Pessoal,
a placa de circuito impresso de um servo é quase um ESC, porém com algumas diferenças.
Ele já possui um sistema de ponte H, porém ele é dimensionado para o motor de um servo (muito pequeno por sinal). No projeto do blimp, o cara tirou o motor da placa e usou fios para acioná-lo à uma distância maior.
A ponte H já permite que ele gire num sentido e no outro. Esse sentido é controlado por um CI que interpreta o sinal (signal - fio branco vindo do receptor). Esse sinal é baseado na duração de um pulso num intervalo de tempo (não sei exatamente como é a base de tempo mais lembro de ter lido sobre ela). Funciona assim: digamos que a faixa seja de 1 a 2ms (milisegundos). Um pulso 1.5 ms seria a posição central, em 2.0ms ele estaria totalmente para a direita e 1ms estaria totalmente para esquerda.
Porém esse é só o sinal de comando. O potenciometro do servo serve para o circuito ver qual a posição real do eixo de saída. Aí o CI compara a posição real com o sinal de comando e corrige a posição do eixo.
É assim que o servo fica paradinho. Quando o sinal vindo do potenciometro é igual ao sinal de comando o CI pára de corrigir a posição do servo.
Para conseguir usar a placa do servo como um acionador de motor (driver) o que o cara fez foi simplesmente desconectar o potenciometro. Assim, o CI não tem o sinal da posição real do eixo de saída e o motor fica girando direto.
O ESC funciona de forma parecida. Ele usa o mesmo sinal de controle baseado em tempo, porém ao invés de totalmente para a direita ou totalmente para a esquerda ele tem 0 a 100% de aceleração e 0 a 100% de reversão/frenagem e não há medição de rotação para corrigir ou limitar a rotação do motor.
Antigamente se usava o curto circuito no motor para pará-lo. Só que isso só gerava aquecimento e desgaste mecânico. Hoje em dia usa-se a frenagem regenerativa. O princípio é o mesmo do KERS da F1. Como já foi dito anteriormente, quando um motor elétrico está na frenagem ele funciona como um gerador, então é mais inteligente usar essa energia para recarregar um pouquinho as baterias do carro.
Bom, usando um driver de servo não seria possível controlar a velocidade do motor. O máximo que poderia ser feito é ter frente e reversão mesmo, pois como também já disseram os transistores, nesse caso mosfets, só aceitam uma polaridade. E pra piorar ainda mais só seria possível acionar motores pequenos pois os transistores não aceitam correntes elevadas (acima de 5 Amperes por exemplo) por muito tempo, que nesse caso são alguns segundos, pois eles geram muito aquecimento. Pra diminuir o aquecimento os transistores são chaveados (os transistores são como interruptores eletrônicos) em altas frequencias (ESCs bons tem frequencias elevadas entre 3 e 15KHz). Isso reduz o aquecimento.
O ESC controla a velocidade do motor controlando a tensão média que vai para o motor usando variando a frequencia de chaveamento. Ex.: num ESC de 3KHz e bateria de 7,2V - a 0,3KHz a tensão seria de 0,72V (10% da aceleração) e a 3,0KHz seria 7,2V (100% de aceleração).
Em dragsters é possível utilizar o relé, que é menos sucetível à temperatura. Porém o relé não aceita chaveamento a altas frequencias e não faria um controle de tensão eficiente, mas como a variação da velocidade não importa num dragster...
O único que sofre mesmo é o motor. Aplicar 100% da aceleração com o carro parado faz com que o motor puxe muita corrente e ele esquentaria muito nesse momento. Num dragster só se está parado uma vez: na largada.
Num carro de corrida de pista volta e meia você está em baixas velocidades. As reacelerações exigem muito do motor, então usar relés e motores fortes não seriam uma boa combinação: muita força = muita corrente na retomada = muito aquecimento = desperdício de energia.
Talvez funcionaria num avião. Mas não tenho certeza.
Usar um banco de MOSFETS em paralelo acionada pela saída da placa para o motor talvez não seja uma boa idéia também pois no driver de servo não há chaveamento na saída do motor. Logo, os MOSFETs ficariam ligados direto, podendo superaquecer e torrar facilmente (MOSFETs de grandes correntes são caros).
Esse site tem um exemplo de circuito de acionamento de motores DC usando ponte H com sistema de frenagem regenerativa(em inglês).
http://www.4qdtec.com/bridge.htmlSe digitarem "H Bridge regenerative braking" no google será possível achar vários PDFs explicando como funciona e até como fazer um ESC.
Esse outro tem explicando como é o sinal de controle do servo. Há também um esquema de um circuito para controlar a posição de um servo (só o sinal de comando).
http://www.epanorama.net/documents/motor/rcservos.htmlEspero ter ajudado em algo.