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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 6:48 pm 
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ola pessoal.. sou novo aqui e tive um problema q ñ se resolve nem com reza brava e estou aqui para buscar um auxilio.. tenho um xeme 1/10 (daqueles xing-ling) q veio com um conjunto: motor 3800kv - esc 70A - lipo 11,1v/2.200mAh/25C

o carro é ótimo, mas o q acontece é q comprei mais 3 lipos com a mesma configuração. o problema é q estou esquentando, inchando e perdendo as lipo direto. já perdi 3 das 4 e ate agora ñ descobri o motivo.. uns tempos pra ca eu descobri q tem uma conta para descobrir a aceitação da lipo pelo conjunto e vice versa: no caso referido, uma lipo de 11,1-2200mAh-25C fica assim 2,2A x 25C = 55A.. dei por resolvido o problema pois meu motor puxa 58A, ou seja, bem mais do q a bateria aguenta.

calculei q por isso estou perdendo lipos, e no caso, eu precisaria de uma de no minimo 4000mAh-25C para ter uma folga entre o total da carga e o quanto o motor puxa.


agora a simples pergunta: estou correto? é por isso q estou perdendo lipos?

valeu!


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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 6:56 pm 
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pergunta boba, esse esc tem cutoff? ta regulado certinho?

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 7:22 pm 
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Não acredito que o motivo de suas lipos estarem inchando seja este.

As lipos requerem um cuidado um tanto quanto especial.

Cuidados:
- Carregar (Tipo de carregador e voltagem de entrada no seu caso seve ter entrada máxima de 1C ou seja 2.2V)
- Descarregar (Até quanto? se for 3S sua bateria não pode ficar abaixo de 9V. É onde entra o cutoff que o amigo acima falou)
- Armazenar (Voltagem correta, variação de temperatura, etc)
- Danos físicos
- Qualidade da bateria

Pesquise no fórum que terá muitas informações de como cuidar de sua bateria.

Conheço um caso de um amigo que carregava a lipo com carregador de NIMH e perdeu a bateria também.

Grande abraço

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MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 1:35 pm 
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Ejukas escreveu:
Não acredito que o motivo de suas lipos estarem inchando seja este.

As lipos requerem um cuidado um tanto quanto especial.

Cuidados:
- Carregar (Tipo de carregador e voltagem de entrada no seu caso seve ter entrada máxima de 1C ou seja 2.2V)
- Descarregar (Até quanto? se for 3S sua bateria não pode ficar abaixo de 9V. É onde entra o cutoff que o amigo acima falou)
- Armazenar (Voltagem correta, variação de temperatura, etc)
- Danos físicos
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MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 4:19 pm 
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É para usar lipo 3s mesmo? de 11,1 volts?

Estranho... :D

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MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 6:37 pm 
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acredito ñ ser o carregador pq o problema ñ é quando carrega e sim quando descarrega no auto. as especificações são:

>> carregador: align rcc-3cx (facil de achar em site de busca - aparece um monte igual, mais ñ encontrei mais do q isso de info)

Input Voltage: AC 100-240V 50-60Hz
Output Voltage: 2cell DC 7.4V / 3cell DC 11.1V
Output Current: 1000 mA/cell

>> motor: OK-B3650

KV (rpm/v): 3800
ESC (A): 45
voltage ranger (v): 9,6-18
no load current (A): 5.0
max load current (60/60S): 58
max power (W/60S): 420

>> esc: 70A (foto: http://www.raidentech.com/nohisphspbre.html)

Input Voltage: 7.2V-12VNi-MH battery pack
Output:
A- Suitable for the motor, 540S(36*50), less than 5000KV(1/10 on road electric car)
B-Suitable for the motor, 540S (36*50), less than 4000KV(1/10 on road electric buggy)
C-Suitable for the motor, 540S (36*50), less than 3500KV(1/10 on road electric truck)
Heat Fan: Output-5V, Switchable
FET: TO252, three in parallel connection, 225A( each 75A in 25C), 150A(each 50A in 100C) this data is for reference under best condition.
BEC:5V 1A
Temperature Protection: cutoff when temperature over 98(+/-3-5 centigrade)
Max Output: 540W/60sec
Dimension:45mm*55mm825mm, 90g(fan excluded)

>> lipo: mystery
3S - 11,1v - 2200mAh - 25C

notem aquela diferença q citei das lipo q uso, q somadas na conta AxC da menos do q o máx do motor q é 58, talvez por isso eu tenha esse problema, ñ sei.

motor e esc: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sc-70a-_JM

na verdade ja teve quem me falou q a historia da conta AxC ñ tem nada a ver, mas a maioria disse q é real essa conta..... vjm se pode me ajudar. abs.


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MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 9:17 pm 
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Augusto Beck escreveu:
Ejukas escreveu:
Não acredito que o motivo de suas lipos estarem inchando seja este.

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Ops!

Obrigado por corrigir Augusto Beck, você tem razão.

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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 6:00 pm 
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Muito estranho isso, pois tem um amigo com o mesmo problema, e eu já tive esse carro aí e comprei mais 3 baterias e funcionam até hj sem problema nenhum, o que pode ser é o carregador, pois uso um BC5 faz um tempo, usei muito pouco o carregador que vem junto no kit, não consigo saber o que pode estar havendo...mas nos mantém atualizado aí, que se qquer coisa que meu amigo desobrir eu te dou um toque


abs
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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 6:15 pm 
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ok.. ejukas, seanikaido, marcos e augusto

- segundo consta, o conjunto aguenta 7,4 e 11,1 (ate 7,2 aguenta)
- cut off: tem mas ñ tem regulagem
- carregar: dêem uma olhada nas especificações do carregador q postei acima.. se ñ me engano é 1000 mA/cell.. carrega s/ problemas..
- descarregar: ando apenas 4 minutos, o cut off ñ funciona ate entao e os packs já esquentaram.. depois, c/ o tempo incham (anda + umas 3 vezes e já era)
- armazenar: tenho os cuidados necessários
- danos físicos: nenhum dano em nenhum pack
- qualidade: marca mystery.. q ñ é das melhores mas era pra durar mais.

desculpe dizer de novo, mas eu como leigo, to botando + fe na historia do motor ter max load current (60/60S): 58 e o calculo AxC da lipo dá 55, menos do q o motor puxa.. isso pq estou a meses sem descobrir o q acontece **relembrando: 2,2A x 25C = 55A**.. agora q postei todas as info do conjunto e tal.. o q vcs acham?

*koruja meu velho.. já q vc temn o mesmo e funciona s/ problema, me diga quais as especificações das 3 baterias q vc citou (voltagem-amperagem-descarga)??


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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 6:17 pm 
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pessoal.. so lembrando q postei acima as especificações do carregador, motor, esc e lipo pra ver se ajuda.. valeu!


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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 6:25 pm 
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ahhh!! o carregador q veio ñ da pra usar pq ñ tem balanceador!! quase uma fraude! dai eu comprei um da align helicopteros q é o q eu uso. quando carrego, ñ vejo nada de errado.. é esse aqui: http://www.amainhobbies.com/product_inf ... s_id/18577


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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 6:26 pm 
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lawmarangoni escreveu:
*koruja meu velho.. já q vc temn o mesmo e funciona s/ problema, me diga quais as especificações das 3 baterias q vc citou (voltagem-amperagem-descarga)??



Sim sim sim, desculpa, eu usava uma da Hobbywing: 2200mHa 15C 3S semana passada ela foi pro pau e perdi uma célula, mas ainda uso, mas deu pau bem depois do primeiro RC, pois com ele eu ainda, usava uma bateria Rhino 4900 25C 3S e tudo na boa, o que acontecia só era baixar a voltagem de lipo mesmo, e dae fazia o lance de recuperar a bateria e era isso, mas mesmo sem cut-off com o tempo vc vai saber quando baixa muito a carga o lance seria comprar um medidor digital, é 25 reais, e te ajuda muitooooooooooooooo


abs
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MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 4:06 pm 
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é pessoal.. ñ consegui resolver isso ainda.


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MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 9:30 pm 
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Seu cut off deve ser só pra bat 2s. Com isso sua bat 3s tá sendo descarregada abaixo da voltagem mínima o q a faz esquentar e inchar.

valeu

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MensagemEnviado: Sex Abr 03, 2009 10:44 am 
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Germano escreveu:
Seu cut off deve ser só pra bat 2s. Com isso sua bat 3s tá sendo descarregada abaixo da voltagem mínima o q a faz esquentar e inchar.

valeu

Galera pelo que eu saiba este esc tem Cut Off para 3s sim, faltou uma informação elas incham depois que andou ou vc deixa ela encostada e quando vai ver ta inchada??? Se seu esc estiver OK quando chegar na voltagem limite, ele vai parar, não vai ficar dando tranquinho até parar.
outra informação este ESC não tem como programar, se tiver com problema ai só trocando....

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