RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 2:50 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 11:46 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Pessoal, o que vcs acham de a gente criar tipo um guia de referencia e deixar como fixo no forum o modelo do ESC e a corrente que ele consome para que as pessoas possam fazer a conta de qual bateria é adequada para cada ESC?

inclusive ensinar a conta para os iniciantes....


Poderiamos começar assim:

Corrente fornecida pela bateria
= valor em Mah/1000 x Valor de C da bateria

Exemplo:

corrente fornecida pela bateria turnigy 5200 30c = 5200/1000x30 = 156A


Lista de ESC e consumo máximo (lembrando que o consumo do ESC tem que ser menor que a corrente fornecida pela bateria

Mamba Monster - 120A
Mamba Max...
Mamba Max Pro....
Tekin RX8....
Ezrum....
Hobbyking.....


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 1:34 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Existem vários problemas para fazer tipo uma listinha. Entre elas estão:

- Cada relação tem um consumo;
- Cada tipo de automodelo (on off) requer um tipo de relação;
- Timming muda consumo e exigência da bateria;
- Punch muda consumo e exigência da bateria;
- Os fabricantes mentem sobre a real capacidade de descarga das baterias;

Se o ESC tiver timming dinamico então fica praticamente impossível calcular alguma coisa, a diferença de consumo entre o mínimo e o máximo é muito grande.

O negócio é perguntar o que o cara tem, para que quer usar, a relação e indicar uma bateria com uma margem de folga para cima de no mínimo 50%.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:01 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Vou aproveitar seu post e comentar para tentar aprender

NATTIS escreveu:
Existem vários problemas para fazer tipo uma listinha. Entre elas estão:

- Cada relação tem um consumo;
Ok, concordo, mas o ESC não vai fornecer mais corrente que o máximo que ele pode fornecer, o que pode acontecer é ele esquentar de mais e até queimar se a relação não estiver boa, mas quando ele chega no máximo ele não fornece mais corrente que isso certo?

- Cada tipo de automodelo (on off) requer um tipo de relação;
mesmo comentário acima

- Timming muda consumo e exigência da bateria;
Me explica melhor isso que eu não conheço...

- Punch muda consumo e exigência da bateria;
muda o consumo mas não muda a corrente máxima correto?

- Os fabricantes mentem sobre a real capacidade de descarga das baterias;
isso eu concordo tem como testar?


Se o ESC tiver timming dinamico então fica praticamente impossível calcular alguma coisa, a diferença de consumo entre o mínimo e o máximo é muito grande.

mas do máximo não passa né, o que eu tava mensando na tabela é de colocar o máximo que o ESC aguenta sem queimar

O negócio é perguntar o que o cara tem, para que quer usar, a relação e indicar uma bateria com uma margem de folga para cima de no mínimo 50%.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Paulo Frare escreveu:
Vou aproveitar seu post e comentar para tentar aprender

NATTIS escreveu:
Existem vários problemas para fazer tipo uma listinha. Entre elas estão:

- Cada relação tem um consumo;
Ok, concordo, mas o ESC não vai fornecer mais corrente que o máximo que ele pode fornecer, o que pode acontecer é ele esquentar de mais e até queimar se a relação não estiver boa, mas quando ele chega no máximo ele não fornece mais corrente que isso certo?

De qualquer forma o cara tem que calcular e informar a relação, não pode usar o limite do ESC como referencia.

- Cada tipo de automodelo (on off) requer um tipo de relação;
mesmo comentário acima

- Timming muda consumo e exigência da bateria;
Me explica melhor isso que eu não conheço...
É a sobreposição dos pulsos fazendo o motor ganhar mais RPM, a maioria dos ESC tem ajuste

- Punch muda consumo e exigência da bateria;
muda o consumo mas não muda a corrente máxima correto?
Muda sim o pico de consumo judiando mais da bateria

- Os fabricantes mentem sobre a real capacidade de descarga das baterias;
isso eu concordo tem como testar?
Tem, mas é impossível testar todas as baterias do mercado.

Se o ESC tiver timming dinamico então fica praticamente impossível calcular alguma coisa, a diferença de consumo entre o mínimo e o máximo é muito grande.
mas do máximo não passa né, o que eu tava mensando na tabela é de colocar o máximo que o ESC aguenta sem queimar
Normalmente ESC com timming dinamico já aguenta motores bem fortes, mas se pegar um 5.5T e colocar timming dinamico não duvido que passe de 150A, deve fritar qualquer ESC 1:10, se a proteção termica falhar.

O negócio é perguntar o que o cara tem, para que quer usar, a relação e indicar uma bateria com uma margem de folga para cima de no mínimo 50%.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:39 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Então Nattis a idéia e fazer uma tabela de que bateria usar na condição até que acabamos falando, frita o ESC mas não danifica a bateria, aí se o cara vai fritar o ESC ou não já é outro problema...

tava pensando nisso para ficar evitando os posts do tipo a bateria tal serve no esc tal.... a idéia é que o cara calcule a corrente da bateria e tenha uma idéia por exemplo que uma bateria 5.200 30C num MMM aguenta, sem ter que ficar perguntado.. sei lá, era algo para tentar ajudar a ser um guia de referencia...

vamos continuar debatendo a idéia...

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 11:16 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Não tem como estabelecer essa relação, apesar do "C" teoricamente determine a capacidade de descarga, não significa muita coisa... pois pelo menos, nós que andamos em campeonato, sempre vemos baterias diferentes que TEORICAMENTE não deveriam fazer tanta diferença e mesmo assim fazem... Não tem jeito, no EP se você quer que seu carro ande BEM, investir em baterias e consequentemente em Carregador/Balanceador/Fonte de qualidade é um mal necessário...

Por exemplo: Se eu comprar uma bateria 2s 5900 50C de 100 dolares, não vou usar um carregador de 40 dolares pra carregar ela...

Ou seja... Ao MEU ver, não acredito tenha logica alguma fazer essa relação ESCxBateria hehe, alguém concorda?

Pois mesmo que meu ESC teoricamente precise de o minimo 120A, eu usar uma bateria que fornece 150A, essa bateria, no final da carga vai fornecer toda a corrente necessária, porém, provavelmente a tensão que ela conseguirá manter durante o uso vai ser menor que uma bateria de capacidade maior de descarga que trabalhará com mais folga... ou seja, SEMPRE vai ser melhor usar uma bateria mais "forte" possivel...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 1:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Concordo. Acho que mesmo para quem não compete o negócio é comprar a melhor e com maior amperagem possível dentro do orçamento.

alekimura escreveu:
Não tem como estabelecer essa relação, apesar do "C" teoricamente determine a capacidade de descarga, não significa muita coisa... pois pelo menos, nós que andamos em campeonato, sempre vemos baterias diferentes que TEORICAMENTE não deveriam fazer tanta diferença e mesmo assim fazem... Não tem jeito, no EP se você quer que seu carro ande BEM, investir em baterias e consequentemente em Carregador/Balanceador/Fonte de qualidade é um mal necessário...

Por exemplo: Se eu comprar uma bateria 2s 5900 50C de 100 dolares, não vou usar um carregador de 40 dolares pra carregar ela...

Ou seja... Ao MEU ver, não acredito tenha logica alguma fazer essa relação ESCxBateria hehe, alguém concorda?

Pois mesmo que meu ESC teoricamente precise de o minimo 120A, eu usar uma bateria que fornece 150A, essa bateria, no final da carga vai fornecer toda a corrente necessária, porém, provavelmente a tensão que ela conseguirá manter durante o uso vai ser menor que uma bateria de capacidade maior de descarga que trabalhará com mais folga... ou seja, SEMPRE vai ser melhor usar uma bateria mais "forte" possivel...

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB