Eu tenho salvo no meu micro alguns tutoriais de como montar packs "side-by-side" (lado-a-lado) de baterias. Procurei na net os links originais pra colocar aqui, mas como não achei, resolvi fazer um resumo dos tutoriais, juntando pedaços dos textos e das figuras que tenho com a minha (pouca) experiência em montar packs.
Antes de mais nada, é bom alertar que montar packs não é uma atividade das mais simples. Envolve derreter uma liga de estanho e chumbo a cerca de 200 graus C para fixar tiras de cobre em baterias que podem descarregar 200 Amperes se curto-circuitadas! Além disso, o fluxo de solda quando queimado emite gases tóxicos! Por isso, tome todos os cuidados necessários nesta atividade, e se vc não se sentir à vontade para executá-la, melhor procurar alguém que já tenha experiência.
FERRAMENTAS
Pra fazer um bom serviço de montagem, é importante ter as ferramentas adequadas. Algumas são indispensáveis (como o ferro de solda

), e outras facilitam o trabalho, mas pode-se viver sem elas.
1. Ferro de solda (Item essencial)
Se dentro do RC elétrico vc já chegou no "estágio" de montar packs de baterias, vc provavelmente já tem um ferro de solda! Se não tem, tá mais que na hora de comprar! Um ferro de 40 a 60 Watts é adequado para soldar os packs e pra praticamente tudo que vc precisa soldar no RC. No caso da montagem de packs, um ferro com ponta achatada (tipo chave de fenda) de uns 4-5 mm é mais indicado. Eu uso um ferro da Weller, mas existem outras marcas boas por aí...
2. Solda (Item essencial)
O tipo de solda indicado é o 60/40 (60% estanho / 40% chumbo) com fluxo (Ex.: solda Best azul). Já usei soldas importadas (como Deans), mas acho que a nacional dá conta do recado.
3. "Jig" (gabarito) de solda
Para soldar um pack, as células deve ser presas lado a lado para soldar as barras. Um "jig" de solda, que prende as células na posição correta (como o Deans Speed Jig) facilita enormemente esta tarefa.
4. Barras de bateria (Item essencial)
As barras serves para unir as células do pack. São "tiras" de metal de baixa resistência e alta capacidade de corrente (geralmente de cobre). Algumas são moldadas para se adequar ao contorno das células. Existem barras próprias para montagem de packs de diversas marcas (Deans, Reedy, Orion, etc), a maioria funciona bem (pelo menos todas que eu conheço).
5. Fio (Item essencial)
Se vc está gastando tempo e dinheiro para montar um pack de alta performance, use um fio de boa qualidade. Procure um fio flexível e com capa de silicone. De maneira geral, eu uso fio bitola 12.
6. Conector
Para ligar o pack ao speed, vc pode soldar diretamente os fios do speed para o pack, eliminando a necessidade de conector. Eu pessoalmente acho mais prático usar conectores, e uso o Deans Ultra Plug. É importante ressaltar que no pack deve ser soldado o plug fêmea, para que não fiquem terminais energizados expostos!
7. Cola
Para deixar o pack mais resistente mecanicamente, vc pode colar uma célula na outra com CA (super bondar) ou "shoe-goo" (não sei qual seria a cola equivalente no Brasil).
8. Outras Ferramentas
Alicate de bico, alicate de corte, pinça e estilete são itens úteis para montagem do pack. Além disso, uma esponja umedecida para limpar a ponta do ferro de solda e uma lixa fina (por ex. #400) para lixar as célular, também são desejáveis.
9. Bandeja de descarga/equalização
Uma bandeja de descarga/equalização é um equipamento que descarrega as células do pack "side-by-side" individualmente. Quem usa packs desse tipo deveria ter uma bandeja assim, para manter o desempenho e aumentar a vida útil dos packs. No caso da montagem do pack, esta bandeja é útil para descarregar as células antes de montar, pois algumas células vêm carregadas e há risco de curto-circuito durante a montagem.
10. Plástico termo-contrátil transparente
Se vc comprou células "matched", é interessante usar uma seção de tubo de plástico termo-contrátil transparente para proteger as etiquetas das células. Algumas empresas (como a Trinity) vendem este plástico já cortado do tamanho certo para as células. Se vc for usar este plástico, vai precisar de uma pistola de ar quente ou de um secador de cabelo.
MONTANDO O PACK
1. Primeiro, uma boa prática é limpar sua área de trabalho e cobrí-la com algo que proteja a superfície de respingos de solda (pano, toalha, papel, etc), pra "patroa" não brigar qdo vc queimar a mesa da sala.
2. Para que a solda "pegue" mais facilmente nas células, lixe levemente os polos das células com lixa fina (ou raspe-os com estilete). Não exagere, o objetivo é apenas "tirar o brilho" dos terminais, deixando-os levemente ásperos.
3. Caso vc tenha o plástico termo-contrátil para proteger as células, essa é uma boa hora para aplicá-lo. Encaixe a célula no plástico e aplique ar quente com a pistola de ar ou o secador de cabelo para contrair o plástico, do centro da célula para as bordas, até que ele esteja adaptado à célula. Faça isso com todas as células.
4.
Se vc tem um "jig" para montagem de packs:
4a. Coloque as células dentro do "jig". Atente para a polaridade das células, elas devem ser colocadas uma ao contrário da outra, ou seja, olhando por um dos lados do pack, vc deve ver pólos positivo e negativo alternados.
4b. Se vc for colar as células, vc pode fazê-lo agora, ou deixar para o final. Pegue a 1a célula, aplique uma fina camada de cola na lateral da célula e junte-a na célula adjacente no "jig" (sempre prestando atenção na orientação!), e assim sucessivamente. Lembre-se de deixar as etiquetas das células para cima, para que todos seu amigos vejam que vc comprou células "matched"!
5.
Se vc não tem um "jig" para montagem de packs, é mais fácil colar as células primeiro, e depois soldá-las. Você pode até tentar soldar sem colar, mas vai ver que vai faltar "mão" pra tudo o que vc precisa segurar ao mesmo tempo (pelo menos 2 células, barra, ferro de solda e solda).
5a. Pegue a 1a célula, aplique uma fina camada de cola na lateral da célula e encoste-a na célula adjacente (sempre prestando atenção na orientação!), e assim sucessivamente. Cuide para que as células fiquem alinhadas em todos os planos, apoiando-as numa superfície plana na hora de colar e verificando se uma não está mais "alta" que a outra. Lembre-se de deixar as etiquetas das células para cima, para que todos seu amigos vejam que vc comprou células "matched"!
5b. Cole todas as células (prestando atenção na orientação: positivo com negativo!), e espere a cola secar para prosseguir.
6. Um passo importante para qualquer solda é "estanhar" a ponta do ferro de solda. Ligue o ferro, espere ele aquecer, e limpe ele na esponja umedecida. A seguir, coloque um pouco de solda na ponta do ferro, espere derreter e limpe na esponja de novo. Faça isso algumas vezes até que a ponta do ferro esteja brilhante com uma fina camada de solda. Este processo facilita bastante a aplicação de solda. O ferro deve estar quente o suficiente para a solda derreter assim que encostar no ferro. Se ela demora alguns segundos pra derreter, o ferro não está quente o suficiente!
7. Aplique uma fina camada de solda nos terminais das células, de maneira uniforme. Enconte o ferro de solda no terminal da célula e derreta a solda na junção do ferro com a célula (ou próximo). Procure não ficar muito com o ferro de solda encostado na célula, pois a temperatura excessiva pode danificar a célula. Não aplique muita solda, só o suficiente para formar uma "capa" de solda no terminal da célula. Não tente derreter a solda na ponta de ferro e aplicar na célula como se fosse um pincel! A idéia é que a solda e o fluxo derretam em contato com a célula, para que ocorra a aderência entre as partes. Depois que a solda aderir à célula, vc pode usar o ferro para uniformizar a camada de solda, sempre lembrando de não sobreaquecer a célula.
8. Use a pinça ou alicate de bico para pegar a barra de bateria e posicioná-la corretamente sobre as células. Uma ponta da barra deve encostar no pólo positivo de uma célula, e outra ponta no pólo negativo da célula adjacente. Nesta hora um "jig" como o da Deans faz a diferença, pois ele tem um clip que segura a barra de bateria no lugar certo. Se vc pretende montar muito packs, eu realmente recomendo a compra deste "jig" da Deans!
9. Aplique uma pequena quantidade de solda na ponta do ferro, e coloque sobre uma ponta da barra de bateria. Se vc aplicou a solda no terminal da célula corretamente, a solda adicional deve se juntar com a solda da célula, fixando a barra na célula. Retire o ferro e espere alguns segundos para a junta se solidificar. Pode ser preciso pressionar a barra com o alicate de bico fino, para que ela assente na célula. Se necessário, aplique mais solda, para formar uma junta rígida, mas não exagere, vc não deve formar uma "pelota" de solda na junção! Verifique se a solda ficou uniforme e brilhante, a aparência ideal deve ser como se a barra tivesse sido derretida no terminal da célula. Se vc achar que não ficou bom, aplique mais calor com o ferro de solda, para derreter a solda novamente, e aplique mais solda na junção. Não esqueça que calor excessivo é prejudicial à célula, e se seu ferro de solda não consegue derreter a solda rapidamente (em geral o processo de solda num terminal não deve demorar mais de 10 segundos) talvez vc precise de um ferro com maior potência, com uma ponta maior, ou ambos.
10. Repita o processo para a outra ponta da barra, e depois para todas as células. Preste atenção em onde soldar as barras, para manter a continuidade e não curto-circuitar nenhuma parte do pack! Cheque o posicionamento toda vez que for instalar uma barra de bateria!
11.
- Se vc pretende soldar os fios do speed diretamente no pack, vc vai precisar soldar 2 barras de bateria nos 2 terminais do pack. Dobre 2 barras de bateria no meio, num ângulo de 90 graus, e solde cada uma num terminal do pack. Assim qdo vc for soldar os fios do speed, vai soldá-los nestas barras.
- Se vc for usar plugs com "rabicho" (tipo os Deans), pode soldar os fios do "rabicho" diretamente nos terminais do pack (o que é meio trabalhoso e pode causar problemas de instalação em alguns carros), ou usar as mesmas 2 barras dobradas (o que eu prefiro).
- Se vc for usar plugs sem "rabicho" (ex.: Corally), solde-os diretamente nos terminais do pack.
12. Para soldar fios, uma boa prática é "estanhar" a ponta dos fios, aplicando uma pequena quantidade de solda na ponta do fio. Não exagere na quantidade de solda, para não deixar o fio "duro". Esta prática facilita a soldagem do fio no terminal.
13. Soldar os fios nos plugs Deans é algo que exige uma certa habilidade com o ferro de solda. A dica de "estanhar" as pontas dos fios e os terminais do plug também vale para este caso. Mas se vc não tem muita habilidade com solda, sugiro comprar o "rabicho" Deans já montado (Deans pigtails).
14. O pack finalizado deve parecer com este. Se o seu não ficou tão bom, não se preocupe, é relativemente normal os primeiros não saírem muito "bem-acabados". O mais importante é que as junções de solda estejam firmes. Se vc conseguiu terminar o pack com sucesso, parabéns! Vc já pode começar a tirar sarro daquele pessoal que usa packs tipo "stick"!
P.S.: depois eu colco mais figuras, preciso achar um "image host" que não seja bloqueado pelo firewall da empresa!