RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 8:12 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 12:57 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:46 pm
Mensagens: 48
Olá Amigos ! Acho que perdi uma LIPO praticamente zerada. Comprei uma LIPO Protek 18,5V, 5 cell, 4500mh, 30C e um carregador icharger 1010B+ para usar com meu Team Losi 1/8; até ai tudo bem. LIPO carregada e ESC programado conforme manda o figurino e o manual, andei até o ESC cortar a carga da LIPO. Parei e fui carregar novamente a LIPO e ai ocorre a surpresa, a bateria não pega carga dando a mensagem "Low Voltage" em todos as maneiras possíveis de carregar do carregador, revisei todos os "set up" e nada errado. Levei a LIPO até a uma loja especializada em Rib Preto e também não foi possível "dar carga" na LIPO. O dona da loja olhou a LIPO, assim como eu, e a bateria esta perfeita não esta estufada e nem um outro sinal de danificação. Algo ocorreu que ele não soube explicar, alguém tem alguma idéia de como fazer para recuperar a LIPO. Tanto eu como o dono da loja estamos curiosos em saber o que ocorreu com a LIPO e o que fazer para dar carga novamente, o ESC estava corretamente regulado no Cut off. Fiquei muito chateado com o ocorrido, que até pensei em vender meu carro se não for possível recuperar a LIPO. Estou no aguardo de ajuda dos mestres em LIPO. Obrigado
Torrano


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:52 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Tenta carregar por dois ou três minutos no modo NiMh com a amperagem nominal do pack, só pra subir a voltagem um pouco, e em seguida carregue normalmente no modo LiPo pra ver o que dá.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 9:13 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:46 pm
Mensagens: 48
O Helvio, a amperagem nominal do pack seria 4500mAh? Confirma para eu não fazer besteira, vou tentar fazer o procedimento antes do almoço e logo comento o resultado. Valeu pela dica
Torrano


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 9:31 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 12, 2007 3:33 pm
Mensagens: 827
Localização: São Paulo
Já mediu a tensão da bateria pra ver quanto tá ?!!?

_________________
Dando um tempo no Hobby.
Vendendo tudo ... aceito trocas e propostas:


VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP


MINHAS QUALIFICAÇÕES


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 12:17 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Sim, é a capacidade declarada do pack. Tenta dar uma carguinha de 4500MhA pra ver qualé.
Sobre o que o Rogério comentou, a tensão está baixa, por isso o carregador não inicia a carga.
Já aconteceu uma vez isso comigo, fiz o que escrevi e o pack voltou 100%.

torranojr escreveu:
O Helvio, a amperagem nominal do pack seria 4500mAh? Confirma para eu não fazer besteira, vou tentar fazer o procedimento antes do almoço e logo comento o resultado. Valeu pela dica
Torrano

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 12:35 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 12, 2007 3:33 pm
Mensagens: 827
Localização: São Paulo
Mas se o pack chegou perto do zero acho difícil recuperar.
Por isso acho que tem que medir ... se tiver com 6V mais ou menos pode tentar por para carregar como 2S até a tensão subir. Se tiver menos pode tentar carregar como nihm como o Helvio disse.
Mas sempre monitorando a tensão.

_________________
Dando um tempo no Hobby.
Vendendo tudo ... aceito trocas e propostas:


VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP


MINHAS QUALIFICAÇÕES


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 12:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Faça o que o Helvio Lagares recomendou que vai funcionar.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 1:57 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 12, 2007 3:33 pm
Mensagens: 827
Localização: São Paulo
NATTIS escreveu:
Faça o que o Helvio Lagares recomendou que vai funcionar.


Não é bem por ai não !!! A solução que o Helvio apresentou é a melhor sim. Mas não funciona em todos os casos.

Eu tive uma bateria que ZEROU ... e o carregador não aceitava ela nem como nihm !!! Tentei carregar direto numa fonte e outros vários meios mas não teve como, MORREU!

_________________
Dando um tempo no Hobby.
Vendendo tudo ... aceito trocas e propostas:


VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP


MINHAS QUALIFICAÇÕES


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:37 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:46 pm
Mensagens: 48
Aparentemente deu resultado, coloquei para carregar em NiMh durante 3 min e 30 segundos. Depois coloquei para carregar em fast charg e aceitou, deixei carregando durante 20 minutos e desliguei. Testei no carro e funcionou o motor e a direção, parei e retirei a LIPO. Agora qual é a melhor maneira de carregar esta bateria, qual função do carregador devo utilizar?? carregar balanceado, descarregar/carregar, carregar, carregar rápido,.....???? Valeu pela dica
Torrano


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:42 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Mai 27, 2008 1:38 pm
Mensagens: 488
Localização: São José - SC
Olá Torrano...

Tenho uma LRP 5300 que apresentou este problema... não tenho multimetro pra medir a tensão das células, mas com meu carregador utilizando a balance port, pude constatar que uma das células está ok e com 3.8V

Já a outra não tá funcionando, o carregador não recohece ela e dá erro... não consegui colocar pra carregar nem como nimh... queria saber exatamente como vc colocou pra carregar... se ligou os fios + e - direto, se usou o balanceador...

Valeu e até mais

Rafael

_________________
HPI Savage Flux // HPI Flux Blur 2200kv
Tx Futaba 4PK Super

Referências


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:43 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Carrega sempre balanceando que mal não faz, embora não seja obrigatório balancear sempre.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:48 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Pode ser que uma célula realmente esteja morta.
Mas pode ser também um mal-contato no cabo do balanceador ou uma solda interna do pack que se soltou (já aconteceu comigo, também recuperável). Um multímetro realmente iria te ajudar agora.
Provavelmente o Torrano carregou usando o terminal normal pra carga e o cabo do balanceador pra monitorar a carga, como se usa normalmente.

oficinaiti escreveu:
Olá Torrano...

Tenho uma LRP 5300 que apresentou este problema... não tenho multimetro pra medir a tensão das células, mas com meu carregador utilizando a balance port, pude constatar que uma das células está ok e com 3.8V

Já a outra não tá funcionando, o carregador não recohece ela e dá erro... não consegui colocar pra carregar nem como nimh... queria saber exatamente como vc colocou pra carregar... se ligou os fios + e - direto, se usou o balanceador...

Valeu e até mais

Rafael

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:51 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:46 pm
Mensagens: 48
Olá Rafael, coloquei direto para carregar no modo NiMh sem ser balanceado durante 3 min e 30 seg e depois carreguei como LIPO em fastcharg somente para testar. Agora vou carregar balanceado e vou testar andando com o carro e ver o resultado final. Amigo devemos agradecer a dica do nosso amigo Helvio que foi o salvador. Valeu
Torrano


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 2:56 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Mai 27, 2008 1:38 pm
Mensagens: 488
Localização: São José - SC
Valeu as dicas pessoal...

Vou tentar arrumar multimetro e depois falo com vcs... (só não sei como usar um multimetro... mas tudo bem...) Se alguem souber e puder me enviar umas dicas por MP... ou ateh mesmo criando um novo tópico pra isso... acho q seria legal

[]s
Rafael

_________________
HPI Savage Flux // HPI Flux Blur 2200kv
Tx Futaba 4PK Super

Referências


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 3:04 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Mais uma dica... certifique-se que o seu ESC xcelorin tem a última versão do firmware... comigo aconteceu exatamente esse problema tb... e pare na primeira vez que voce acelerar e o carro nao andar... senão vai estragar a bateria mesmo.
Baixe o firmware no http://www.losi.com/Support/XcelorinDownloads.aspx


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB