RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 5:53 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 2:43 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Olá Pessoal, sou novo aqui e depois de ter lido vários tópicos sobre as LIPO ainda tenho umas dúvidas e gostaria muito de ver se vocês conseguem me esclarecer alguns pontos...

- comprei duas lipos da Thunder Power 3S 4300maH 25C para andar com meu E-Revo Mamba Monster.
- comprei um carregador Venom Pro Charger AC/DC que é igualzinho ao Accucell-6 que a maioria da galera usa, só comprei esse porque vinha com todos os cabos e conectores, porque ligava AC/DC, porque era bem completinho e já tinha ouvido falar bem dele.

A) quando fui carregar pela primeira vez as baterias conectei elas primeiro os cabos de energia e depois o balanceador, quando tentava dar carga acusava erro "BATTERY VOL ERR CELL CONNECT", no manual diz pra checar as conexões porém tudo parece estar em perfeitas condições. Dando um clique no comando de avançar depois deste erro aparece 6 campos no led que provavelmente devem ser cada célula, certo? Porém somente a primeira acusa valor "5,1" e o resto tá tudo zerado. Será que meu balanceador tá estragado? Será que estou carregando errado por ter configurado o carregador errado? Existe algum tutorial para calibrar o carregador e evitar dores de cabeça?

B) quando fui carregar a bateria depois do procedimento A ter dado errado, desplugei o balanceador e as baterias carregaram normalmente... quer dizer acho que sim pois consegui andar com o carro, mas só por dois míseros minutos pois capotei o carro em uma estradinha de chão e entrou umas pedrinhas dentro... indo de encontro com a engrenagem funcionando, resultadando em uma tremenda dor de cabeça pois nenhuma loja no Brasil tem a engrenagem 65T de pronta entrega... O que tenho que fazer com as baterias? Carregá-las em modo storage? Ou deixo assim até chegar a peça e somente completar a carga?

C) depois de ter carregado as baterias sem o balanceador fui conectá-las no carro e um lado foi maravilha e no outro quando plugei saiu faísca do conector, isso é normal? Tive que instalar o quick link da castle creation pra acertar os timing do motor, cut off, etc... e com isso acabei tirando o motor do lugar para instalar os fios bonitinho, detalhe desconectei os plugs do ESC e não sei se coloquei as cores certas em cada plug, no manual diz que não diferença de polaridade... e daí, será que fiz caca?

Alguém poderia me dar uma luz? Valeu mesmo!

Abraço,
Rodrigo

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 3:45 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

HerrRoehrig escreveu:
Olá Pessoal, sou novo aqui e depois de ter lido vários tópicos sobre as LIPO ainda tenho umas dúvidas e gostaria muito de ver se vocês conseguem me esclarecer alguns pontos...

- comprei duas lipos da Thunder Power 3S 4300maH 25C para andar com meu E-Revo Mamba Monster.
- comprei um carregador Venom Pro Charger AC/DC que é igualzinho ao Accucell-6 que a maioria da galera usa, só comprei esse porque vinha com todos os cabos e conectores, porque ligava AC/DC, porque era bem completinho e já tinha ouvido falar bem dele.

A) quando fui carregar pela primeira vez as baterias conectei elas primeiro os cabos de energia e depois o balanceador, quando tentava dar carga acusava erro "BATTERY VOL ERR CELL CONNECT", no manual diz pra checar as conexões porém tudo parece estar em perfeitas condições. Dando um clique no comando de avançar depois deste erro aparece 6 campos no led que provavelmente devem ser cada célula, certo? Porém somente a primeira acusa valor "5,1" e o resto tá tudo zerado. Será que meu balanceador tá estragado? Será que estou carregando errado por ter configurado o carregador errado? Existe algum tutorial para calibrar o carregador e evitar dores de cabeça?

Carregá-las em modo storage? Ou deixo assim até chegar a peça e somente completar a carga?

... e com isso acabei tirando o motor do lugar para instalar os fios bonitinho, detalhe desconectei os plugs do ESC e não sei se coloquei as cores certas em cada plug, no manual diz que não diferença de polaridade... e daí, será que fiz caca?

Alguém poderia me dar uma luz? Valeu mesmo!

Abraço,
Rodrigo

Amigo eu uso as baterias TP, e essas baterias tem o plug do balanceamento diferente das baterias comuns, seu plug só serve pra o carregador da hypeion. Eu uso o Acuccel e não conheço seu carregador, mas devem ser iguais na questão do plug. Então vai ter que comprar um novo cabo de balanceamento para adaptar nas suas baterias (pode fazer uma gambi). Talvez, não posso afirmar, vc esteja colocando o plug da bateria no carregador no sentido trocado, quero dizer, no plug comum, vc pluga no sentido do vermelho para o preto, se tentar plugar o cabo da TP, vai ver que ele é o contrário...do preto para o vermelho. Olha a foto que vai entender melhor:
Plug da TP
Imagem
Comparando os plug's
Imagem
Se vai passar mais de duas semanas sem usar a bateria é bom carregar no modo storage.
A ligação do esc+motor, vc ligar normalmente, se estiver girando ao contrário, basta deixar um fio ligado e mudar dois de posição.
Que azar em quebrar essa engrenagem!! Já postou compra e troca do forum? Pode ser que alguém tenha pra vender.
Abs
Warne

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 5:03 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Opa Warne, excelente ter retorno das dúvidas da gente meio que rápido, valeu mesmo!!!! Bom, isso que dá ser noob no assunto e ver as coisas sem ter 100% de certeza ou conhecer mais afundo o assunto... nunca ia me ater ao detalhe de um plug de balanceador de baterias, vi que o carregador tinha um mas se cobria as minhas necessidades foram outros 500. Bom, vi com o fabricante e terei que comprar o Balance Block - TP/FP da Venom para poder balancear as baterias Thunder Power, por isso a sigla TP. Putz, que valico... tô quase me descabelando!!! hehehehehehe Mas dos males o pior, liguei na Toysonics e o meu pedido da engrenagem ainda não saiu e deu tempo de encaixar este conector junto, agora é esperar, não tem jeito. Já tentei achar em tudo que é lugar aqui no Brasil, nos forums, mercado livre... ninguém tem essa engrenagem de 65 dentes (part number Traxxas #3960). Ah, e é por causa do conector que a leitura das células individuais estão erradas, quando colocar o conector correto elas vão ler certinho, isso afirma o fabricante.
Enfim, referente as baterias, carreguei elas totalmente e usei somente 2 minutos, quando é que tenho que carregá-las no modo storage? Hoje ou posso esperar semana que vem? Qual a velocidade de perda de volts de uma lipo heim?!

Obrigado!
Rodrigo

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 5:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

AMIGOS, PERGUNTINHA BOA AQUI PARA VOCÊS
LIPO 2S 7.4V - 2S1P OU 2S2P ????

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 5:53 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

2s1p é claro!

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 5:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

sergipe escreveu:
2s1p é claro!

Por que?

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 6:38 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Putz Warne, vc nem vai acreditar... cheguei agora em casa e fiz o teste de inverter os polos do balanceador... e deu certo, agora lê as três células... por um lado foi bom porque tirei uma dúvida da minha cabeça e por outro lado eu me ferrei porque gastei USD11,99 pelo conector correto... hehehehehehe Dá-lhe a lei de Murphy!!!!!!!
Bom, chequei as células e a primeira está em 4,20 e as outras em 4,17... mesmo assim terei que carregá-las em modo storage? Será que posso esperar mais um tempinho até elas abaixarem mais a voltagem? O modo storage compreende em deixar carregadas pela metade, ou seja 2,15V por célula, levando-se em consideração que meu pack é 4300maH?? Ou seria 5,5V no total porque o pack é 3S 11,1V??? Socorro!!!!!!!!
Pois é, a vida sem a lipo era bem mais fácil... só que lógico, depois que você sente o que as lipos podem entregar, nunca se quer voltar!!!!!! hehehehehe

