RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 1:26 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jan 19, 2008 1:19 am 
Novo no Fórum

Ola galera. Bom, to tentando montar um automodelo para mim e minha filha. Nada caro, o mais barato possivel, aproveitando o maximo possivel de sucata. Minha ideia inicial foi conseguir um carro de camelô e fazer algumas alterações. Primeira - Tirar aquele motor que movimenta as rodas dianteiras, alem de não ser proporcional, fica gastando a bateria. Pensei em colocar um servo (aeromodelo) ali; ja fica proporcional e tem força de 2Kg - mais do que suficiente. Segunda modificação, fiz um pack de nicad de 1000 mAh. Deu vida nova ao motor... heheheh tanto que ele não aguentou, queimou. To pensando em colocar um 400BR ou um e-max 2822 (é baixo KW apenas) mas é para diversão, não é para corrida nem nada. Terceira modificação - o ESC usar um de aeromnodelo ou fazer um dimmer e usar um potenciometro de deslizaar, ao invés de usar um de girar; o motor ja vai ter velocidade variavel. Quarta modificação - TX/RX to conseguindo um tx e rx AM com um cara do aeroclube da minha cidade, ele me fez R$30,00 os dois, tem que colocar antena no tx e fazer um pack para ele funcionar. Com certeza é melhor que o sistema que vem no de camelô, que funciona um tempo e para, acho que ele aquece, devido a corrente ter mudado, com a colocação de um pack de 1000 mAh. A principio tava pensando um usar o chassi do automodelo de camelo mesmo; mas tem alguns detalhes: é fragil, é baixo (to pensando em algo off-road) e o diferencial é de plastico, com a colocação do pack de nicad, acho que deu uma forçada nele e deu uma "comida" nas
engrenagens. Tem alguma forma de se fazer um diferencial caseiro? O chassi to tentando uma doação/ou um barato no forum na parte de compra. Alguem ja fez algo parecido, ou sabe algum post de algo parecido? Ou tem alguma idéia para dar ai para ajudar. Obrigado a todos, abraços.

ps: aceito doações, de qualquer equipo. Obrigado.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jan 19, 2008 11:53 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Diferencial caseiro é difícil de fazer, imagina fazer as engrenagens??? Muito mais caro do que comprar um novo.
E o que seria um motor de baixo KW? 0,000000000000000001KW? Hehehehe O dia que um motor der 1KW com 7,2V, os EPs estarão andando o dobro dos Nitro!

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Editado pela última vez por PRCG em Dom Jan 20, 2008 1:38 pm, em um total de 1 vez.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jan 19, 2008 1:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Acho que ele quis dizer KV, hehehe... Pelo que vi, você quer montar um automodelo com equipamento de aero, certo?
Já fiz três "automodelo" com todo o equipamento de aeromodelo, o terceiro ficou melhor, corria pacas, acho que acompanhava um auto com latinha tranquilo.
No e-voo, teve um cara, que pegou um carrinho de controle remoto, e tirou o motor de tracao e o motor de direcao, colocou um servo na direcao, e um motor de aero na tracao. Diz ele que mal conseguia controlar o rc com o stick do rádio na metade, hehehe...

No auto que construi, usei o hextronik 2712 (blue, que o Fred vende, da Rctech), show o rc!

Primeiro rc: http://br.youtube.com/watch?v=O8hA5R-cIgo
Segundo rc: Não fiz video, hehehhe...
Terceiro rc: http://br.youtube.com/watch?v=6qTd4dyD0ew

Agora, fazer um diferecial, acho que é meio dificil :? . Eu nem usei diferencial nos meus "autos", foi tracao 4x2 mesmo, sem diferencial.
Servo, eu usei um fraquinho, de 9gr, mas acabei com dois, moeu as engrenagens deles... Fiz merda nessa parte, sugiro colocar servos fortes, como o sitado de 2Kg.

Assim que tiver algo pronto, poste fotos pra gente :) .

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jan 19, 2008 1:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

prcg escreveu:
Diferencial caseiro é difícil de fazer, imagena fazer as engrenagens??? Muito mais caro do que comprar um novo.
E o que seria um motor de baixo KW? 0,000000000000000001KW? Hehehehe O dia que eu ver um motor que com 7,2V der 1KW, os EPs estarão andando o dobro dos Nitro!

O dobro? Dava pra mover uma hidrelétrica com isso :D

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jan 19, 2008 4:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara, eu já vi motor de 7.2V de 1kW, mas o motor era do tamanho de um r/c 1/18 :lol:

e anda cara...hihi

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

Título:
MensagemEnviado: Dom Jan 20, 2008 10:16 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Moçada, parem de zuar o Cristiano...

Sem ofensar, mas se ele está postando no forum é porque tem dúvidas. E (em minha humilde opinião), cabe aos entendidos ajudá-lo, não tirar sarro, ou o forum perderá o sentido e desaparecerá.

Cristiano, porque não tenta fabricar um pan-car?

A construção é muito simples (procure fotos na web que você tem uma idéia), e se for só para brincar você pode construir usando retalhos de placa de circuito impresso virgem, em fibra de vidro.

Um punhado de parafusos e porcas, e uns pedaços de chapa de alumínio concluem o projeto...

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

Título:
MensagemEnviado: Dom Jan 20, 2008 10:23 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

da uma conversada com o islom daqui do fórum mesmo, ele fez três automodelos já, tudo usando material alternativo

Título: Valeu
MensagemEnviado: Dom Jan 20, 2008 11:49 am 
Novo no Fórum

Valeu galera, valeu a ajuda ai. Pois é, realmente eu errei em colocar "KW" o certo é Kv mesmo. Pois é, acho que vou tentar fazer de fibra de vidro o chassi do bixo, ja consegui a fibra um pouco de cola e catalizador; não sei se fica exagerado mas creio que entre 3 e 5mm fico de bom tamanho para a espessura do chassi. vou fazer pan-car mesmo. ainda não tenho em mente como fazer o sistema de amortecimento, será que fazer "queixo-duro" detona muito?? Bom era isso galera, obrigado a todos e assim que tiver iniciando ele, coloco fotos para receber dicas/sugestões. Abraços.

ps: ainda estou aceitando doações, de qualquer espécie (automodelos)... heheheh Abraços.

Título:
MensagemEnviado: Dom Jan 20, 2008 1:07 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara, 5 mm ta exelente

meu r/c a combustão o chassi dele é de 3mm em alumínio

mas é bom tentar bolar um sistema de suspensão dependendo do motor que você colocar, pois pode trincar a fibra caso passe em alguma trepidação :wink:

Título:
MensagemEnviado: Dom Jan 20, 2008 1:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Usa amorteceimento igual aos formulinhas da Tamiya na frente...faz com mola de caneta!

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título: Tudo anotado...
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2008 12:27 am 
Novo no Fórum

Blz galera... tudo anitado, cada sugestão... hehhehe - Consegui um diferencial, mas as engrenagens são plasticas; tem algum problema isso??
Abraços galera.

Título:
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2008 6:35 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Para usar com motor latinha ou stock o diff de engrenagens plásticas vai bem...

Chassis com espessura 3 mm em fibra tá mais do que bom.

Suspensão dianteira igual a do formulinha.

Na traseira você pode usar T-Bar: uma "caixa" que comporte o motor, o diff e o eixo traseiro rígido. Esta "caixa" ficará presa ao chassis por algum tipo de "junta elástica" (parafusos, com o-rings como espaçadores, um dos furos tem que ser mais largo , para o parafuso poder "dançar").

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2008 10:45 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Cristiano Campos,
Cara, sou adepto ao do it yourself/scratchbuild forever...Hehehe...
Surgiu uma ideia ha uns tempos atras de usar um kit de plastico 1/24 (camaro 69), adaptar ou criar um steering system bem simples, um chassis tipo pancar ou parecido com os de autorama mesmo, eletronica de aviao com aqueles brushless baratinhos, mas ainda nao saiu da prancheta. Só delirio mesmo...rsrs
Parabéns brother.

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2008 12:32 am 
Novo no Fórum

Pois é... as ideias são varias... ja consegui o diferencial (de plástico) mas consegui. Agora falta da uma olhada em fotos de suspensão (nem faço ideia de como fazer) e fotos do "T-Bar" se alguem tiver alguma coisa ai e quiser colocar o link, ajudaria um monte (tambem não faço idéia de como fazer) - e quase sempre, "Uma foto vale mais que mil palavras" heheheh. As rodas, consegui de um carrinho de camelô mesmo; são do tipo off-road como eu queria mesmo, unica coisa ruim é que são de plastico; to pensando em encapar elas, peguei um pneu de bike e cortei ele, agora to procurando uma cola para fazer a recapagem no pneuzinho. Bom, era isso galera, obrigado a todos, abraços.

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2008 7:52 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Veja esta:

http://www.pro-z.com/v8/v8-2.jpg

E esta:

http://rcforum.co.kr/rcbbs/data/rcforum/SpeedEvilPro10.jpg

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas