RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 12:06 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Help!
MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2008 10:56 am 
Novo no Fórum

Sou beginner no assunto e gostaria de uma ajuda!

Recentemente comprei no exterior um kit RTR da LOSI - Drift-R Sedan w/XR2i + 2 baterias VENOM 3600 NiMh(foto) + Carregador Dynamite MEGA 4 amp(foto), porém eu carrego as batt. conforme me orientado pelo vendedor (1 hora na tomada com carregador de 4amp. para as baterias de 3600 ) e não tenho nem 5 min. de diversão.!!!!

Alguém poderia me orientar a carregar estas baterias sem danificá-las. Ou me recomendaria coisa melhor?

Seguem fotos:

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

4WD Electric Drift Sedan | JR XR2i | Trinity HP 19T | ESC Novak | Venon 3600

"I live my life a quarter mile at a time. Nothing else matters(...). For those ten seconds or less, I'm free" Dominic Toretto.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título: Re: Help!
MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2008 1:15 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

olha , a duração depende de muitas coisas
qual pe o seu motor ?
qual relação esta usando?

sobre o carregador :
é , o certo é deixar um pouco menos de uma hora carregando , mas , ele deve desligar sozinho quando acaba(luz verde acende) , senão a bateria pode acabar estragando

valeu

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2008 6:33 pm 
[Moderador]

Esse carregador não tem detecção de pico.
Creio que a questão se resuma ao carregador, o ideal é um carregador mais moderno.

P.S.: Tópico movido para o lugar certo.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2008 7:31 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Beleza RToguti, brow éo seguinte entrei no site do fabricante para verificar as especificações do valor de carga dos 15 minutos, mas não consta nada :(

Link do Fabricante
http://www.dynamiterc.com/Products/Defa ... 0#Articles

Primeiro esgote a bateria em 98% antes de carregar, pegue uma lampada 12v (de preferencia de farol de moto antiga {não pode ser as lampadas Biodo}) ligue direto na bateria e fica monitorando quando ficar bem fraquinho o filamento da lampada pode tirar ela (cuidado se esgotar 100% pode inverter a polaridade e estragar sua bateria)

Coloca a bateria para carregar em modo trickle provavelmente vai carregar (50 mA hora) o certo seria deixar 3 dias em carga lenta pela capacidade de sua bateria (3600 dividido por 50 = 72 horas) mas deixa apenas 24 horas e com ajuda de um multimetro mede a amperagem, com este valor você sabera quanto tempo você tera que deixar para dar uma carga lenta completa.

Aqui ensina a medir a amperagem

http://forum.clubedohardware.com.br/duv ... dir/450437

http://forum.clubedohardware.com.br/arc ... gem/311363

Ai é só fazer o teste deixa uma carga lenta completa, se andar bem mais que os 5 minutos que você esta andando repete o mesmo procedimento só que fazendo com carga rapida (Esgote a bateria em uns 98% até ficar bem fraco a resistencia da lampada) e de uma carga rapida no timer de 15 minutos e mede a amperagem no multimetro ai pelo falor que der é só fazer o calculo para saber quantos ciclos de 15 minutos(em carga rapida) você precisa para carregar a bateria sem sobrecarregar ela.

abraço :drinks:

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 1:47 pm 
Novo no Fórum

Valeu riopretomusic!

Ok, eu entendi o procedimento.

No próprio carregador tem uma entrada para plugar um voltímetro, alguém conhece algum modelo que é compatível com o meu carregador , ou a entrada é universal???? Alguma recomendação????

Outra dúvida que eu tenho é que o carregador tem 2 saídas. Um delas é com o plug modelo "Tamya" que quando conecto a batt. acende a luz verde "trickle" e a outra saída é somente 2 conectores separados (positivo e negativo)do tipo "pregador", esta última saída é para dar carga rápida no timer de 15 min. certo??? não conectei a batt. no timer por não saber se estava correto ou não.

TKS!!!

Abraços!!! :drinks:

"I live my life a quarter mile at a time. Nothing else matters(...). For those ten seconds or less, I'm free" Dominic Toretto.

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 2:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rsssss.....

não meu amigo. seu carregador é AC/DC ou seja. vai na tomada 110v ou na bateria do carro 1/1 de 12v.

na bateria do carro 1/1 vc usa os jacarézinhos. e o plug tamiya é sempre pra colocar a bateria do RC.

olha. pela minha experiencia carregando em trickle. vc vai carregar em 24hs e vai parecer que a bateria não carregou nada. pois quanto menor o mah na hora de carregar. mais carga entra. porem a voltagem quase não sobe.

o esquema é carregar no rapido mesmo. e testar com alguem um carregador diferente. que não seje por timer, pra dar uma testada e ver se a bateria não ta ruinzinha.

RToguti escreveu:
Valeu riopretomusic!

Ok, eu entendi o procedimento.

No próprio carregador tem uma entrada para plugar um voltímetro, alguém conhece algum modelo que é compatível com o meu carregador , ou a entrada é universal???? Alguma recomendação????

Outra dúvida que eu tenho é que o carregador tem 2 saídas. Um delas é com o plug modelo "Tamya" que quando conecto a batt. acende a luz verde "trickle" e a outra saída é somente 2 conectores separados (positivo e negativo)do tipo "pregador", esta última saída é para dar carga rápida no timer de 15 min. certo??? não conectei a batt. no timer por não saber se estava correto ou não.

TKS!!!

Imagem

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 8:38 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

RToguti escreveu:
Valeu riopretomusic!

TKS!!!

RToguti brow éo seguinte qualquer multimetro de preferencia digital serve, segue oque o Cold falou, conector tamiya da bateria conectado no conector tamiya do carregador, liga o carregador em uma tomada 110v e gira o timer 15 minutos quando acabar vai acender a luz verde se você observar o conector tamiya vai estar bem quente espera uns 5 minutos (deixa a bateria conectada no carregador com o led verde aceso) e gira + 15 minutos
Os 2 jacares vermelho e preto só serve para ligar em bateria de carro quando não tiver nenhuma tomada 110v disponivel.

Deixa eu ver se entendi :?: você ainda não deu nehuma carga girando o timer de 15 minutos ? é isso "esta última saída é para dar carga rápida no timer de 15 min. certo??? não conectei a batt. no timer por não saber se estava correto ou não."

Se for é por isso que você carrega 1 hora e não anda 5 minutos

Abraço

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 8:46 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

riopretomusic escreveu:
RToguti escreveu:
Valeu riopretomusic!

TKS!!!

RToguti brow éo seguinte qualquer multimetro de preferencia digital serve, segue oque o Cold falou, conector tamiya da bateria conectado no conector tamiya do carregador, liga o carregador em uma tomada 110v e gira o timer 15 minutos quando acabar vai acender a luz verde se você observar o conector tamiya vai estar bem quente espera uns 5 minutos (deixa a bateria conectada no carregador com o led verde aceso) e gira + 15 minutos
Os 2 jacares vermelho e preto só serve para ligar em bateria de carro quando não tiver nenhuma tomada 110v disponivel.

Deixa eu ver se entendi :?: você ainda não deu nehuma carga girando o timer de 15 minutos ? é isso "esta última saída é para dar carga rápida no timer de 15 min. certo??? não conectei a batt. no timer por não saber se estava correto ou não."
Se for é por isso que você carrega 1 hora e não anda 5 minutos

Abraço

acho que ele estava carregando no modo tricle por apenas uma hora , mas o carro não iria nem sair no lugar

e agora?

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 8:58 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Augusto Beck escreveu:
riopretomusic escreveu:
RToguti escreveu:
Valeu riopretomusic!

acho que ele estava carregando no modo tricle por apenas uma hora , mas o carro não iria nem sair no lugar

e agora?

Verdade Augusto em 1 hora de carga lenta no maximo iria carregar 100ma e não teria força nem para mover o motor :blink:

Acho que o esquema seria o seguinte, essas fontes que vem interna nesses carregadores não tem 4A nem a pau, RToguti cara liga o carregador em uma bateria de carro 12v, abre o capo do carro e liga o vermelho no + eo preto no -
a bateria de carro tem no minimo 45A faz 2 ciclos de 15 minutos dando um pequeno intervalo de 5minutos para dar uma esfriada nos conectores tamiya e bateria e coloca o carro para rodar.

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 9:59 am 
Novo no Fórum

Obrigado pessoal!!!

(to vendo que eu não entendo nada de carregar baterias.....rsrsrs MAS ESTOU APRENDENDO!)

Então, como estou com as 2 batt. descarregadas, vou carregar 15min+15min com carregador na tomada e a outra batt. vou carregar 15min+15min com carregador plugado na bateria do carro!

Vou fazer hj a noite qdo chegar do trampo!

Mais uma vez obrigado Cold, riopretomusic e Augusto!!!!

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas