RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 8:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 1:35 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Aos amigos de plantão, venho recorrer a mais uma dúvida. Adquiri um carregador Duratrax 210. Quando ponho para carregar minhas Nimh de 6 células e de 7,2V, no display do carregador sempre apresenta na voltagem um valor que oscila de 8,00 volts a 9,1 volts. É isso mesmo? ele não deveria apresentar carga de no máximo 7,2 volts, cuja capacidade é a limite da bateria? Agradeço à ajuda.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 1:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

está certo amigo,
um pack de 7,2V vai ter mais de 7,2v :D
isso porque uma célula de 1,2V nunca tem somente 1,2V
seu pack está certinho

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 1:45 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fabio_Floripa escreveu:
está certo amigo,
um pack de 7,2V vai ter mais de 7,2v :D
isso porque uma célula de 1,2V nunca tem somente 1,2V
seu pack está certinho

Pô Fábio, brigadão. Agora já posso dormir sossegao, hehehe. Falando sério, eu achei que algo estivesse errado. E olha que eu sou super cuidadoso.
Sem querer abusar da sua boa-vontade e já abusando, este carregador que citei, possui uma informação em mAh que enquanto a bateria está carregando, os valores que começam do zero, vão aumentando e as vezes, na bateria de 3.800 mah, ele não chega nem a 2.000 mah, e o carregador indica "end charge". Pq não chegou ao 3.800? Essa informação na verdade é só a quantidade de mAh "que entrou' na bateria? Cara, não repare a minha possível "inguinorança", hehe. Mais uma vez brigado.

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 1:55 pm 
[Moderador]

O valor em mAh é o que entrou na bateria.
Muitas são as possíveis causas de não carregar os 3800 nominais: poderia já ter uma carga residual antes de recarregar, pode ter rolado falso pico (o carregador desligou antes do que deveria), ou simplesmente o pack já não está muito bom, com células ruins.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 2:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
Muitas são as possíveis causas de não carregar os 3800 nominais: poderia já ter uma carga residual antes de recarregar, pode ter rolado falso pico (o carregador desligou antes do que deveria), ou simplesmente o pack já não está muito bom, com células ruins.

bem nessa.
seu pack de 3800 digamos que esteja com carga... 1000mah
ou seja ele teria q enviar somente 2800mah.
packs mais antigos já nao pegam a carga que diz na embalagem.
outra, tem carregadores que nao dao conta de carregar uma bateria grande...

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 2:24 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Helvio Lagares escreveu:

Hélvio, acredito que a sua primeira hipótese é a que mais se adequa ao meu caso, suponho, pois carreguei as baterias (uma de 1.800 mah usada apenas 4 vezes e outra de 3.800 usada apenas 1 vez) há uma semana, mas não as usei desde então. Aí, coloquei-as no carrinho só para ver se haviam guardado carga, liguei e pronto, tornei a carregá-las, quando diagnostiquei o que já citei.
Bom então, como ainda havia carga nas baterias, o que entrou, na de 1.800, 376 mah e na de 3.800, 1998 mah, foi o que consumi quando estava testando. CARA, ISSO É MUITO SHOW, CADA VEZ MAIS O MUNDO DO R/C VAI GANHANDO VIDA PARA MIM, HEHEHE.
De qualquer forma, estou muito a fim de adquirir células independentes e montar meu próprio pack, que não seja estes sticks-pack prontos. Até pq quero adquirir um ciclador e um balanceador, claro, depois que eu já estiver mais aprofundado nas infindáveis teorias e práticas que este hobby exige.

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 2:26 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fabio_Floripa escreveu:
Helvio Lagares escreveu:

bem nessa.
seu pack de 3800 digamos que esteja com carga... 1000mah
ou seja ele teria q enviar somente 2800mah.
packs mais antigos já nao pegam a carga que diz na embalagem.
outra, tem carregadores que nao dao conta de carregar uma bateria grande...

Legal, Fábio, foi o que eu disse ao Hélvio, isso é muito prático e lógico. Vou fazer mais testes desse estilo em casa.

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 2:37 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Na prática o q carrega uma bateria é somente a corrente circulando nela , a voltagem é irrelevante.

Por exemplo o carregador de baterias de 12v para carro, no carregador simples vc tem o retificador de onda completa ue uma lampada. na saida temos os 110v ou 220v da tomada e este é conectado diretamente a bateria de carro. o q vai carregar é a corrente sendo q a tensão na hora da carga eh alta.

Resumindo em carregadors profissionais ou não é comum na hora da carga aparecer uma tensão maior q a nominal, e pós carga tmb devido a bateria n estar ligada a nada ( flutuante )

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 2:54 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

danischoen escreveu:
Na prática o q carrega uma bateria é somente a corrente circulando nela , a voltagem é irrelevante.

Por exemplo o carregador de baterias de 12v para carro, no carregador simples vc tem o retificador de onda completa ue uma lampada. na saida temos os 110v ou 220v da tomada e este é conectado diretamente a bateria de carro. o q vai carregar é a corrente sendo q a tensão na hora da carga eh alta.

Resumindo em carregadors profissionais ou não é comum na hora da carga aparecer uma tensão maior q a nominal, e pós carga tmb devido a bateria n estar ligada a nada ( flutuante )

Bom, acho que entendi! Ou seja, para se testar uma carga (digamos, quantidade de amperes armazenado em uma bateria) , somente se ela estiver conectada a alguma coisa, tal qual um motor, e gerando carga para esse motor. Nessa "geração" de carga é que podemos medir exatamente, não a tensão , mas sim a amperagem. !? é isso ?!

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 3:01 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Vc entendeu certinho é isso mesmo. :lol:

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 3:09 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

danischoen escreveu:
Vc entendeu certinho é isso mesmo. :lol:

Valeu, agora é praticar para assimilar e não decorar, hehehe. Brigadão.

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas