RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 12, 2025 4:40 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 5:37 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

frassini escreveu:
fala pessoal, blz?

oi eu aqui de volta. o cara do 110v, lembram? pois e, consegui resusitar a bateria.
fiz como o colega explicou.
coloquei para carregar nimh com 200mah durante 15 minutos e ela voltou acima dos 3v por celula ai so foi carregar e usar. esta normal agora.

Que bom colega que consegui trazer de volta a vida sua LIPO!! Espero que tomada 110V nunca mais!HEhehehe
Abs
Warne

MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 8:17 pm 
[Moderador]

Camarada, o pack adequado para o combo é só uma parte da equação.
Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de qualidade como o Mamba Monster segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por vocês, usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo Mamba Monster no exemplo citado sejam realmente monstros, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece.
Acho pouco provável um lote inteiro com o mesmo problema, mesmo que tenham todos vocês pegado só packs do mesmo lote, mesmo que tenham comprados todos juntos no mesmo pacote, na mesma loja.

esanti escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Sobre LiPos incendiarem corriqueiramente aí em Campo Grande, gente, vocês estão fazendo alguma coisa errada com certeza. Devem estar usando um sistema mal-dimensionado (combos que puxam além da capacidade de descarga do pack), descarregando abaixo de 3V por célula ou carregando rápido demais. Mesmo packs que aceitam cargas maiores que 1C, deve-se evitar carregar assim, que os fabricantes mesmo já avisam que reduz drasticamente a vida útil.
Eu sou adepto de 1ª hora das LiPos nos autos, já as uso a anos, e posso afirmar categoricamente que elas são perfeitamente seguras, desde que respeitadas os seus limites de uso. Simplesmente nenhuma se incendiou ou algo parecido, e nunca vi isso acontecer com os packs dos meus colegas. Algumas já tiveram o seu invólucro perfurado em batidas, e nem sinal de incêndio. Mas pode acontecer, naturalmente, embora ela sai dando altos sinais que a coisa vai ficar preta antes de se incendiar.
Eu tenho uma LiPo ainda das primeiras que comprei anos atrás e ainda está usável, claro que já não segura a carga nominal, mas dá um bom caldo ainda, uso ela pra "aquecer", sentir o setup do carro e as condições do dia.
Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal.

Olá Helvio

Concordo com o que vc muito bem escreveu, as lipos são realmente seguras, tambem sou fã dessa tecnologia, quando falei das Turnigy podemos ter pego um lote defeituoso, porem as que incharam e pegaram fogo não estavam sendo usadas erradas, estavamos andando de off, com combos Mamba Monster, usavamos Turnigy 3S 5000mAh 30C ou seja (5.0A x 30C = 150A) consumo de pico MMM 120A ou seja era para ter uma margem porem a descarga dela não era real, provavelmente trabalham em de 10 a 15C real isso que estragou a bateria, descarga não homologada, foi isso o problema.

Abraços

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Set 05, 2010 10:56 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Galera, alguém tem aquelas baterias lipo da venom ?
Eu encomendei essa:
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XTET3&P=ML
Eu acho que ela não é hardcase, alguém aqui usa ou já usou elas ?Elas estragam muito fácil ?Esse kit de conectores encaixa bem com o deans original ?
Valeu :wink:

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 9:16 am 
Novo no Fórum

Aei pessoa blz! Tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda da galera do forum. Fui a uma loja de hobbies pra comprar umas lipos , eu queria duas lipo 3s 20c 4000mah mas a que ele tinha era 4s 20c 4000mah. Então o vendedor me disse que poderia desmontar os pack 4s para fazer dois de 3s e um 2s. Agora minha duvida sera que posso confiar nessa bateria refeita na loja?
Alguem ai ja vez isso ou tem conhecimento sobre o asunto pra me dar uma dica se compro ou não essas baterias.As celulas são da marca flithmax. A loja e bem respeitada aqui em BH.
Desde ja agradeço quem puder me ajudar pois to precisando das baterias.
Obrigado.

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 9:56 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Merlin carter escreveu:
Aei pessoa blz! Tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda da galera do forum. Fui a uma loja de hobbies pra comprar umas lipos , eu queria duas lipo 3s 20c 4000mah mas a que ele tinha era 4s 20c 4000mah. Então o vendedor me disse que poderia desmontar os pack 4s para fazer dois de 3s e um 2s. Agora minha duvida sera que posso confiar nessa bateria refeita na loja?
Alguem ai ja vez isso ou tem conhecimento sobre o asunto pra me dar uma dica se compro ou não essas baterias.As celulas são da marca flithmax. A loja e bem respeitada aqui em BH.
Desde ja agradeço quem puder me ajudar pois to precisando das baterias.
Obrigado.

Eu já desmontei alguns pack's de bateria de LIPO, não há problemas quando se sabe o que se estar fazendo. Unido novas células de mesma marca e capacidade (mAh), não tem problema U É extremamente arriscado o procedimento!!
O maior problema é na hora de soldar as células, se deixar por muito tempo o ferro de solda na plaquinha da célula, vai causar o vazamento do seu conteúdo e causar incêndio!!! Certifique-se que o rapaz tem o acido para ajudar na hora da solda e que ele a faça rápido! Não esquecendo de colocar o novo cabo de balanceamento.
http://www.youtube.com/watch?v=-DcpANRF ... ature=fvwp

Abs
Warne

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 10:10 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

acho que estes videos de lipo pegando fogo deveriam ser proibidos.
até porque nestes videos os caras carregam muito alem da capacidade permitida.
ninguem é estupido o suficiente para carregar uma lipo com muita amperagem sabendo que ela nao aguenta.
a não ser que voce estaja com a camera apontada para lipo como este cara fez e queira fazer um video para ter acesso no youtube.

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 10:12 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu acho que ele ligou a bateria direto na tomada...

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 10:32 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Fabio_Floripa escreveu:
acho que estes videos de lipo pegando fogo deveriam ser proibidos.
até porque nestes videos os caras carregam muito alem da capacidade permitida.
ninguem é estupido o suficiente para carregar uma lipo com muita amperagem sabendo que ela nao aguenta.
a não ser que voce estaja com a camera apontada para lipo como este cara fez e queira fazer um video para ter acesso no youtube.

Fábio vc tem que entender que a LIPO quando carregada sem monitoramento acaba nisso ai!! Como mostra o vídeo!!
Os carregadores de LIPO muitas vezes não reconhecem que a LIPO já completou a carga e continua a mandar energia!! Um colega do e-voo perdeu toda sua oficina de aeromodelos (carregador, aeromodelos pronto pra voar, materiais de construção, radio...), devido a isso.
Comprou duas baterias dessas azuis e deixou uma carregando...saiu da oficina por alguns minutos...o resultado foi quase toda casa incendiada.
Com ajuda do pessoal da sua região ele esta montando novamente sua oficina. Vou pegar o tópico e passar pra vcs comprovarem o falo.
Abs
Warne

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 10:47 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Olha o tópico que falei: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=92788
Isso é pra quem acha que tem uma pilhinha qualquer em casa.
Abs
Warne

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 11:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

warne escreveu:
Abs
Warne

bom, nao vou dizer que nunca pode acontecer. nunca se sabe.
mas em nenhum momento ele falou quantos A ele carregou a lipo 1300mah
se vc conhece ele sabe como ele carregou?
ele so comenta que carregou com pressa pois um cliente queria usar.
bom, nestes casos sempre existe o lipo safe/lipo bag

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 11:33 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Fabio_Floripa escreveu:
warne escreveu:
Abs
Warne

bom, nao vou dizer que nunca pode acontecer. nunca se sabe.
mas em nenhum momento ele falou quantos A ele carregou a lipo 1300mah
se vc conhece ele sabe como ele carregou?
ele so comenta que carregou com pressa pois um cliente queria usar.
bom, nestes casos sempre existe o lipo safe/lipo bag

Como ele é experiente acho que não passou do limite para carregar.
Eu ganhei uma LIPO 3s de 2200 mAh de um amigo, pois estava com uma célula morta, não conhecia a bateria, sei que tinha um especie de boi como logotipo. Retirei a célula morta e carreguei normalmente. No dia seguinte usei no meu mini inferno, ela ficou morna, normal do uso, a noite fui carregar e pra minha surpresa quando as duas células chegaram a 4,2v, uma deles ficou oscilando, deixei mais 5 minutos e continuava oscilando e pegando carga, então, desliguei o carregador (acuccell), e percebi que uma célula estava quente. Guardei a bateria na lata, como sempre fiz e depois de dois dias foi pegar a bateria...olha como ela estava:
Imagem
Se deixo ela carregando sozinha, teria pegado fogo na boa!!
Agora uma coisa eu falo: Bateria de marca ruim não pega fogo se furada, peguei essa célula estufada, estava completamente carrega e furei...nada de pegar fogo...queria tanto vê o fogo!!hehe! Tenho o vídeo dessa arte, depois baixo no YT e posto aqui.
O ruim do LIPo Safe pra quem voa de aeromodelo e a diversidade de baterias com mAh diverentes (800, 1000, 1300, 1800, 2200...), ai ninguém pensa em toda vez que vai carregar uma bateria em configurar esse danado.
Abs
Warne

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 12:31 pm 
Novo no Fórum

Obrigado pelas informaçoes.Vou comprar as lipos e ver no que vai dar , tomara que elas fiquem bem montadas.
Obrigado

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 2:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu sempre carrego minha lipo com 0,5C não mais do que isso...

MensagemEnviado: Ter Set 07, 2010 9:14 pm 
[Moderador]

Só pra constar, e pra ver que LiPo é da pesada...
Eu tinha umas células aqui soltas, que eram de packs véios e tal (sempre desmonto, carrego e qualifico os packs véios, que podem ser bombril - mil e uma utilidades). Tinha um aqui que achei 3200 mHa, deveria ser 4000 originalmente (são vários aqui).
Peguei ele pra atender um discman (é meus jóvens, CD's! Pré-Ipod...). Bem, instalei no discman, usei muuuito com uma carga só, e larguei num canto. Hoje resolvi ouvir meus CD's de novo (Greenjely, pra quem curte), e achei o discman com o pack inchadão (ele deve puxar alguma coisinha, e zerou o pack).
Buenas, ele parecia um balão. e botei ele pra carregar em modo LiPo , lógico que não entrou, estava abaixo de 3V. Fiz o velho esquema - carregar em modo NiMh pra chegar nos 3V - e depois botei no modo LiPo a 500mHa (.5A). E voltou pros 3100 agora (não existe almoço grátis, crianças...) e desinchou, voltou ao normal. Bem, voilá amiguinhos, meu discman tá a mil com LiPo. E sem explosões...
A propósito, meu IPod Nano funfa hoje com uma LiPo que tirei de um brinquedo.
E sem explodir...

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Set 07, 2010 9:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Kkkk, ontem mesmo revirando umas caixas achei um discman antigo, voce me fez lembrar agora.
Quando minha lipo ficar velha vou usar nele hehe :sleep:

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas