RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 10:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 4:09 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

frassini escreveu:
fala pessoal, beleza?

alguem sabe o que aconteceu?
minha bateria 2s 5800 da turnigy, quando coloco para carregar o carregador mostra " ". o que eu fiz : dei um tranco nela na tomada., e mesmo assim nao voltou.

sera que a bateria foi pro saco? :rip:

Caraca, colocou na tomada!? Isso é muito perigoso amigo, sua vida vale mais...
Vc verificou a voltagem de cada celula? Tem alguma estufada?
Abs
Warne

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 4:16 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Isso justamente tranco no 110 volts pra ver se ela voltava do infarto mas não deu certo , só o dijuntor de casa que caiu rsrssrsrsrrssrssr :putz:

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 4:17 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

A bateria esta normal nada estufado nada de nada apenas não carrega .......... :blink:

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 6:23 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

rapaz, tu é meio perigoso heim.
voce deve dar graças a Deus do disjuntor ter desarmado antes que a lipo resolvesse desarmar rs.
é HARDCASE? se for ela pode estar estufada e tu nem ve.
usa um multimetro e ve quanto tem de tensao em cada celula.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 7:29 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Rapaz, já vi o pessoal ressuscitar LIPO usando carregador simples de NI-MH, mais isso com carga bem lenta...de 200mAh e acompanhando com um multimetro, e mesmo assim era muito criticado por quem entende do assunto. Uma LIPO não explode, mas no seu caso, a 110v...creio eu que ela iria explodir em segundos!!! Sorte que vc tem um anjo da guarda muito bom!!rs
Essa marca de bateria não é boa, se tiver sorte de pegar um lote bom, da pra usar bem, senão...é lixo.
Se vc falou que ela não ta estufada e nem houve perfuração, então, pode ser alguma solda fria.
Eu acredito que vc deixou ela baixar dos 3v por célula, por conseqüência a celula deve ter inchado e depois voltou ao normal.
Abs
Warne
O heli do Alex lenhou, dá uma olhada nas LIPOS dele soltando vapor e pegando fogo depois da queda:
http://www.youtube.com/watch?v=vaWVovBHcTc

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 8:23 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

frassini escreveu:
fala pessoal, beleza?

minha bateria 2s 5800 da turnigy, quando coloco para carregar o carregador mostra " low voltage ". o que eu fiz : dei um tranco nela na tomada., e mesmo assim nao voltou.

E aí Frassini, td blza ?

Cara, eu não tenho mta experiência com lipo, mas esse low voltage aí, não eh uma msg de erro do carregador referente a tensão de entrada de alimentação do carregador ??
De qualquer forma mede as células da bateria e da uma checada na situação atual pós 110v.

Só por curiosidade, qual o seu carregador ?

Abraços !!

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 9:18 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Grade 0_o escreveu:
frassini escreveu:
fala pessoal, beleza?

minha bateria 2s 5800 da turnigy, quando coloco para carregar o carregador mostra " low voltage ". o que eu fiz : dei um tranco nela na tomada., e mesmo assim nao voltou.

E aí Frassini, td blza ?

Cara, eu não tenho mta experiência com lipo, mas esse low voltage aí, não eh uma msg de erro do carregador referente a tensão de entrada de alimentação do carregador ??
De qualquer forma mede as células da bateria e da uma checada na situação atual pós 110v.

Só por curiosidade, qual o seu carregador ?

Abraços !!

fala ai blz?
cara o carregador e a fonte estao normal pois tenho alem desta 2s tenho mais uma 2s igual e uma 3s e carregam normal. uma das celulas esta com 1,92 e a outra esta com 2,29.
o meu carregador e um imax b6.

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 10:50 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Warne, voce disse que lipo nao explode? lipo explode sim, é só furar que voce vai ver, tem video no youtube.

esse valor ta viajante, nao deveria estar com menos de 3v em nenhuma das celulas, como disseram, ja que voce tentou o mais impossivel, carregar em AC, tenta carregar ate 3v cada celula no modo nimh do imax.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 11:29 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Opa, blza.

Huun, entendi. Bom, se vc tem mais 2 baterias e ambas funcionam, então a gente descarta mesmo as outras possibilidades.

Cara, se baixou de 3v mesmo alguma célula, e nesse caso foram as duas, eu não sei nem te dizer se tem como voltar. Vou parar por aqui e esperar a galera do mal de plantão, blza ?

Boa sorte aí e que dê tudo certo.

Abraços !

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Seg Jul 05, 2010 12:16 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Cara uma opinião, toma cuidado com as baterias turnigy, todas daqui de campo grande incendiaram, como suas celulas baixaram de 3v, provavelmente suas baterias estragaram mesmo, quanto as lipos explodirem, Lipo NÃO EXPLODEM, elas incendeiam, ou seja não tem onda de choque ou explosão o que tem é um fogo muito forte constante e continuo.

Ahh aqui em Campo Grande, já extragou 6 baterias turnigy sendo que 2 estava tão inchada que nois mesmo furamos só pra fazer video !!! kkk

Personal album

MensagemEnviado: Seg Jul 05, 2010 2:23 am 
[Moderador]

Caras, 110V AC pra "acordar" LiPo é simplesmente INSANIDADE! Não tentem seguir o exemplo do colega.
Sobre LiPos incendiarem corriqueiramente aí em Campo Grande, gente, vocês estão fazendo alguma coisa errada com certeza. Devem estar usando um sistema mal-dimensionado (combos que puxam além da capacidade de descarga do pack), descarregando abaixo de 3V por célula ou carregando rápido demais. Mesmo packs que aceitam cargas maiores que 1C, deve-se evitar carregar assim, que os fabricantes mesmo já avisam que reduz drasticamente a vida útil.
Eu sou adepto de 1ª hora das LiPos nos autos, já as uso a anos, e posso afirmar categoricamente que elas são perfeitamente seguras, desde que respeitadas os seus limites de uso. Simplesmente nenhuma se incendiou ou algo parecido, e nunca vi isso acontecer com os packs dos meus colegas. Algumas já tiveram o seu invólucro perfurado em batidas, e nem sinal de incêndio. Mas pode acontecer, naturalmente, embora ela sai dando altos sinais que a coisa vai ficar preta antes de se incendiar.
Eu tenho uma LiPo ainda das primeiras que comprei anos atrás e ainda está usável, claro que já não segura a carga nominal, mas dá um bom caldo ainda, uso ela pra "aquecer", sentir o setup do carro e as condições do dia.
Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal.
Como tenho usado as LiPos já a alguns anos, alguma coisa aprendi na prática com elas. Então, tenho algumas dicas que podem ajudar a todos, vou listar algumas das minhas experiências.
Não estressar as baterias é a melhor forma de prolongar sua vida útil. A primeira providência é aumentar a voltagem de cutoff, tenho usado 6,7V, sem uma diminuição perceptível de runtime; a idéia aqui é não chegar ao limite mínimo, dando uma boa margem de segurança pra elas. Mesmo usando o cutoff assim, elas sempre tem segurado carga acima do nominal. E terminam sem aquecer ou inchar ( o que acontecia com alguma frequência antes de adotar essa prática).
Outra, que não é tão necessário, mas com certeza mal não faz, é carregar de 1/2 a 2/3 C. Carregar sem pressa, tenho observado que a vida útil melhorou bastante carregando assim. E não fez a menor diferença em punch, runtime (pelo menos na minha percepção) ou corrente que o pack segurou.
Packs que ferraram uma célula, desmontem e separem as células boas, podem ser úteis quando o mesmo acontecer com outro pack de valores iguais. Já montei alguns packs assim, que uma célula se rompeu (sempre por batidas e tal), e juntei com outro que aconteceu o mesmo e voilá! Mais um pack pra brincar.
Guardar na geladeira packs (tenho lido que tem gente que faz isso) não só é desnecessário (opinião minha, friso), mas acredito que pode ser até prejudicial, principalmente se for usar o pack gelado, já que se altera a impedãncia interna da célula, forçando ela a uma descarga além da capacidade para qual ela foi projetada. Sistemas elétricos tendem a funcionar melhor em baixas temperaturas, contudo, no caso dos packs, pode fazer até ele dar um punch mais forte, mas vai reduzir a vida útil dele - pelo menos esse é o meu raciocínio. Se adotam essa prática, pelo menos aguardem até o pack atingir a temperatura ambiente antes de usar. Acredito que variações de temperatura tão grandes assim podem facilitar o desenvolvimento de compostos intermetálicos dentro da célula (o que vai acontecer uma hora ou outra, independente da qualidade da célula, mas você pode tentar adiar esse processo). Variações grandes de temperatura são inimigos das células, sejam elas LiPo, Pb, NiMh ou NiCd.
Não precisa usar o modo storage do carregador se não for usar o pack por menos de pelo menos um mês. A taxa de autodescarga em períodos assim é quase imperceptível, e se você fizer esse processo, digamos, semanalmente, pense que você vai fazer dois ciclos de carga para cada ciclo de descarga, no médio e longo prazo essa prática vai reduzir a vida útil. Use o modo storage só mesmo quando for ficar um longo período sem usar o pack. Esse eu aprendi na prática, fiz assim de experiência mesmo, com um pack guardando em storage, e outro guardava carregada, packs iguais, e percebi uma sensível redução na vida útil do pack que usava o modo storage sempre.
Friso que (quase) tudo isso são dados empíricos, baseados na percepção de uso, junto com leituras de informações achadas aqui e acolá por fóruns por aí, como o RCTech e o Big Squid RC, ótimos fóruns gringos. Mas não afirmo que são verdades absolutas, posso estar errado em alguma coisa. Gostaria de saber as percepções de outros sobre as LiPo, principalmente da turma que já as usa a algum tempo (Aldo, cadê você meu fio?), e sob quais regimes utilizam suas LiPos.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Seg Jul 05, 2010 7:30 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Eu ja perdi muita lipo.... por causa de um ESC da losi xcelorin.
Depois que mudei pra tekin e mamba, nunca mais!

MensagemEnviado: Seg Jul 05, 2010 8:14 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Helvio Lagares concordo com tudo que vc falou, só acho que é importante ressaltar para os usuários que querem aproveitar celulas retiradas de packs estragados a seguinte informação:
Só se deve montar packs se souber o que estar fazendo, muito calor na placa de alumínio (polo), pode causar vazamento e conseqüentemente incêndio!!!
Só se pode juntar células de mesma capacidade de carga ou mAh:
ex:.
3000mAh + 2500 mAh (errado);
3000mAh + 3000mAh (certo).
Abs
Warne

MensagemEnviado: Seg Jul 05, 2010 9:27 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Helvio Lagares escreveu:
Caras, 110V AC pra "acordar" LiPo é simplesmente INSANIDADE! Não tentem seguir o exemplo do colega.
Sobre LiPos incendiarem corriqueiramente aí em Campo Grande, gente, vocês estão fazendo alguma coisa errada com certeza. Devem estar usando um sistema mal-dimensionado (combos que puxam além da capacidade de descarga do pack), descarregando abaixo de 3V por célula ou carregando rápido demais. Mesmo packs que aceitam cargas maiores que 1C, deve-se evitar carregar assim, que os fabricantes mesmo já avisam que reduz drasticamente a vida útil.
Eu sou adepto de 1ª hora das LiPos nos autos, já as uso a anos, e posso afirmar categoricamente que elas são perfeitamente seguras, desde que respeitadas os seus limites de uso. Simplesmente nenhuma se incendiou ou algo parecido, e nunca vi isso acontecer com os packs dos meus colegas. Algumas já tiveram o seu invólucro perfurado em batidas, e nem sinal de incêndio. Mas pode acontecer, naturalmente, embora ela sai dando altos sinais que a coisa vai ficar preta antes de se incendiar.
Eu tenho uma LiPo ainda das primeiras que comprei anos atrás e ainda está usável, claro que já não segura a carga nominal, mas dá um bom caldo ainda, uso ela pra "aquecer", sentir o setup do carro e as condições do dia.
Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal.
Como tenho usado as LiPos já a alguns anos, alguma coisa aprendi na prática com elas. Então, tenho algumas dicas que podem ajudar a todos, vou listar algumas das minhas experiências.
Não estressar as baterias é a melhor forma de prolongar sua vida útil. A primeira providência é aumentar a voltagem de cutoff, tenho usado 6,7V, sem uma diminuição perceptível de runtime; a idéia aqui é não chegar ao limite mínimo, dando uma boa margem de segurança pra elas. Mesmo usando o cutoff assim, elas sempre tem segurado carga acima do nominal. E terminam sem aquecer ou inchar ( o que acontecia com alguma frequência antes de adotar essa prática).
Outra, que não é tão necessário, mas com certeza mal não faz, é carregar de 1/2 a 2/3 C. Carregar sem pressa, tenho observado que a vida útil melhorou bastante carregando assim. E não fez a menor diferença em punch, runtime (pelo menos na minha percepção) ou corrente que o pack segurou.
Packs que ferraram uma célula, desmontem e separem as células boas, podem ser úteis quando o mesmo acontecer com outro pack de valores iguais. Já montei alguns packs assim, que uma célula se rompeu (sempre por batidas e tal), e juntei com outro que aconteceu o mesmo e voilá! Mais um pack pra brincar.
Guardar na geladeira packs (tenho lido que tem gente que faz isso) não só é desnecessário (opinião minha, friso), mas acredito que pode ser até prejudicial, principalmente se for usar o pack gelado, já que se altera a impedãncia interna da célula, forçando ela a uma descarga além da capacidade para qual ela foi projetada. Sistemas elétricos tendem a funcionar melhor em baixas temperaturas, contudo, no caso dos packs, pode fazer até ele dar um punch mais forte, mas vai reduzir a vida útil dele - pelo menos esse é o meu raciocínio. Se adotam essa prática, pelo menos aguardem até o pack atingir a temperatura ambiente antes de usar. Acredito que variações de temperatura tão grandes assim podem facilitar o desenvolvimento de compostos intermetálicos dentro da célula (o que vai acontecer uma hora ou outra, independente da qualidade da célula, mas você pode tentar adiar esse processo). Variações grandes de temperatura são inimigos das células, sejam elas LiPo, Pb, NiMh ou NiCd.
Não precisa usar o modo storage do carregador se não for usar o pack por menos de pelo menos um mês. A taxa de autodescarga em períodos assim é quase imperceptível, e se você fizer esse processo, digamos, semanalmente, pense que você vai fazer dois ciclos de carga para cada ciclo de descarga, no médio e longo prazo essa prática vai reduzir a vida útil. Use o modo storage só mesmo quando for ficar um longo período sem usar o pack. Esse eu aprendi na prática, fiz assim de experiência mesmo, com um pack guardando em storage, e outro guardava carregada, packs iguais, e percebi uma sensível redução na vida útil do pack que usava o modo storage sempre.
Friso que (quase) tudo isso são dados empíricos, baseados na percepção de uso, junto com leituras de informações achadas aqui e acolá por fóruns por aí, como o RCTech e o Big Squid RC, ótimos fóruns gringos. Mas não afirmo que são verdades absolutas, posso estar errado em alguma coisa. Gostaria de saber as percepções de outros sobre as LiPo, principalmente da turma que já as usa a algum tempo (Aldo, cadê você meu fio?), e sob quais regimes utilizam suas LiPos.

Olá Helvio

Concordo com o que vc muito bem escreveu, as lipos são realmente seguras, tambem sou fã dessa tecnologia, quando falei das Turnigy podemos ter pego um lote defeituoso, porem as que incharam e pegaram fogo não estavam sendo usadas erradas, estavamos andando de off, com combos Mamba Monster, usavamos Turnigy 3S 5000mAh 30C ou seja (5.0A x 30C = 150A) consumo de pico MMM 120A ou seja era para ter uma margem porem a descarga dela não era real, provavelmente trabalham em de 10 a 15C real isso que estragou a bateria, descarga não homologada, foi isso o problema.

Abraços

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 1:11 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

fala pessoal, blz?

oi eu aqui de volta. o cara do 110v, lembram? pois e, consegui resusitar a bateria.
fiz como o colega explicou.
coloquei para carregar nimh com 200mah durante 15 minutos e ela voltou acima dos 3v por celula ai so foi carregar e usar. esta normal agora.

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas