RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 7:19 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Abr 07, 2010 11:13 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

olha so esse esquema, não sei se isso realmente tem algum dado cientifico rsrsrs mas funcionou comigo

quando comprei 2 bateria novas turnigy 5000 40c o camarada que me vendeu me passou a seguinte receita, como essas baterias turnigy, flightmax, ecpower e etc não são consideradas baterias top faça o seguinte.

isso ele me que disse:

coloque para carregar por 5 minutos a 1c depois retire do carregador e ande por 5 minutos sem color o dedo, ai depois coloque para carregar por 10 minutos a 1c e coloque no carro e ande por 10 minutos e assim sucessivamente aumentado 5 minutos de carga e descarga, e ate hoje minhas bateras estão como novas fininhas, com 20 ciclos cada.

quando ele me falou isso pensei que isso nao funcionava, que era conversinha, mas fiz isso pq ele me pediu falando que se não fizesse eles iam inchar nem que sejam pouca coisa.

abraço

MensagemEnviado: Qua Abr 07, 2010 11:19 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pô, legal, não custa tentar.

Agora, no caso de baterias que já incharam, será que adianta alguma coisa?

MensagemEnviado: Qua Abr 07, 2010 11:22 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

ai vc me pegou rsrss depois de inchadas não sei se resolve mas eu vi um topico aqui so não lembro onde que falam justamente de como desinchar uma lipo, vou ver se acho.

abs

MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 8:17 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

ruben escreveu:
ai vc me pegou rsrss depois de inchadas não sei se resolve mas eu vi um topico aqui so não lembro onde que falam justamente de como desinchar uma lipo, vou ver se acho.

abs

Lipo estufou, já era, perde a capacidade de armazenamento!!! Você pode até comprimir as celulas com alguma liga de dinheiro ou fita durex e continuar usando, mas não vai render a mesma coisa de antes.
Abs

Warne

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 7:48 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

No caso, uso pack de 5s, formado com uma bateria de 3s + bateria de 2s. Só a de 2s inchou e continua inchando. Será que assim, ela vai acabar forçando a de 3s?

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 8:19 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

mdias escreveu:
No caso, uso pack de 5s, formado com uma bateria de 3s + bateria de 2s. Só a de 2s inchou e continua inchando. Será que assim, ela vai acabar forçando a de 3s?

Amigo as bateria são da mesma mAh? Tem mesmo C de descarga? Pergunto por achar que vc pode ter estragado o seu pack 2s, por se tratar de baterias diferentes. Não acho que deva usar as bateria estufadas!! No momento que o esc fizer o corte de segurança o seu park 3s vai esta ainda com muito carga.
Abs

Warne

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 10:35 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Sim, os packs são de 5000 mAh 20c, 1 bateria de 3s e uma de 2s. No caso, o ESC tem cut-off programável pra 3 a 6s e a função auto, que corta baseado na quantidade de células.

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 11:09 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

mdias escreveu:
Sim, os packs são de 5000 mAh 20c, 1 bateria de 3s e uma de 2s. No caso, o ESC tem cut-off programável pra 3 a 6s e a função auto, que corta baseado na quantidade de células.

Pelo que vc falou, só vai deixar de usar plenamente a sua bateria 3s, mas não vai estragar-la, já que as LIPOs não tem efeito memória!! Isso carregando elas separadamente.
Imagino que ficar assim, quando o esc cortar, a bateria 2s vai ter chegado a 3,1v por célula (talvez vc não consiga vê esse valor real, já que ao medir ela vai marcar uns 3,6), e a sua 3s que estar normal vai marcar real uns 3,7 ou 3,8v por célula. Chutando...vai usar 50% dela!!
Abs

Warne

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 11:44 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

na verdade nao tem nada a ver, se ambas sao 5000mah, descarregam iguais, só por ser 3S ela vai descarregar menos? a diferencia de 3S 5000mah e 2S 5000mah é a tensão, a corrente é a mesma, ambas descarregam 5000mah.

nao tem explicação pra ter inxado apenas a de 2S, pode ter sido azar.

e outra, ESC nao monitora celula por celula de uma bateria, portanto, usando baterias de corrente diferente, ai sim voce estraga a de valor mais baixo, porque ela descarregaria a menos de 3v celula, porque a tensao seria compensada pelas celulas que ainda estao carregadas na bateria de maior capacidade.

ou seja, pra ter inxado apenas a 2S, ou ela é diferente em relacao ao "mAH" ou ela é diferente em relacao a capacidade de descarga, ex: 5000mah 20C e seu monitor puxa 120A.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 12:33 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

É, pode ser sim... como as baterias vieram em lotes diferentes, estou desconfiado de ser problemas nas 2s mesmo.

Uma vez fiz um teste, juntando ambas em um pack de 4s. O carro ficou fraco, e elas incharam muito... o jeito é terminar de acabar com elas....

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 12:42 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

gil escreveu:
na verdade nao tem nada a ver, se ambas sao 5000mah, descarregam iguais, só por ser 3S ela vai descarregar menos? a diferencia de 3S 5000mah e 2S 5000mah é a tensão, a corrente é a mesma, ambas descarregam 5000mah.

nao tem explicação pra ter inxado apenas a de 2S, pode ter sido azar.

Ele perguntou se tinha algum problema em usar a bateria 2s estufada com a 3s normal.
Se ambas estivessem ok, descarregariam até os 3,1v normalmente, caso uma célula das células dos dois parks estiver com problema a coisa muda de figura. Que no caso tem duas inchadas!!

Abs

Warne

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 2:48 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 0
Pessoal andei estudando bastante sobre Lipos e gostaria de compartilhar o que li sobre elas para talvez ajudar...

Elas incham quando sofrem algum stress em sua reação química interna (produtora de eletricidade) do tipo baixa demais, quente demais ou alta demais. Misturar baterias para formar 4S, 5S ou 6S é arriscado porque nem sempre nossos ESC's são tão inteligentes assim e acabam consumindo de forma irregular uma ou outra bateria, e daí caímos no stress por baixa voltagem. O ideal seria sempre utilizar 1 pack só com os "S" que se precisa, para evitar esta descompensação. Ou no máximo utilizar balanceado, do tipo 3+3 ou 2+2 pois fica mais fácil do ESC entender entrando Tensão igual dos 2 lados (é só mais fácil, não mais seguro).

Retornar baterias que já incharam ao normal é praticamente impossível (experiência própria) pois se cria uma espécie de cicatriz interna na bateria, e não se regenera totalmente. Dá pra usar a capacidade restante sim, mas nunca será a mesma.

Depois que as entendi melhor, utilizo a seguinte formula de manutenção: Carrego sempre á 0.5C balanceando (imprescindível) e utilizo normalmente com o Cut off do ESC. Quando chego em casa, carrego todas novamente até atingirem 3.9v por célula (balanceando) e as guardo para o próximo fim de semana. Estão todas pegando a carga nominal, com a durabilidade excelente e nada de inchaço. Todas com mais de 30 ciclos e utilizadas com motores bem fortes (6000kv, 4300kv).

Fica aí minha experiência, tem dado certo. Espero ter contribuído!! :drinks:

LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 4:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
allex2000 escreveu:
Depois que as entendi melhor, utilizo a seguinte formula de manutenção: Carrego sempre á 0.5C balanceando (imprescindível) e utilizo normalmente com o Cut off do ESC. Quando chego em casa, carrego todas novamente até atingirem 3.9v por célula (balanceando) e as guardo para o próximo fim de semana.

Gostei dessa forma de manutenção!!

Vou tentar usar o mesmo!! :drinks: :drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 4:44 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

só pra constar, embora falem para carregar balanceando, eu faço isso 1x a cada 5 voos ou quando as celulas estiverem realmente desbalanceadas. quando se carrega balanceando, ela nao carrega toda a capacidade possivel, embora o carregador entenda que sim.

e outra, nunca confio no cut-off, como eu falo em todo tópico sobre lipos, ele nao é confiavel, se uma celula desbalancear muito, ela fica com menos de 2,8v e a outra com 3,5 por exemplo, o ESC nao entende isso e continua a sugar a bateria, afinal, a bateria esta com 6,3, ele entende que esta com 3,15 em cada celula, mesmo com aquela celula indo pro espaço.

sempre utilizo aquele monitor de bateria q mede celula por celula da china mesmo, é confiavel e muito simples, utilizo eles ate nos avioes, onde nao deixo a bateria passar de 3,6v por celula por questao de segurança, nos autos entao, onde a mediçao é muito mais facil, deixo descarregar a uns 3,2.

mas vale lembrar que quanto menos se descarrega e carrega uma bateria, maior sera a vida util dela.

e quanto a carga, depende da bateria, na maioria das vezes carrego a 0.7C totalmente, só carrego metade se for ficar sem usar mais de uma semana.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 4:57 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 0
Arriscar carregar sem balancear é como encher um tanque de gasolina sem que a bomba tenha o sensor de cheio....vai transbordar!!!!!.....a única vez que estufou uma bateria minha e que me fez ler incansavelmente sobre elas foi quando carreguei sem balancear, 1 célula ultrapassou os 4.2v e SHAZAM, começou a estufar. Depois disso, mantenho-as sobre controle e NUNCA mais tive problema.

Não vejo nenhum motivo para o carregador não completar as baterias balanceando, mesmo porque ele demonstra a voltagem de cada célula até a finalização. Já carreguei das duas formas e o runtime foi o mesmo. Os carregadores inteligentes são os mais indicados, pois possuem voltimetros imbutidos e demonstram no LCD. Balanceadores externos não possuem esta opção. O cut-off dos ESC tende a falhar mais justamente quando as celulas estão desbalanceadas, pois uma mais baixa que a outra somando 6.2v ainda funciona (ex.: 2.5v e 3.7v). Mas se estiverem sempre balanceadas, torna mais dificil de acontecer, pois havaera mais equilibrio de voltagem do que no exemplo.

LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas