RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 2:50 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 11:46 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pessoal, o que vcs acham de a gente criar tipo um guia de referencia e deixar como fixo no forum o modelo do ESC e a corrente que ele consome para que as pessoas possam fazer a conta de qual bateria é adequada para cada ESC?

inclusive ensinar a conta para os iniciantes....

Poderiamos começar assim:

Corrente fornecida pela bateria
= valor em Mah/1000 x Valor de C da bateria

Exemplo:

corrente fornecida pela bateria turnigy 5200 30c = 5200/1000x30 = 156A

Lista de ESC e consumo máximo (lembrando que o consumo do ESC tem que ser menor que a corrente fornecida pela bateria

Mamba Monster - 120A
Mamba Max...
Mamba Max Pro....
Tekin RX8....
Ezrum....
Hobbyking.....

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 1:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Existem vários problemas para fazer tipo uma listinha. Entre elas estão:

- Cada relação tem um consumo;
- Cada tipo de automodelo (on off) requer um tipo de relação;
- Timming muda consumo e exigência da bateria;
- Punch muda consumo e exigência da bateria;
- Os fabricantes mentem sobre a real capacidade de descarga das baterias;

Se o ESC tiver timming dinamico então fica praticamente impossível calcular alguma coisa, a diferença de consumo entre o mínimo e o máximo é muito grande.

O negócio é perguntar o que o cara tem, para que quer usar, a relação e indicar uma bateria com uma margem de folga para cima de no mínimo 50%.

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Vou aproveitar seu post e comentar para tentar aprender

NATTIS escreveu:

Ok, concordo, mas o ESC não vai fornecer mais corrente que o máximo que ele pode fornecer, o que pode acontecer é ele esquentar de mais e até queimar se a relação não estiver boa, mas quando ele chega no máximo ele não fornece mais corrente que isso certo?

mesmo comentário acima

Me explica melhor isso que eu não conheço...

muda o consumo mas não muda a corrente máxima correto?

isso eu concordo tem como testar?

Se o ESC tiver timming dinamico então fica praticamente impossível calcular alguma coisa, a diferença de consumo entre o mínimo e o máximo é muito grande.

mas do máximo não passa né, o que eu tava mensando na tabela é de colocar o máximo que o ESC aguenta sem queimar

O negócio é perguntar o que o cara tem, para que quer usar, a relação e indicar uma bateria com uma margem de folga para cima de no mínimo 50%.

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Paulo Frare escreveu:
Vou aproveitar seu post e comentar para tentar aprender

NATTIS escreveu:

Ok, concordo, mas o ESC não vai fornecer mais corrente que o máximo que ele pode fornecer, o que pode acontecer é ele esquentar de mais e até queimar se a relação não estiver boa, mas quando ele chega no máximo ele não fornece mais corrente que isso certo?

De qualquer forma o cara tem que calcular e informar a relação, não pode usar o limite do ESC como referencia.

mesmo comentário acima

Me explica melhor isso que eu não conheço...
É a sobreposição dos pulsos fazendo o motor ganhar mais RPM, a maioria dos ESC tem ajuste

muda o consumo mas não muda a corrente máxima correto?
Muda sim o pico de consumo judiando mais da bateria

isso eu concordo tem como testar?
Tem, mas é impossível testar todas as baterias do mercado.

mas do máximo não passa né, o que eu tava mensando na tabela é de colocar o máximo que o ESC aguenta sem queimar
Normalmente ESC com timming dinamico já aguenta motores bem fortes, mas se pegar um 5.5T e colocar timming dinamico não duvido que passe de 150A, deve fritar qualquer ESC 1:10, se a proteção termica falhar.

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 6:39 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Então Nattis a idéia e fazer uma tabela de que bateria usar na condição até que acabamos falando, frita o ESC mas não danifica a bateria, aí se o cara vai fritar o ESC ou não já é outro problema...

tava pensando nisso para ficar evitando os posts do tipo a bateria tal serve no esc tal.... a idéia é que o cara calcule a corrente da bateria e tenha uma idéia por exemplo que uma bateria 5.200 30C num MMM aguenta, sem ter que ficar perguntado.. sei lá, era algo para tentar ajudar a ser um guia de referencia...

vamos continuar debatendo a idéia...

Paulo

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 11:16 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não tem como estabelecer essa relação, apesar do "C" teoricamente determine a capacidade de descarga, não significa muita coisa... pois pelo menos, nós que andamos em campeonato, sempre vemos baterias diferentes que TEORICAMENTE não deveriam fazer tanta diferença e mesmo assim fazem... Não tem jeito, no EP se você quer que seu carro ande BEM, investir em baterias e consequentemente em Carregador/Balanceador/Fonte de qualidade é um mal necessário...

Por exemplo: Se eu comprar uma bateria 2s 5900 50C de 100 dolares, não vou usar um carregador de 40 dolares pra carregar ela...

Ou seja... Ao MEU ver, não acredito tenha logica alguma fazer essa relação ESCxBateria hehe, alguém concorda?

Pois mesmo que meu ESC teoricamente precise de o minimo 120A, eu usar uma bateria que fornece 150A, essa bateria, no final da carga vai fornecer toda a corrente necessária, porém, provavelmente a tensão que ela conseguirá manter durante o uso vai ser menor que uma bateria de capacidade maior de descarga que trabalhará com mais folga... ou seja, SEMPRE vai ser melhor usar uma bateria mais "forte" possivel...

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 1:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Concordo. Acho que mesmo para quem não compete o negócio é comprar a melhor e com maior amperagem possível dentro do orçamento.

alekimura escreveu:
Não tem como estabelecer essa relação, apesar do "C" teoricamente determine a capacidade de descarga, não significa muita coisa... pois pelo menos, nós que andamos em campeonato, sempre vemos baterias diferentes que TEORICAMENTE não deveriam fazer tanta diferença e mesmo assim fazem... Não tem jeito, no EP se você quer que seu carro ande BEM, investir em baterias e consequentemente em Carregador/Balanceador/Fonte de qualidade é um mal necessário...

Por exemplo: Se eu comprar uma bateria 2s 5900 50C de 100 dolares, não vou usar um carregador de 40 dolares pra carregar ela...

Ou seja... Ao MEU ver, não acredito tenha logica alguma fazer essa relação ESCxBateria hehe, alguém concorda?

Pois mesmo que meu ESC teoricamente precise de o minimo 120A, eu usar uma bateria que fornece 150A, essa bateria, no final da carga vai fornecer toda a corrente necessária, porém, provavelmente a tensão que ela conseguirá manter durante o uso vai ser menor que uma bateria de capacidade maior de descarga que trabalhará com mais folga... ou seja, SEMPRE vai ser melhor usar uma bateria mais "forte" possivel...

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas