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Membro Classe 10 |
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Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm Mensagens: 6013 Localização: Vila Mariana - SP
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Galera, dêem uma olhada na caixa! =]

Assim que possivel eu posto fotos da montagem, visto que eu nem abri a caixa ainda!
Vou postar o review como sempre, fotos detalhadas da montagem e primeiras impressões.
Ah, já vai a primeira impressão: É MUITO legal que a Caixa cabe o carro montado dentro COM BOLHA! Como a caixa é de muito boa qualidade, pode ser usada pra transporte. Incrivel! hahahaha Puxando na memoria, todos os carros da Tamiya que eu tive, as caixas entravam os carros montados mesmo. Mas dentre os modelos Pro, não lembro de nenhuma que cabe....
Enfim, espero tanto quanto vocês montar postar as fotos do processo aqui, sou tarado por esse Hobby, meu Deus! É Muito bom montar Kits! E Kits Tamiya então, é uma maravilha sem igual.
Abraços! Até Breve! _______________________
Bom, vou editando o primeiro post, concentrar as fotos aqui no primeiro post é melhor!
Abri a caixa, a caixa tem 2 "andares", no de cima, vem dois sacos, onde estão as peças da montagem, um saco tem peças plasticas e o outro tem as partes em aluminio, parafusos, metal em geral, etc.
 Na parte de baixo, vem correias, chassis e demais peças de Fibra de Cabono, assim como o Bumper e um jogo de rodas (só as rodas, nada mais)
 Todas as coisas fora da caixa:

Agora, comecei abrindo o saco de peças plasticas:

O outro saco:

Chassi, Upperdeck, Torres e a peça que segura o Bumper, tudo em Fibra de Carbono:

Um Detalhe que eu já deixei previamente providenciado, TODOS vieram da TamiyaBrasil:
 É impossivel usar os de aluminio junto com Spool, vai quebrar querendo ou não. Então, estes de aço que peguei na TamiyaBrasil são um requisito minimo. Pessoal tem que entender que nenhum carro é perfeito, o que a gente pode fazer é andar, acertar e ver o que precisa ser feito pra melhorar. Como isso é um ponto critico varios carros, eu já me preparei antes, pra depois não ter que colocar a culpa no carro. Pista com Bump, frear/acelerar com motor forte demais ou bater, é pedir pra quebrar CVD de aluminio.
Nesta foto abaixo, tem uns acessorios que valem a pena!
 Estas peças são os montantes de bandeja, diferente do original que é uma unica peça, tendo essa que é de duas partes, é possivel variar mais o setup de toe-in traseiro. Bem legal! Também tem na TamiyaBrasil
Quando eu iniciar a montagem, eu posto!
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Montagem!
Galera, a montar este carro foi um prazer sem igual... O carro é simplesmente sensacional! E olha que já montei muita coisa fina! hahahaha
Vamos lá! Primeiro agradeço a TamiyaBrasil pela oportunidade!
Primeira Foto!: O Manual, como de costume, os manuais da Tamiya são muito bons! As figuras perfeitas e os passos sempre bem definidos

Primeiro Passo da montagem, este é essencial, muita gente esquece de fazer, mas é muito importante, pois ajuda a previnir que a fibra se abra caso leve uma pancada. Eu fiz um video de como eu faço isso, vou postar depois...
 Mas vamos a uma breve explicação: Primeiro, eu pego o superbonder e vou gotejando na borda do chassis, depois, pego um saquinho plastico, enrolo no dedo e passo para espalhar a cola, assim, fica bem uniforme e brilhante! Não usa muita cola e não fica muito excesso. Fica aí a dica... Em lugares muito apertados, eu aplico com algum tipo de chave de metal, tipo, aquelas chaves de fenda de relojoeiro, uso essas pois é facil de limpar, é só passar o estilete que sai tudo.


Proximo passo seguindo o manual é a montagem do Diff... Não sei porque o alicate estava aí, mas saiu na foto e eu só reparei quando vi depois hahahaha

Começo passando a Graxa de Silicone na parte onde vai o Disco (diff plate), ajuda a não patinar o Diff.

Coloco o Disco, e os rolamentos (na outra ponta que não aparece na foto)

Encaixo o Pulley na ponta onde estão os rolamentos, e vou passando Graxa em casa buraquinho. (a Graxa da foto, é uma Mugen, super antiga que é da epoca que carros nitro usavam Ball Diff), em seguida coloco as esferas.

O Thrust da Tamiya vem montado, o que é uma mão na roda! Passo a Graxa de molibidênio (graxa para alta-temperatura), O Manual indica para usar aquela Anti-wear grease que vem no kit, mas esta minha graxa preta é gringa, "roubei" do meu pai, muito boa hahahaha

Este Diff tem uma particularidade, que eu achei Otima! Este buraquinho aí, quando se coloca uma chave allen de 1.5mm, a mesma já trava o parafuso, e dá pra apertar e soltar o Diff girando as pontas, muito prático! Com o Diff Montado

Diff montado, apertado, só falta amaciar, este processo de amaciamento é muito improtante, garante que o Diff dure mais tempo e trabalhe melhor.

Chegou a hora de começar a parafusar as peças no chassis, primeiro indentificar e separar as peças indicadas no manual, o montante de bandeja e o calço (Isto é setup, montei de acordo com o que o manual manda, mas tenho quase certeza que vou andar sem este calço)

Bulkheads traseiro, vem escrito L e R, fica bem facil a identificação.

Todas as peças que vão ser montadas neste passo:

Depois de alguns instantes, tudo parafusado no chassis.

Proximo passo é colocar o Diff que montamos e fechar o bulkhead com os suportes da Torre.

Aqui vai uma dica para este passo: O Diff vai ter um pequena folga, que para mim é excessiva, coloquei umas arruelinhas de ajuste antes do rolamento e ficou Jóia! Não pode ficar justo demais, sempre é preciso ter uma folguinha, mas muita folga pode acabar soltando o regular da tensão da correia. Nesta foto está sem correia pois estava testando a folga. No video vou mostrar direito.

Aqui, montado e fechado.


Seguindo o manual, a proxima parte a ser montada é o conjunto do Pulley central, gostei bastante deste sistema, é bem facil de montar! Só achei ruim que o E-Clipe menor veio num saco de parafusos que só usa no final da montagem do carro, sendo assim, de primeira eu não achei ele, pois o E-Clip grande estava junto dos parafusos que usamos na montagem desde o começo... Havia começado a achar que tinha perdido e montei (na foto) com um e-clip que eu tinha, mas era um pouco menor que o tamanho certo... alguns minutos depois achei o certo e substitui. Faz muita diferença usar o certo, o espaço é preenchido corretamente, diminuindo a folga lateral do Pulley depois de montado.


Detalhe para a coroa, Originalmente vem uma coroa pitch64, como eu uso pitch 48, instalei uma coroa 78T. Vale lembrar que é sempre bom pingar uma gotinha de Trava Rosca nos parafusos da coroa, para evitar transtornos.

Os pulleys são apenas encaixados no eixo central, e travados lateralmente pelos E-Clips.


Depois de montar o conjunto, coloquei os rolamentos e fui verificar se no carro, teria muita folga, e sim, tem um pouco de folta, coloquei 0.4mm de arruelas de ajuste e ficou Dez. Como disse anteiormente, não pode tirar a folga completamente, sempre deve existir um pouco dela.


Passando para a parte dianteira, seguindo a ordem do manual, chegou a hora de montar o Spool.

Para parafusar o Pulley no Spool é sempre bom colocar uma gotinha de Trava Rosca também, pois assim como a Coroa, é um local onde há muito stress...rs


As pontas são de plastico, mas acredito que vão aguentar bem, claro que só o tempo vai dizer, mas eu acredito bastante nelas. Basta encaixar elas e colocar o pino.

Precisa colocar o rolamento, se você tentar passar o rolamento como de costume, vai dar um pouco de trabalho, pois a ponta é mais grossa. Uma dica é colocar o rolamento na ponteira antes de prender no Spool, se é que me entendem. Entendem?

Depois de colocado os rolamentos com os suportes reguladores de tensão, chegou a hora de colocar esse tubo azul de aluminio, é ele quem garante a longevidade da ponta de plastico, pois impede que a ponta abra quando for fortemente exigida. Espero que dure bastante, mas caso não dure, o kit vem com uma par sobressalente.

Spool montado, agora é hora de montar os Bulkheads dianteiros, Separei as peças como manda o manual, o Montante de Bandeja 1F na verdade era para ser 1C, porém, na hora eu peguei a que estava mais fácil de achar, pois iria montar somente para bater foto, vocês já vão entender porque.

Monte os postes da direção e de proposito, montei o montante de mandeja antes de passar a correia... Bom, já dá pra ter ideia do trabalho que teria para trocar uma correia, certo?

Pacientemente, desmontei o Montante, passei a correia e montei novamente, montei também os bulkheads dianteiros e coloquei o Spool.


Fechei o bulkhead com os suportes da Torre dianteira.

Nota-se que daria muito trabalho para ficar trocando correia neste carro, certo? Pois depois de montado, precisaria desmontar a parte superior do Bulkhead, o poste da direção e o montante de Bandeja, só depois disso seria possivel sacar a correia, e particulamente, o suporte da bandeja, devido a posição que fica no carro é bem dificil de montar com os espaçadores embaixo, como manda o manual, então, opitei por usar este opcional aqui:

Este é o montante de bandeja em duas partes, além de ser em duas partes, ele é 2 em 1, pois se trocar o direito com o esquerdo, vai ser como se estivesse usando outra peça. Varias destas disponiveis na TamiyaBrasil em diferentes tipos, serve no TA05 também.

Como pode ver nesta foto, não precisaria mais desmontar esta parte.


Continuando a montagem, sempre seguindo o manual, agora é hora de terminar a parte da Direção. Este sistema de 2 postes, eu não gostava, pois na minha cabeça, teriam mais pontos para criar folga... Porém, me impressionou muito pois montando exatamente como manda o Manual ficou justissimo, não precisou de nenhum truque magico..rs

Estes é o ballcup do TRF416, como podem reparar, a cor dele é mais voltada para o Cinza, diferente dos outros carros da Tamiya, que são na cor Preta. Isto é devido ao teor de carbono no plastico, é um pouco mais pesado que o plastico normal, porém, MUITO mais firme (e em contrapartida, mais quebradiço, por ser mais duro). O Intuito desta foto era mostrar a rebarba que fica quando é destacado da árvore, sempre usando alguma ferramenta de corte, vai ficar assim, eu uso sempre tesoura ou alicate de corte para demontar as peças. Depois de tirado da árvore, você pega um estilete e tira esta rebarba. Edito o video e posto aqui, logo mais.

Ah! Chamo atenção para a foto acima também pelo fato dos turnbuckles serem de aluminio, na maioria dos carros isto é um opicional! Aqui, vem de caixa!

Tudo semi pronto, só faltando colocar no carro:


Montado no carro, esses balls são MUITO BONS! Nem se comparam aos Pretos que vem nos outros tamiyas... Folga ZERO. Ah, uma dica, recomendo dar um passa da Anti-Wear Grease nos balls antes de encaixar o Ballcup. Elimina qualquer chance de dar folga e reduz o desgaste.


Upper deck e Esticador de Correia.

Tem montagem bem simples este esticados, nota-se a preocupação em apoiar o rolamento pela parte certa ao apertar a porca, pois pequenas arruelas são indicadas para apoiar os rolamentos entre sí e entre suas extremidades, assim, ajudando na durabilidade do mesmo.

Este é o Montante da Antena:

Upperdeck montado! Opinião: Não sei a ordem dos projetos das outras marcas, mas acredito que a Tamiya foi uma das primeiras a lançar um carro com upperdeck longo, que melhora em muitos apectos o carro...


Bandejas Traseiras: Chamo atenção de todos para ver que os pinos da bandeja são aqueles de Titanio, não sei se é titanio mesmo ou se é banho, eu sei que em todos os carros que conheço isto é um opicional, no caso do TRF416 já vem de caixa.

Montado, e passado um pouco de anti-wear Grease, ajuda a reduzir desgaste e ainda ajuda na hora da montagem, pois as peças não ficam caindo.

Instaladas no carro, ficam Justas, sem folga alguma! Muito bom.

Hub Traseiro (ou cubo) e CVD

Depois de montado, o CVD é muito justinho! A ponte do eixo ainda tem 2 pares de furos, ou seja, quando um par criar folta, é só trocar o conjunto interno e mudar para o outro par de furos... Bem prático.

A folga em relação ao rolamento também é minima, este carro é BEEEM mais justo que eu esperava... No começo do Hobby eu sempre ouvi que os Tamiya tinham muita folga, este carro certamente tirou todas essas más impressões.


Assim como em todo o resto do carro, os balls são de aluminio... Um espetáculo! Este carro é como se fosse uma versão com todos os opcionais disponiveis.

Pronto para ir para o carro, o pino do hub também é de titanio.

Já no carro, a folga do hub em relação ao carro é Zero! Fica muito justinho, tudo certinho, qualidade indiscutivel.

Vamos para a suspensão dianteira, Montante, bandejas pinos, etc...


Aqui já com as bandejas no carro, já dá pra notar que o carro vai tomando forma!

Vamos para os hubs e transmissão dianteira. Como é de conhecimento geral, e eu sempre bato nesta tecla, na dianteira não adianta reclamar, se usar CVD de aluminio junto com Spool, VAI QUEBRAR. Isto é certeza. Sabendo disso, já pedi na TamiyaBrasil o CVD de aço (do TBEvo4) de 46mm, originalmente o carro usa 44mm na dianteira, mas como só temos este disponivel no estoque da TamiyaBrasil ainda, e dá pra usar sem nenhuma problema, mandei bala e não pensei duas vezes!

A diferença é minima (2mm), Mas o de aço, apesar do peso maior, compensa, pois absorve melhor impactos... Ele numa pancada mais forte, consegue deformar e voltar ao normal, o aluminio quebraria.

CVDs montados, justinhos...

Note que nesta foto, eu já coloquei as buchas no c-hub. É bom usar um pouco da AW Grease ali também, além de auxiliar na montagem, ainda ajuda a reduzir o desgaste. A montagem do CVD no Steering Block, no meu caso foi preciso colocar uma arruela de ajuste a mais, o manual já indica pra colocar uma antes do pino, para apoiar no locar certo, antes do rolamento interno também, para tirar uma folga que eu achei grande demais, mas é sempre bom lembrar, nunca devemos tirar 100% da folga nessas partes onde vão os rolamentos, se tiver 0 de folga não vai virar livre.

Pronto para ir para o Carro, os pinos, assim como da traseira, também são especiais.

Montados no carro, com o sistema de direção montado, sempre colocando um pouco de AW Grease nos balls tbm.


Linkagem da cambagem pronta, a suspensão dianteira quase ok.




O Manual sugere a instalação das barras, Apesar de eu não ser um Fã das barras, vou montar este carro com o setup de caixa a principio, e depois mudar se precisa.
Dá um pouco de trabalho montar as linkagens destas barras, pois é necessário o corte dos ballends, no meu caso, fiz no estilete, dá um pouco de trabalho, para ficar mais facil, peguei uns do outro Tamiya, de plastico mais mole... Se não ia ser beeeeem dificil cortar.


Gostei bastante do sistema, trabalha de forma mais precisa devido as "travas" existentes (duas, uma são os limitadores laterais de aluminio, e o outro é pelo pivô na peça que segura a barra.




Seguindo o manual, o proximo passo são as torres dos amortecedores, esta parte não tem segredos e segui a posição dos amortecedores que o Manual manda!
Começando pela torre dianteira, o ball que irá segurar o amortecedor também é de aluminio.

Montando o ball do amortecedor.

Torre montada no carro, agora está começando a parecer um carro mesmo hehe

Torre traseira:

Ball do Amortecedor

Torre no carro:

Torres montadas, agora vamos aos Amortecedores, estes são um Show a parte, os amortecedores TRF são os melhores que já montei até hoje. Descobri isso montando os que estava usando no carro anterior... São muito bons mesmo! essas fotos da montagem, do processo mesmo retirei do topico do TA05 v2, já que são iguais.
Neste carro, vem os amortecedores TRF com mola Azul/Amarela e Silicone 400. Vem somente 1 jogo de pistões, o de 3 furos.

Primeiro passo é montar a parte de baixo do amortecedor, vai um anél de nylon, depois um o'ring e um outro anél que vai na tampa.

A peça que faz a regulagem de rosca, deve receber esse o'ring por dentro, que tem como função não deixar a regulagem mudar durante o uso. O unico detalhe é que na hora de colocar essa peça no cilindro, dá um trabalhão para conseguir começar a rosquear, aconselho dar uma pindaga de Silicone ali, que ajuda.



Tampado por baixo e com a regulagem, está quase pronto para receber o Silicone.




Antes de poder começar a colocar o silicone, precisamos montar os Pistões! O pistão é preso por um par de e-clips.


Cilindro pronto, Pistão Pronto, Diafrágma, cap e tampa, pronto pra começar a encher.

Eu fiz o Video, mas vou explicar um pouco de como eu costumo fazer isso:
Como começa do Zero, se eu colocar o pistão dentro do cilindro e depois disso colocar o silicone, por baixo do pistão vai estar CHEIO de ar, e vai demorar pra caramba pra todo esse aí sair... Qual a solução que eu acabei utilizando? (faço isso desde o meu TC5 em 2008) Eu coloco + ou - 1/2 ciclindro de silicone, e só depois coloco o pistão, vai dar um pingada por baixo, mas só, e as bolhas que eram tantas, são reduzidas a quase nenhuma, fica bem pratico.
Depois de colocar eu deixo descansando e depois que vejo que está OK, termino de completar o Silicone.




O Fechamento é onde faz diferençam, meu jeito de fechar a principio é como manda o manual, porém, depois de colocar o diafrágma fazendo um pouco do silicone sair, eu ainda pego algo de um tamanho estratégico (rs) e aperto levemente o diafrágma pra baixo, sangrando ainda mais o amortecedor, assim, o rertorno vai ficando cada vez mais lento. Isso porque eu prefiro assim.




Depois de todos fechados, basta rosquear o ballend e colocar as molas! Na hora de colocar o ballend, é bom tomar cuidado pra não riscar o eixo do pistão com o alicate... Sempre uso um pano ou papel entre o alicate e o eixo.

Amortecedores montados no carro! Agora sim, está praticamente pronto!

Depois disso, só faltava colocar o Bumper e os Postes, abaixo seguem algumas fotos do carro pronto:











Fazendo uma breve visão geral, visto que eu ainda não andei com o carro, ele me parece MUITO bom, superior a qualquer outro carro que já tive até agora. O Diff não deve ser problema, pois parece muito bom. O unico problema que eu teria com o carro seria o CVD dianteiro, caso usasse o original de aluminio, mas como já tenho certa experiencia com isso, troquei antes mesmo de usar o carro. Então só espero coisas boas do carro.
Como já falei durante os comentários das fotos, uma coisa que chama atenção para mim neste kit é que ele parecer se uma versão com todos os opicionais, vem completinho!
O unico ponto negativo que eu achei, nem é tão negativo assim, para usar ele, é preciso cortar metade da orelhinha do servo do lado de dentro, pois a correia passa entre o servo e o suporte. Coisa milimetricamente calculada.
Não há muito do que falar ou querer descobrir se o carro é bom ou não, só de saber que é 2x campeão mundial já é suficiente para ter certeza que o carro é bom... E realmente aos meus olhos, é! Durante a montagem, dá pra reparar que o carro é muito, mas muito bem projetado, todas as peças foram muito bem pensadas e os acessorios que vem para auxiliar na montagem/setup são de grande ajuda... É bem legal que este carro, original de caixa não tem nenhuma parte importante de plastico.
Já disse e volto a dizer, gostei muito do carro! Me impressionou. Devo montar a eletronica durante a semana e sábado ou domingo vou a pista testar com os seguintes equipamento: Rádio DX3R com Receptor DSM2 Servo Futaba S9551 ESC Tekin RS Pro Motor LRP X12 10.5T Stock Spec Bateria 2s 5000 45C Bolha muito provavelmente a Blitz IFS
Agradecimento especiais a TamiyaBrasil
Vale lembrar que a TamiyaBrasil terá todas as peças para TRF416/417 no estoque em breve, a lista de peças foi feita com auxilio de um piloto (eu), e eu acho que não esqueci de nada, e caso tenha esquecido, podemos ir anotando e pedindo conforme forem vindo mais containers. Ou seja, ninguém que andar de Tamiya vai ficar Orfão!
Os videos em Breve!
___________________________________ Só para lembrar! O carro em breve estará disponivel na TamiyaBrasil, o TRF417 provavelmente chegará no começo/meio do segundo semestre (também farei um review dele). A lista de peças que chegará juntos com os kits, eu pessoalmente ajudei a bolar, logo, não faltará peças para estes carros! Ninguém vai ficar na mão, pois o estoque vai ser bem generoso e o preço, não vai ser fora da realidade. Sem contar que, comprando AQUI, pode comprar, receber rápido ou NO ATO DA COMPRA e ainda pagar em suaves prestações hehehehe, Isso sim é vantagem.
Abraços!
Visitem http://www.TamiyaBrasil.com
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