valor de corrente pode subir bastante....

[]´s

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MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:46 pm 
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Coelho escreveu:
É esse ESC foi criado provavelmente para aero, por isso o motivo de não ter Ré ou freio e não aguentar muito.
Mais o freio já estamos "elecubrando" algumas soluções e para aguentar mais corrrente basta usar MOSFET com capacidade de corrente maior ao invez de transistor, ai esse valor de corrente pode subir bastante....

[]´s



você tem idéia mais ou menos de como fazer essa ligação coelho?

porque cara, nessa configuração ai, ele tem freio sim, basta você inverter o gatilho (como fosse dar réem um esc comum) que ele iria inverter a correntedo motor, pois o servo iria mandar o sinal invertido, saca?

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MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 10:15 am 
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Eh, eh, não funciona assim não, Decz...

Os transistores só conduzem num sentido, semelhante aos diodos. O fato de você colocar um sinal de polaridade inversa na base não vai fazer a polaridade do motor se inverter.

Quanto ao preço, são bem baratos, mas aí o problema fica sendo outro: colocando muitos transístores, para aguentar muita corrente, o circuito ficaria gigante....

A solução do Coelho, usar FET´s ao invés de transistores comuns, me pareceu mais interessante. Eu achei um outro esquema exatamente assim, veja abaixo:

http://members.tripod.com/~TrEbOr69/speedcnt.html

Este aguenta 82 A com 1 FET IRL2203N.

Mas continuamos com o problema do freio.

Também achei um página com diversos esquemas de ESC´s, vários com freio e BEC, mas não tive tempo de avaliar qual circui´to apresenta uma boa relação entre preço, facilidade de montagem e desempenho. Vejam abaixo:

http://www.math.niu.edu/~behr/RC/speed-ctl.html

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MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 3:52 pm 
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bem lembrado, agora que me lembrei que transistor é igual diodo, só passa num sentido :mrgreen:

mas no caso do freio, poderia usar um de GP né ou parecido :mrgreen:

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MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 5:23 pm 
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Se for possível fazer o circuito funcionar como abaixo, aí não precisa fazer o freio mecânico:

1) Na aceleração, o circuito manda corrente para o motor;

2) No ponto central, o circuito não manda corrente;

3) Na freada, o circuito DESLIGA A BATERIA (corta a alimentação) e coloca os polos DO MOTOR em curto (do motor, não da bateria...). Isso faz o motor estancar imediatamente. Isso ocorre porque um motor elétrico, quando está girando sem receber alimentação externa, funciona como um gerador (que nem um dínamo de bicicleta). Quando colocamos seus polos em curto, um campo magnético é criado dentro do motor, fazendo-o parar de girar na hora.

Eu sei que dá certo, porque sou eletrotécnico, e além disso, o freio de um ESC funciona desse jeito...

Mas não tenho as manhas para fazer o projeto, porque não sou eletrônico...

A idéia é que o circuito a ser projetado:

- Seja barato (componentes baratos e fáceis de achar);
- Seja leve (não pode usar muitos componentes);
- Use componentes discretos (nada de PIC´s ou circuitos integrados), para que não seja preciso usar uma placa de circuito impresso, que os leigos talvez não consigam fazer;

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MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 7:50 pm 
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eu sou téc em eletrônica..hahahahahahaha...

eu sei que ele trava, pois não há diferencial no campo magnético no motor, fazendo ele travar..

pode ser que dê certo, mas se´ra que num sai muito caro?

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MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2008 8:45 am 
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Só saberemos depois que o projeto for feito...

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MensagemEnviado: Sex Abr 25, 2008 11:50 pm 
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E aí, ninguém se habilita?

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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 11:17 pm 
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Para criar um curto no motor pode ser utilizado um rele, ou então para fazer a ré pode se usar um outro transitor em H.


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MensagemEnviado: Seg Jul 06, 2009 2:57 am 
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quero montar um carrinho rc pra mim so não sei por onde começo e nem as lojas que vendem peças


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MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2009 11:33 am 
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Olá galera,
Vendo esse tópico tenho uma pergunta:
O servo já não contém o reverso? Porque se o servo vira para os 2 lados ele inverte o motor, então ele não teria o reverso?
E também se ele tiver o reverso não poderia usar o reverso como ré?
Aqui tem um tópico de um usuário de um fórum usando esse sistema para colocar em um blimp.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.ph ... ight=blimp


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MensagemEnviado: Sex Ago 07, 2009 11:28 am 
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:bleh:


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MensagemEnviado: Sex Out 02, 2009 10:53 pm 
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CARMBA NA EPOCA QUE EU N MANJAVA NADA EU TINHA UM QUE ACHEI NO FERRO VELHO E MINHA MAMA JOGO FORA :putz: :putz:


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MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2009 8:38 am 
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agora eu entendi o esquema :mrgreen:
mas eu so n entendi como ira ter o sinal do controle :rip:


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