RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 9:13 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 7:10 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá pessoal, olha eu denovo. :oops:

Pois bem, o negócio é que tenho 2 turnigy accucel 6, e o problema é que um dá carga muito mais rápido que o outro, quando ambos estão com a mesma amperagem e mesmas baterias.

O carregador mais rápido chega a dar uma carga completa numa bateria de 5000mah mais rapidamente a 3.5A do que o outro a 5A. Com a mesma amperagem demora mais que o dobro do tempo para o carregador lerdo completar a carga...

Eu sempre carrego balanceando, sei que às vezes a bateria que está menos balanceada pode demorar mais. Porém já balanceei diversas vezes nos 2 com várias baterias, e o resultado é que um é sempre bem mais rápido, não importa a condição.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? Alguma outra configuração? O carregador mais lerdo estaria estragado?

Espero que alguém possa me dar uma luz, valeu!
:drinks:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 11:25 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
viewtopic.php?f=14&t=15407

Talvez seja esse seu problema...

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 6:38 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Vc tá usando o mesmo tipo de fonte nos 2 ?

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 10:16 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Iwaver02M escreveu:
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=15407

Talvez seja esse seu problema...

Na verdade não, pois se for colocar duas baterias com 3.8V cada, em um carregador por ex. a voltagem chegaria a 4.0V em 25min e no outro chegaria a 4.0V em 50min, ambos com a mesma amperagem entendeu?

Schwarz escreveu:
Vc tá usando o mesmo tipo de fonte nos 2 ?

Sim, eu uso a mesma fonte para os dois, é essa aqui: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6879&Product_Name=16A_14v_DC_Power_Supply_for_Chargers

Já testei colocar os cabos de força do carregador mais rápido no mais lerdo e vice e versa mas continuou a mesma coisa...
Sei lá, não tenho idéia do que possa ser. Só sei que é muito chato ter que botar um carregador a 5A para nem conseguir acompanhar o outro a 3.5A. Vontade de tocar na parede já essa m****! :evil:

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 11:11 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
Thiws87

Vc esta carregando as suas baterias com os 2 carregadores conectado na mesma fonte ao mesmo tempo???

UP THE IRONS

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 12:05 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

anghinoni escreveu:
Thiws87

Vc esta carregando as suas baterias com os 2 carregadores conectado na mesma fonte ao mesmo tempo???

Estou, porque? não pode? a fonte é de 16A, o carregador de apenas 5A. Até no site da hobbyking está dizendo que dá para botar até 3 carregadores na mesma fonte.
Sempre carregou as baterias corretamente, porém em um carregador demora o dobro do tempo do outro. :?

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 12:23 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

ja tentou trocar os cabos dos carregadores? faz esse teste, coloca o cabo do que esta normal, no que demora pra ver se ele continua demorando, pode ser fio cortado isso.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 12:31 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

gil escreveu:
ja tentou trocar os cabos dos carregadores? faz esse teste, coloca o cabo do que esta normal, no que demora pra ver se ele continua demorando, pode ser fio cortado isso.

Pois é, eu já tinha pensado nisso e troquei sim os cabos do que está normal para o outro, mas continuou a mesma coisa. Por isso acho que é um problema do próprio carregador mesmo. Só não sei se é um problema que dá para resolver com alguma configuração do próprio carregador. Já tentei deixar igual todas as configurações dos 2, mas continuou a mesma coisa mesmo assim... Já não sei mais o que fazer. :(

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 12:33 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

quando ta carregando fica exibindo EXATAMENTE a mesma coisa nos 2 certo?

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 6:52 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

gil escreveu:
quando ta carregando fica exibindo EXATAMENTE a mesma coisa nos 2 certo?

Isso mesmo, exatamente. Tanto para baterias 2s ou 3s um sempre demora até mais que o dobro do tempo do outro. Sei lá, a única explicação que encontrei é que o carregador mais lerdo está limitado, ou seja, quando eu boto para carregar em 5A na verdade ele carrega a 2,5A, quando boto a 3A na verdade carrega a 1,5A... mas sei lá, não entendo muito de eletrônica...

MensagemEnviado: Seg Mai 10, 2010 2:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O que pode ter acontecido é que no primeiro balanceamento a bateria estava muito balanceada, tipo diferença de 0,6A, como o carregador manda 0,2A por cel demora 3 horas para balancear, ai se vc pegar esta mesma bateria que já esta balanceada, usar e desbalancear apenas 0,2A bai demorar apenas 1 hora. Fique atendo se é o carregador que esta demorando ou se esta colocando a bateria mais desbalanceada nele.

Se não for este o caso recomendo veemente que utilize um multímetro de qualidade para verificar a calibração da voltagem do carregador.

Thiws87 escreveu:

Pois bem, o negócio é que tenho 2 turnigy accucel 6, e o problema é que um dá carga muito mais rápido que o outro, quando ambos estão com a mesma amperagem e mesmas baterias.

O carregador mais rápido chega a dar uma carga completa numa bateria de 5000mah mais rapidamente a 3.5A do que o outro a 5A. Com a mesma amperagem demora mais que o dobro do tempo para o carregador lerdo completar a carga...

Eu sempre carrego balanceando, sei que às vezes a bateria que está menos balanceada pode demorar mais. Porém já balanceei diversas vezes nos 2 com várias baterias, e o resultado é que um é sempre bem mais rápido, não importa a condição.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? Alguma outra configuração? O carregador mais lerdo estaria estragado?

MensagemEnviado: Seg Mai 10, 2010 4:45 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

NATTIS escreveu:
O que pode ter acontecido é que no primeiro balanceamento a bateria estava muito balanceada, tipo diferença de 0,6A, como o carregador manda 0,2A por cel demora 3 horas para balancear, ai se vc pegar esta mesma bateria que já esta balanceada, usar e desbalancear apenas 0,2A bai demorar apenas 1 hora. Fique atendo se é o carregador que esta demorando ou se esta colocando a bateria mais desbalanceada nele.

Se não for este o caso recomendo veemente que utilize um multímetro de qualidade para verificar a calibração da voltagem do carregador.

Thiws87 escreveu:

Bom, então vou ir atrás de um multímetro de boa qualidade, pois já inclusive troquei a mesma bateria do carregador lerdo para o rápido, e no rápido essa mesma bateria carregou bem mais rápido... Espero que o multímetro resolva. Obrigadão pelas dicas. Abraços!

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas