RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 15, 2025 8:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 7:59 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Germano escreveu:
Masiato escreveu:
E na escala 1/10, 100gr equivalem a 1000Kg na 1/1.
Essa é outra grande vantagem das baterias de Lipo!

Acho q vc quis dizer q 100gr equivalem a 1000gr=1kg na escala 1/1.

valeu

Acho que os dois fizeram os calculos meio errados .
Como os 1/10 são 10x mais finos , 10x mais baixos e 10x mais curtos , é preciso de mil 1/10 para ocupar o espaço de um 1/1 , logo o volume e peso de um 1/10 é 1000 vezes menor que em 1/1.
Então 100g em um 1/10 são 100kg num carro real , 200g são 200kg e assim por diante.

Agora uma pergunta :
minha lipo parece estar levemente estufada , se eu aperto ela a capa afunda cerca de 1mm até chegar a uma parte dura , isso é normal ?

Minha lipo sempre fica gelada durante a carga , a depois de abusar dela no rc ela fica parecendo que saiu do bolso , um pouco morninha.

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 8:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Masiato escreveu:
E um detalhe não menos importante, mas que nenhum dos amigos atentou, é que uma lipo
pesa pouco mais da METADE de uma NiMh de capacidade aproximada.
E na escala 1/10, 100gr equivalem a 1000Kg na 1/1.
Essa é outra grande vantagem das baterias de Lipo!

Não sei qual a vantagem de ser mais leve...rs
Precisei colocar 155g de lastro na minha LRP5300 pra deixar o carro dentro do regulamento...rs

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:02 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
alekimura escreveu:
Precisei colocar 155g de lastro na minha LRP5300 pra deixar o carro dentro do regulamento...rs

Mas isso com vai acabar mundando, vai ver.

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
alekimura escreveu:

valeu

Se mudar, só vai ter carro desbalanceado correndo, motores BL pesam muito, se com 5 celulas nos campeonatos de Modified eles já passam o receptor pro lado da bateria, como vão fazer isso com LiPo?

Todos os campeonatos que usam 6 celulas NiMH o máximo de motor que eles usam é 4.0, com lipo vão usar oque? 5.5?

Acho que demora pelo menos mais 2 anos pros regulamentos mudarem, só Roar aprovou, e tem peso Minimo, EFRA e IFMAR só vão andar de lipo provavelmente em 2010.

MensagemEnviado: Qui Mar 05, 2009 9:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
alekimura escreveu:

valeu

é como o ale disse. mudar pode mudar, mas ai os carros vão ficar pesados só de um lado..

se vc pegar o carro e colocar um barbante bem no meio dele, vai ver que pesa mais para o lado que esta a eletronica.

com a lipo. essa diferença piora mais ainda. é como andar em uma ferrari com dois caras de 150 kg cada do lado direito.. imagina... que bosta que ia ser fazer curva...

Imagem

MensagemEnviado: Qui Mar 05, 2009 9:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:

Todos os campeonatos que usam 6 celulas NiMH o máximo de motor que eles usam é 4.0, com lipo vão usar oque? 5.5?

Ale, não entendi esse comentário, porque iriam usar um motor mais fraco por usar lipo?

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 1:41 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rpompeu escreveu:
alekimura escreveu:

Ale, não entendi esse comentário, porque iriam usar um motor mais fraco por usar lipo?

Nenhum chassi/pneu/pista vai conseguir fazer um 3.5 com 6 celulas render tudo que consegue empurrar, quem falar que consegue é pq ou o sistema é fraco, ou pq as baterias não empurram ou foi num sonho.

Logo, se num Modified onde eu PENSO que lipo faça diferença (na Stock não faz nenhuma), o motor 4.0 ou 4.5 vai render mais que o necessário, ai os pilotos/mecanicos vão precisar tirar motor pra usar LiPo, ou a margem de segurança deixa de existir, o carro não vai terminar nem uma final.

Pra quem anda em pista, em ritmo de corrida ou treino, e usa motores mais fortes que 4.0 na minha opnião tem motor de ferrari em fusca, além do carro ser muito ruim de guiar, vai moer tudo e nem vai render tudo que poderia, pode ver, em campeonatos Grandes, um piloto que corre na Stock e Modified as vezes conseguem virar mais rápido na Stock, pois o carro fica mais controlavel (desperdiça menos potencia e tempo destracionando)

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 2:03 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

alekimura escreveu:
rpompeu escreveu:
alekimura escreveu:

Nenhum chassi/pneu/pista vai conseguir fazer um 3.5 com 6 celulas render tudo que consegue empurrar, quem falar que consegue é pq ou o sistema é fraco, ou pq as baterias não empurram ou foi num sonho.

Logo, se num Modified onde eu PENSO que lipo faça diferença (na Stock não faz nenhuma), o motor 4.0 ou 4.5 vai render mais que o necessário, ai os pilotos/mecanicos vão precisar tirar motor pra usar LiPo, ou a margem de segurança deixa de existir, o carro não vai terminar nem uma final.

Pra quem anda em pista, em ritmo de corrida ou treino, e usa motores mais fortes que 4.0 na minha opnião tem motor de ferrari em fusca, além do carro ser muito ruim de guiar, vai moer tudo e nem vai render tudo que poderia, pode ver, em campeonatos Grandes, um piloto que corre na Stock e Modified as vezes conseguem virar mais rápido na Stock, pois o carro fica mais controlavel (desperdiça menos potencia e tempo destracionando)

Concordo.. percebo isso quando uso 3s no 5700. Alem de moer o carro inteiro, a unica coisa que ganho é reta, pois se for comparar no cronometro, acho que faço o mesmo tempo com 2s. Lembre-se que NAO sou PILOTO..heheh ando razoavelmente... isso pode acontecer por falta de experiencia..sei la.. mas percebo que com 3s o carro fica mais "xato" e guiar.. menos "liso" do que com 2s!!

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 2:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

_HuMMeR_ escreveu:
Concordo.. percebo isso quando uso 3s no 5700. Alem de moer o carro inteiro, a unica coisa que ganho é reta, pois se for comparar no cronometro, acho que faço o mesmo tempo com 2s. Lembre-se que NAO sou PILOTO..heheh ando razoavelmente... isso pode acontecer por falta de experiencia..sei la.. mas percebo que com 3s o carro fica mais "xato" e guiar.. menos "liso" do que com 2s!!

Até decolou na final da reta...

Realmente, na reta ficou muito forte, mas na pista de Jundiaí (Carrefour) não ganha muito pq só tem uma reta grande...

Na pista de Jundiaí no Parque da Cidade deve ser melhor pq a reta é enorme e a pista em si é de alta.

Abraço
Rafa

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 3:40 pm 
[Moderador]

Images: 119
Isso tudo que foi dito aí é verdade... mas como vocês mesmo citaram, depende muito da pista!

Acontece que 90% das pistas de EP são travadas... por isso quase não se vê diferença prática no tempo, mas se for numa pista longa como o traçado maior de Indaiatuba ou aqui na AJARC a velocidade em reta faz diferença sim... acredito que até não faça muito, mas faz.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 3:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O problema dos carros desbalançeados será resolvido com a volta dos chassis com pack transversal :mrgreen:

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:44 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Isso tudo que foi dito aí é verdade... mas como vocês mesmo citaram, depende muito da pista!

Acontece que 90% das pistas de EP são travadas... por isso quase não se vê diferença prática no tempo, mas se for numa pista longa como o traçado maior de Indaiatuba ou aqui na AJARC a velocidade em reta faz diferença sim... acredito que até não faça muito, mas faz.

Não é na reta que vem tempo de volta =D

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:53 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Isao_TKR escreveu:
O problema dos carros desbalançeados será resolvido com a volta dos chassis com pack transversal :mrgreen:

Será?

MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:59 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Isao_TKR escreveu:

Isao, pensei nisso hoje atarde.. os HPI pro da vida que sao assim né?! ou os velhos yokomos que usavam saddle e o pessoal usava transversal...

Lembro de ter visto um chassi que o motor ja ficava mais deslocado para o meio do chassi, digo o meio transversalmente...sentido as correias, e nao no meio entre a frente e a traseira... saca?
achei uma soluçao legal...ou nao.. hehehe

MensagemEnviado: Dom Mar 08, 2009 7:10 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

hehe, essa foi boa Alekimura.

Eu corro com o carro torto mesmo... cansei de brigar com setup, e como o pessoal aqui não anda bem das pernas...fica mais facil.

Pior q nunca consigo ter todas baterias iguais...

Abraços!

Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas