HerrRoehrig escreveu:
Putz Warne, vc nem vai acreditar... cheguei agora em casa e fiz o teste de inverter os polos do balanceador... e deu certo, agora lê as três células... por um lado foi bom porque tirei uma dúvida da minha cabeça e por outro lado eu me ferrei porque gastei USD11,99 pelo conector correto... hehehehehehe Dá-lhe a lei de Murphy!!!!!!!
Bom, chequei as células e a primeira está em 4,20 e as outras em 4,17... mesmo assim terei que carregá-las em modo storage? Será que posso esperar mais um tempinho até elas abaixarem mais a voltagem? O modo storage compreende em deixar carregadas pela metade, ou seja 2,15V por célula, levando-se em consideração que meu pack é 4300maH?? Ou seria 5,5V no total porque o pack é 3S 11,1V??? Socorro!!!!!!!!
Pois é, a vida sem a lipo era bem mais fácil... só que lógico, depois que você sente o que as lipos podem entregar, nunca se quer voltar!!!!!! hehehehehe
Abraço,
Rodrigo
HerrRoehrig, vc comprou uma das melhores (se não a melhor) LIPO do mundo, então vai usar muito (500 ciclos), e não vai ter problema nenhum, já as LIpo's de marca mais fracas (100 ciclos), é só dor de cabeça!!
Eu sempre usei LIPO's nos aeromodelos, então me acostumei ao pouco peso e a alta descarga que elas proporcionam. Só que estou mudando para as LIFE A123, quem podem carregar praticamente direto na bateria do carro, e não tem a fragilidade da LIPO.
É o seguinte, podemos dizer que uma bateria de LIPO nunca perde carga (perde um pouco, quase não se percebe), então o modo storage é para sua segurança!!!A célula em modo storage deve ficar em 3,7 ou 3,8v por célula. O perigo de uma LIPO é a variação térmica sobre ela. Quando colocada sobre o calor ele tende a pegar carga! Deduzindo...ao guardar uma LIPO carregada até o talo (4,2v), pode haver uma variação de temperatura e ela pegar mais carga, causando o vazamento de seu conteudo e causando incêndio. Entendeu o motivo do storage!?
Uma LIPO pode descarregar até 3v por célula, mais que isso ela estraga. E pode carregar até 4,2v.
Você tem que configurar seu esc para corta em 3,2v, assim garante a proteção da LIPO.
Não sei qual modelo de TP vc comprou, mas imagino que possa carregar a 5C ou 10A, né isso!?
Seu pack é de 4300mAh, e não 4300maH!!hehe! Mas quantos C de descarga?
Abs
Warne