Caras, 110V AC pra "acordar" LiPo é simplesmente INSANIDADE! Não tentem seguir o exemplo do colega. Sobre LiPos incendiarem corriqueiramente aí em Campo Grande, gente, vocês estão fazendo alguma coisa errada com certeza. Devem estar usando um sistema mal-dimensionado (combos que puxam além da capacidade de descarga do pack), descarregando abaixo de 3V por célula ou carregando rápido demais. Mesmo packs que aceitam cargas maiores que 1C, deve-se evitar carregar assim, que os fabricantes mesmo já avisam que reduz drasticamente a vida útil. Eu sou adepto de 1ª hora das LiPos nos autos, já as uso a anos, e posso afirmar categoricamente que elas são perfeitamente seguras, desde que respeitadas os seus limites de uso. Simplesmente nenhuma se incendiou ou algo parecido, e nunca vi isso acontecer com os packs dos meus colegas. Algumas já tiveram o seu invólucro perfurado em batidas, e nem sinal de incêndio. Mas pode acontecer, naturalmente, embora ela sai dando altos sinais que a coisa vai ficar preta antes de se incendiar. Eu tenho uma LiPo ainda das primeiras que comprei anos atrás e ainda está usável, claro que já não segura a carga nominal, mas dá um bom caldo ainda, uso ela pra "aquecer", sentir o setup do carro e as condições do dia. Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal. Como tenho usado as LiPos já a alguns anos, alguma coisa aprendi na prática com elas. Então, tenho algumas dicas que podem ajudar a todos, vou listar algumas das minhas experiências. Não estressar as baterias é a melhor forma de prolongar sua vida útil. A primeira providência é aumentar a voltagem de cutoff, tenho usado 6,7V, sem uma diminuição perceptível de runtime; a idéia aqui é não chegar ao limite mínimo, dando uma boa margem de segurança pra elas. Mesmo usando o cutoff assim, elas sempre tem segurado carga acima do nominal. E terminam sem aquecer ou inchar ( o que acontecia com alguma frequência antes de adotar essa prática). Outra, que não é tão necessário, mas com certeza mal não faz, é carregar de 1/2 a 2/3 C. Carregar sem pressa, tenho observado que a vida útil melhorou bastante carregando assim. E não fez a menor diferença em punch, runtime (pelo menos na minha percepção) ou corrente que o pack segurou. Packs que ferraram uma célula, desmontem e separem as células boas, podem ser úteis quando o mesmo acontecer com outro pack de valores iguais. Já montei alguns packs assim, que uma célula se rompeu (sempre por batidas e tal), e juntei com outro que aconteceu o mesmo e voilá! Mais um pack pra brincar. Guardar na geladeira packs (tenho lido que tem gente que faz isso) não só é desnecessário (opinião minha, friso), mas acredito que pode ser até prejudicial, principalmente se for usar o pack gelado, já que se altera a impedãncia interna da célula, forçando ela a uma descarga além da capacidade para qual ela foi projetada. Sistemas elétricos tendem a funcionar melhor em baixas temperaturas, contudo, no caso dos packs, pode fazer até ele dar um punch mais forte, mas vai reduzir a vida útil dele - pelo menos esse é o meu raciocínio. Se adotam essa prática, pelo menos aguardem até o pack atingir a temperatura ambiente antes de usar. Acredito que variações de temperatura tão grandes assim podem facilitar o desenvolvimento de compostos intermetálicos dentro da célula (o que vai acontecer uma hora ou outra, independente da qualidade da célula, mas você pode tentar adiar esse processo). Variações grandes de temperatura são inimigos das células, sejam elas LiPo, Pb, NiMh ou NiCd. Não precisa usar o modo storage do carregador se não for usar o pack por menos de pelo menos um mês. A taxa de autodescarga em períodos assim é quase imperceptível, e se você fizer esse processo, digamos, semanalmente, pense que você vai fazer dois ciclos de carga para cada ciclo de descarga, no médio e longo prazo essa prática vai reduzir a vida útil. Use o modo storage só mesmo quando for ficar um longo período sem usar o pack. Esse eu aprendi na prática, fiz assim de experiência mesmo, com um pack guardando em storage, e outro guardava carregada, packs iguais, e percebi uma sensível redução na vida útil do pack que usava o modo storage sempre. Friso que (quase) tudo isso são dados empíricos, baseados na percepção de uso, junto com leituras de informações achadas aqui e acolá por fóruns por aí, como o RCTech e o Big Squid RC, ótimos fóruns gringos. Mas não afirmo que são verdades absolutas, posso estar errado em alguma coisa. Gostaria de saber as percepções de outros sobre as LiPo, principalmente da turma que já as usa a algum tempo (Aldo, cadê você meu fio?), e sob quais regimes utilizam suas LiPos.
_________________ * Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550
* Rádio JR R1 & módulo Spektrum
|