RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Mai 23, 2010 8:03 pm 
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eu tenho um of road com um motor brushless de 3500 kv e as baterias lipo de 3s de 2.200 estão estourando.

quem pode me diser qual é o problema ?


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MensagemEnviado: Seg Mai 24, 2010 1:46 pm 
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Daniel Moresco Jr escreveu:
eu tenho um of road com um motor brushless de 3500 kv e as baterias lipo de 3s de 2.200 estão estourando.

quem pode me diser qual é o problema ?


Qual é a descarga dessas suas lipos???

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MensagemEnviado: Seg Mai 24, 2010 1:51 pm 
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Olá meu caro, bem vindo ao Fórum. Além de informar qual descarga da bateria (quantos "C" ela é), seria interessante informar qual modelo de ESC você está usando (Se EzRun, mamba, etc), e se está usando buzzer ou cut-off.

Abraço

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MensagemEnviado: Seg Mai 24, 2010 5:05 pm 
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e tambem informar quando elas queimam, se é quando liga o rc, apos algum tempo andando ou quando força ele ?

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MensagemEnviado: Ter Mai 25, 2010 12:23 pm 
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meu caro eu to usando um esc quik 100A e as baterias são de 3c de 2200 a descarga dela é de 20-30c e elas estão espludindo quando eu paro de anda com o carro


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MensagemEnviado: Ter Mai 25, 2010 12:33 pm 
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MensagemEnviado: Ter Mai 25, 2010 1:14 pm 
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Somente para ter certeza, dê uma conferida se o seu ESC tem a função cutoff. As lipos não podem ser totalmente descarregadas, as celulas costumam ter no minimo 3v cada. Abaixo disso, a reação química se perde e ela incha ou incendeia. O cutoff evita isso...ele pára o carro quando estiver perto disso, assim não tem risco pra bateria.

Se não tiver cutoff, você pode usar um buzzer, que não corta a corrente perto dos 3v por celular, mas apita(e alguns bem alto), avisando...se correr mais, a bateria vai pro saco. :rip: .

Daniel Moresco Jr escreveu:
meu caro eu to usando um esc quik 100A e as baterias são de 3c de 2200 a descarga dela é de 20-30c e elas estão espludindo quando eu paro de anda com o carro

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MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 7:17 pm 
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cara eu acho que tem sim cutoff por que o motor desliga quando a bateria começa a ficar fraca ai eu ja paro e quando vou ve a bateria explode no mesmo estante que eu to desligando o carrinho eu desligo ñ da nem um minuto ja estora !!!! as duas baterias que estoraram eram de 3c ai eu arrumei a primeira que estorou e fico boa só com 2c, a segunda ja ñ consegui arruma ainda.
olha só eu to usando um caregador comum que não consigo ver se ta carregando todas as celulas juntas,cera que isso enfloencia em alguma coisa ???
o carregador é um carregador E_sky que vem com uns elicopteros lama !!!!


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MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 8:53 pm 
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Amigo, boa noite.

Acredito que o seu problema seja o dimencionamento da bateria frente ao esc.

Sua bateria é de 2200mha com 20C-30C, isso quer dizer que a descarga é de 44A e pico de 66A.

Seu esc tem a corrente continua de 100A, com pico de consumo muito maior.

Acredito que vc vai resolver seu problema com uma bateria de 4000mha ou superior com 30C-40C
ai vai ter 120A-160A.

Acredito que um dos sintomas que sua bateria apresentava era ficar muito quente.

Grande abraço,

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Eder.Holz


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MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 9:56 pm 
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Eder.Holz escreveu:
Amigo, boa noite.

Acredito que um dos sintomas que sua bateria apresentava era ficar muito quente.

Grande abraço,


Dobro a aposta! :mrgreen:

Com certeza é isso! descarga muito baixa, Ele devia jogar na mega sena que ganhava sozinho de tanta sorte que ele teve de não incendiar o carrinho...

Anderson

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MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 11:42 pm 
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Opa, então cutoff corta de vez, se tem deve estar desconfigurado da uma conferida no manual do ESC! Diga qual é o modelo dele, assim podemos ajudar melhor. Na dúvida usa um buzzer, que já ajuda! Não é caro de certo modo, e já ajuda a "salvar a vida" da lipo:mrgreen:

Outra coisa, pode ser que bateria não esteja aguentando o tranco do ESC, que estoura mesmo, como o colega disse e mais um detalhe, imprescindível por segurança, se for usar Lipo, use um carregador profissional(Turnigy, Imax etc), que carrega e descarrega a lipo com segurança quando bem configurado.

Já tive problema com lipo, mas foi paranóia, por que lipo se bem utilizada é de certo modo segura e não dá dor de cabeça. Tenho 1 lipo que já fez aniversário e funciona numa boa, é uma de 3000mha 30c...e tem gente que tem lipo há mais tempo. Também tenho lipos de heli e funcionam numa boa, mas são 20c com esc latinha.

Abraço

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MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 11:27 am 
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sim eu sei que a baterias de lipo são muito boas tanto que eu consegui arrumar a primeira que estorou e ficou com 2 celulas e fico legal ta durando até agora ja andei umas tres ou quatro vezes mas as de 3c eu compro nova coloco ando uma vez e ja tiro elas pegando fogo de tão fente,e estufadas e quando paro o carro estorão !!!!!!

to achando tambem que as de lipo de 3c tão muito forte pra esse meu carro por que quando uso as de 3c ele fica incontrolavel muito rapido tanto que ja quebrei dois diferenciais só brincando sem fazer nada de muito estupido!!!!!!

mas desde ja agradeço pelas dicas !!!!!!!


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MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 7:28 pm 
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Estamos ai para ajudar... só uma dica, utiliza 3S para três células :wink:

O "C" é para taxa máxima de descarga em relação a capacidade, e se não me engano se lê "Coulomb".

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Eder.Holz


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