Camarada, o pack adequado para o combo é só uma parte da equação.
Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de qualidade como o Mamba Monster segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por vocês, usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo Mamba Monster no exemplo citado sejam realmente monstros, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece.
Acho pouco provável um lote inteiro com o mesmo problema, mesmo que tenham todos vocês pegado só packs do mesmo lote, mesmo que tenham comprados todos juntos no mesmo pacote, na mesma loja.
esanti escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Sobre LiPos incendiarem corriqueiramente aí em Campo Grande, gente, vocês estão fazendo alguma coisa errada com certeza. Devem estar usando um sistema mal-dimensionado (combos que puxam além da capacidade de descarga do pack), descarregando abaixo de 3V por célula ou carregando rápido demais. Mesmo packs que aceitam cargas maiores que 1C, deve-se evitar carregar assim, que os fabricantes mesmo já avisam que reduz drasticamente a vida útil.
Eu sou adepto de 1ª hora das LiPos nos autos, já as uso a anos, e posso afirmar categoricamente que elas são perfeitamente seguras, desde que respeitadas os seus limites de uso. Simplesmente nenhuma se incendiou ou algo parecido, e nunca vi isso acontecer com os packs dos meus colegas. Algumas já tiveram o seu invólucro perfurado em batidas, e nem sinal de incêndio. Mas pode acontecer, naturalmente, embora ela sai dando altos sinais que a coisa vai ficar preta antes de se incendiar.
Eu tenho uma LiPo ainda das primeiras que comprei anos atrás e ainda está usável, claro que já não segura a carga nominal, mas dá um bom caldo ainda, uso ela pra "aquecer", sentir o setup do carro e as condições do dia.
Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal.
Olá Helvio
Concordo com o que vc muito bem escreveu, as lipos são realmente seguras, tambem sou fã dessa tecnologia, quando falei das Turnigy podemos ter pego um lote defeituoso, porem as que incharam e pegaram fogo não estavam sendo usadas erradas, estavamos andando de off, com combos Mamba Monster, usavamos Turnigy 3S 5000mAh 30C ou seja (5.0A x 30C = 150A) consumo de pico MMM 120A ou seja era para ter uma margem porem a descarga dela não era real, provavelmente trabalham em de 10 a 15C real isso que estragou a bateria, descarga não homologada, foi isso o problema.
Abraços