alekimura escreveu:
Deivid, queria te perguntar, como se mede resistencia interna da celula?!
...
cara.. o jeito correto é meio complicado... que é justamente o que o ICE faz e provavelmente o que o DPD faz tb...
o ideal é medir a celula em plena carga... funciona se não estiver a plena carga tb mas a chance de erro é maior...
voce vai precisar de um resistor de resistencia conhecida. sugiro um resistor de 100k ohm, se quiser usar um menor, suas contas ficam mais precisas, mas vc vai precisar de um resistor de potencia (tipo aqueles que tem no seu descarregador da muchmore).. Eu uso um de potencia de 0.47ohm. (isso se vc for medir celula por celula ok? com o pack todo vc vai conseguir criar um chuveiro com essa resistencia.. hehe)
vamos lá... primeiro elimine aquela "carga falsa" da bateria se voce tiver acabado de carregar, pode ser ligando por 2 ou 3 segundos um motor na bateria..
peque seu multimetro e meça a tensão de sua bateria .... supondo que mediu 1,2V
agora pegue sua resistencia (supondo que seja de 100ohm só pra facilitar o exemplo), ligue em paralelo com sua celula, de um jeito de ela ficar ligada lá com garrinhas jacaré por exemplo. Agora pegue seu multimetro e meça a tensão da bateria novamente (com resistor ligado)... o Ice espera 120segundos para fazer essa leitura.. o dpd le bem antes.. eu acho que 10s com uma resistencia baixa já ta bom.
vamos supor que sua leitura de tensão com a resistenci ligada foi de 1V
agora vem a parte chata.
lembra de fisica? lei de Ohm? então V=R*I
voce sabe que sua resistencia vale 100ohm e que tem 1V sobre ela , então a corrente que passa por ela é 0.01A... sendo esta a mesma corrente que passa pela bateria nesta ligação esabendo que a tensão que tinhamos na bateria era 1,2V temos que a "resistencia interna da bateria esta consumindo 0,2V" certo? 1,2 - 1.
portanto substituindo na formula denovo temos Rint =0,2 / 0,01.. a resistencia interna nesse caso é 20 ohm (deu alto pq o exemplo foi pra facilitar as contas.. se sua bateria estiver assim ela já era. hehe)
deu pra entender? esse é o jeito certo... se o pessoal achar que é util posso depois fazer umas ilustações pra postar aqui no forum ... claro que no descarregador isso é o software que faz, mas a ideia é a mesma.