Abraço,
Rodrigo

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 6:48 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Isso vai depender do automodelo, ou melhor quanto de peso ele aguenta!! o "P" significa a ligação em paralelo de células, então, uma bateria 2s2P, vai pesar em dobro de uma bateria 2s1P, tendo a mesma voltagem, só que vai ter também o dobro de mAh, com isso mais autonomia.
Abs
Warne

MensagemEnviado: Qua Set 08, 2010 7:13 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

HerrRoehrig escreveu:
Putz Warne, vc nem vai acreditar... cheguei agora em casa e fiz o teste de inverter os polos do balanceador... e deu certo, agora lê as três células... por um lado foi bom porque tirei uma dúvida da minha cabeça e por outro lado eu me ferrei porque gastei USD11,99 pelo conector correto... hehehehehehe Dá-lhe a lei de Murphy!!!!!!!
Bom, chequei as células e a primeira está em 4,20 e as outras em 4,17... mesmo assim terei que carregá-las em modo storage? Será que posso esperar mais um tempinho até elas abaixarem mais a voltagem? O modo storage compreende em deixar carregadas pela metade, ou seja 2,15V por célula, levando-se em consideração que meu pack é 4300maH?? Ou seria 5,5V no total porque o pack é 3S 11,1V??? Socorro!!!!!!!!
Pois é, a vida sem a lipo era bem mais fácil... só que lógico, depois que você sente o que as lipos podem entregar, nunca se quer voltar!!!!!! hehehehehe

Abraço,
Rodrigo

HerrRoehrig, vc comprou uma das melhores (se não a melhor) LIPO do mundo, então vai usar muito (500 ciclos), e não vai ter problema nenhum, já as LIpo's de marca mais fracas (100 ciclos), é só dor de cabeça!!
Eu sempre usei LIPO's nos aeromodelos, então me acostumei ao pouco peso e a alta descarga que elas proporcionam. Só que estou mudando para as LIFE A123, quem podem carregar praticamente direto na bateria do carro, e não tem a fragilidade da LIPO.
É o seguinte, podemos dizer que uma bateria de LIPO nunca perde carga (perde um pouco, quase não se percebe), então o modo storage é para sua segurança!!!A célula em modo storage deve ficar em 3,7 ou 3,8v por célula. O perigo de uma LIPO é a variação térmica sobre ela. Quando colocada sobre o calor ele tende a pegar carga! Deduzindo...ao guardar uma LIPO carregada até o talo (4,2v), pode haver uma variação de temperatura e ela pegar mais carga, causando o vazamento de seu conteudo e causando incêndio. Entendeu o motivo do storage!?
Uma LIPO pode descarregar até 3v por célula, mais que isso ela estraga. E pode carregar até 4,2v.
Você tem que configurar seu esc para corta em 3,2v, assim garante a proteção da LIPO.
Não sei qual modelo de TP vc comprou, mas imagino que possa carregar a 5C ou 10A, né isso!?
Seu pack é de 4300mAh, e não 4300maH!!hehe! Mas quantos C de descarga?
Abs
Warne

MensagemEnviado: Qui Set 09, 2010 8:05 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Então Warne, excelente explicação, valeu mesmo!! Agora entendi o porque do modo armazenamento. Vou ver se coloco elas pra ficar a 3,7 ainda hoje mesmo, realmente não quero que nada de ruim aconteça as baterias. Bom, eu pesquisei muito pra poder comprar essas baterias, tamanho do compartimento do carro, descarga, capacidade e volts que o ESC aguentava, motor, etc... mas não me ative ao detalhe que cada bateria tinha seu plug de balanceamento, tinha prestado atenção ao lance do plug de energia mas não ao balanceamento... bem que podía-se ter um padrão e todos fossem iguais... mas nosso mundo consumista não permite. hehehehehehehe
As baterias que comprei são Sport Race e a descarga é 25C, escolhi com case duro pra não precisar me preocupar tanto com protegê-las contra arranhões, furos, etc... Não prestei atenção se ela pode ser carregada a mais de 1C, mas não ligo pois o tempo de carga dela é uns 35min e comparados com 1 hora das minhas antigas Nimh de 7 células (8,4v)... é outro mundo, tô bem contente com a compra! Tenho também um Summit só que este não tem cut off pra usar lipo, mas já achei um módulo da Novak para duas células e logo logo começo a usar lipo nele também... Pena que as lipo de grande capacidade (8000mAh) são com case grande ou extra grande e daí não entram nem a pau no compartimento do E-Revo e do Summit.
Valeu Warne!
Abraço,
Rodrigo

MensagemEnviado: Sex Set 10, 2010 9:45 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Como muitos não acreditam que LIPO pega folgo quando mau utilizadas, tem esse aviso aqui (de alguns anos atrás): http://www.hobbyone.com.br/Baterias.asp , só pra reforça o cuidados com esses "monstros" que usamos.
Boa sorte amigo com seu carro, e me conta, já postou fotos de seu auto aqui no forum?
Abs
Warne

MensagemEnviado: Sex Set 10, 2010 10:50 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Warne, pode deixar que cuidado é o que não falta pra mim, eu tomo bastante cuidado e levo a sério a questão segurança ainda mais que tenho criança pequena em casa. Só não coloquei as baterias em modo armazenagem ainda porque tenho uma esperancinha que a engrenagem de 68T que acabei de comprar no Mil Info Hobby possa chegar até amanhã, no máximo até segunda... aí coloco o bicho pra andar e gasto a bateria dele de uma vez. Não consegui achar a engrenagem 65T que recomenda o manual, mas vi que a 68T serve e não precisaria trocar o pinhão, então vamos lá... ficar na espectativa.
Referente as fotos, ontem postei umas fotos do meu Summit, pois nunca tive Photobucked antes e minha câmera é das antigas ainda, mas meu cunhado tem me ajudado a tirar umas fotinhos sim... na semana que vem tento postar dos outros carros.

Abraço,
Rodrigo

MensagemEnviado: Sex Set 10, 2010 1:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu tenho lipo aqui parada a uns 3 meses...

nunca usei o modo storage e as lipos estão exatamente com a mesma tensão!

não tenho muita viadagem com lipo não, abro,resoldo,"ressucito" finadas células...

nunca tive problemas(claro que tomo os devidos cuidados, e tenho um ótimo ferro de solda, Hikari 60w :D )

valeu!!! :drinks:

MensagemEnviado: Seg Set 20, 2010 4:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pessoal, aconteceu algo estranho comigo neste final de semana... eu ia carregar minhas lipo pra andar no sábado de tarde, a última vez que andei foi domingo dia 11/09 e foi tudo normal, o esc reduziu a velocidade quando atingiu o limite estipulado pelo Catle Link (setei com 9V) e quase imediatamente despluguei os conectores e fui pra casa. Guardei as lipos onde costumo guardar e até então tudo perfeito. Assim que finalizava o set do carregamento pluguei uma das baterias e ao conectar o plug de balanceamento deu um estourinho no plug e saiu fumaça do conector de balanceamento... abri pra ver e parece que foi pro beleléu... só que daí fui carregar a bateria e não dava certo, o carregador só reconhecia 2 células ao invés de 3. Não tinha multímetro na hora e fui pesquisar sobre ressusitar lipo carregando em modo Nimh com 0,5A até chegar 10V o pack, porém ele não passava dos 8 e uns quebrados... tentei fazer o procedimento de carregar normal e mesmo assim continuava falhando o reconhecimento das células. Então resolvi comprar um multímetro pra desencargo e realmente a primeira célula estava marcando zero.
Agora me pergunto, como isso foi acontecer?? Eu havia carregado os dois packs anteriormente e nada tinha acontecido, fiz exatamente da mesma forma que havia fazendo, tudo certinho... e uma coisa dessas acontece? O que pode ter causado isso? Já mandei um RMA para a Thunder Power e estou aguardando o pronunciamento deles. Idem fiz a Venom Power pelo plug balanceador... tava usando o TP/FP... muito estranho.

Abraço,
Rodrigo

MensagemEnviado: Seg Set 20, 2010 6:19 pm 
[Moderador]

Possivelmente, um pequeno curto no cabo do balanceador rompeu uma solda interna do pack (que funciona como fusível). É abrir o pack e checar, e, se for esse mesmo o caso, refazer a solda.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas