RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 8:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 2:31 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu acho que este adaptador para duas 3S ou 3 2S são úteis para baterias menores como aquelas de helicópteros pequenos e aeromodelos de isopor. Achei alguns no mercado e é justamente esta a proposta do fabricante desta peça. É menos perigoso, as baterias são de menor A e mesmo com os 0.2A por canal do balanceio acaba sendo mais rápido para elas caregarem balanceando. Para baterias maiores como as de automodelos 1/10 o esquema é 1 carregador por bateria ou comprar este carregador que é 4x1. O adaptador pode ser útil também caso vc queira carregar 3 baterias 2S e não tem presa, deixa de noite carregando que quando acordar já vão estar prontas.

Schwarz escreveu:
Opa, chegaram os universitários ! eheheh
Valeu NATTIS !
Dadas as explicações técnicas, eu concluo o seguinte:
O nosso benjaminzinho seria útil só para carga, e em baterias em iguais condições, ou pelo menos condições parecidas de descarga, correto ?
Tipo, um par de 2S usadas juntas em série ou paralelo dando 4S.
Tá certo que nunca um par de baterias vai descarregar igualzinho uma à outra, mas a tendência da necessidade balanceamento durante a carga seria menor entre uma e outra, teoricamente.
Neste caso seria útil, acredito...

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 2:38 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Se a sua bateria durar 3 anos carregando assim ela certamente duraria 6 anos carregando corretamente. É inevitável que carregando sem balancear em série uma será sobrecarregada e outra subcarregada. Carregamento individual e balanceamento esporadicamente é uma recomendação de absolutamente todos os fabricantes de baterias.
Faça o teste de descarga, demora, mas vc verá o quanto de mah a bateria esta conseguindo descarregar. Nas minhas 2S 5A estão descarregando tudo na casa dos 49xx mah, perfeitas.

fabil escreveu:
na epoca que eu tinha E-maxx fiquei de saco cheio de carregar uma bateria de cada vez e fiz um cabo em serie p/ carregar minhas duas lipos 2S ao mesmo tempo... fiz dezenas de cargas assim e nunca tive qualquer problema, mesmo sem balancear( nao fiz o cabo duplo p/ balanceamento)

vendi minha E-maxx mas continuei com as mesmas baterias que hj uso no CliffClimber do meu filho ( usa duas baterias ao mesmo tempo, exatamente como as E-maxx) usando o mesmo esquema de carregar as duas juntas e sem balancear..

as baterias já passaram por dezenas de ciclos e estao firmes e fortes até hj... de vez em quando , por via das duvidas eu carrego-as individualmente balanceando...

e detalhe.. só carrego as baterias " no talo", ou seja, elas sao de 3700mah, o carregador ( um accucel-6) setado em 3,7a

T+

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 7:36 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
NATTIS escreveu:
Se a sua bateria durar 3 anos carregando assim ela certamente duraria 6 anos carregando corretamente. É inevitável que carregando sem balancear em série uma será sobrecarregada e outra subcarregada. Carregamento individual e balanceamento esporadicamente é uma recomendação de absolutamente todos os fabricantes de baterias.
Faça o teste de descarga, demora, mas vc verá o quanto de mah a bateria esta conseguindo descarregar. Nas minhas 2S 5A estão descarregando tudo na casa dos 49xx mah, perfeitas.

Nattis, quando vc fala para fazer o teste de descarga, qual amperagem vc utiliza para esse teste? 1C do pack ou menos?

UP THE IRONS

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 8:40 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Natis..

me corrija se eu estiver errado...

a vida util das baterias sao medidos em ciclos de carga/descarga e nao em anos ( ou qualquer outra medida de tempo, certo?)

concordo com vc , quando diz que usar esse metodo de carregamendo pode encurtar a vida util, mas em quanto??

a grosso modo ( sem entrar no merito de perda de eficiencia gradativa que toda bateria tem) vamos supor que carregando a bateria individual e balanceando ela dure 500 ciclos...

se eu carregar em serie e sem balancear, quantos ciclos a menos terei de vida util? tipo, 400?, 350?? pq se for um percentual relativamente pequeno de menor vida util, ainda assim, eu ( opniao minha) prefiro " pagar" esse preço ( diminuir a vida util das baterias) do que ficar esperando o dobro do tempo p/ carrega-las...

entendeu meu raciocínio?

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 9:36 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Esses carregadores tipo B6 descarrega no máximo a 10W e a 1A, por isso que demora tanto, eu configuro para descarregar Lipo a 1A.

anghinoni escreveu:
NATTIS escreveu:

Nattis, quando vc fala para fazer o teste de descarga, qual amperagem vc utiliza para esse teste? 1C do pack ou menos?

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 9:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Isto, os fabricantes normalmente informam a quantidade de ciclo suportado, alguns informam quantidade de ciclos suportados a X carga e a Y carga. Para vc ter uma idéia estas Lipos novas de 3 geração suportam carga a 3C, o problema é que com menos de 100 ciclos a 3C já estão perdendo muita carga, mas se carregar a 1C pode durar mais de 800 ciclos, bem acima do normal, acredito ser esta a grande vantagem dessas Lipos nova. Um método para saber se a bateria esta perto dos ciclos máximos com carga máxima é descarregando para ver o resultado, tipo:

Lipo de 5000 mah carregada a 1C
Depois de 100 clicos descarra 4950mah
Depois de 300 clicos descarra 4930mah
Depois de 500 clicos descarra 4910mah
Depois de 700 clicos descarra 4810mah
Depois de 900 clicos descarra 4700mah
Depois de 1100 clicos descarra 4620mah

Com os resultados acima da para determinar que a bateria aguentou 500 ciclos carreganda a 1C, depois disso começo a despencar a capacidade. Carregando a 1/2 ela poderia durar até uns 700 ciclos com carga próxima do total. O legal da Lipo é que no exemplo da bateria mesmo após 1100 ciclos carregando a 1C ela ainda tem 4620mah e com punsh.

Carregando em série ou paralelo a bateria que receber menos carga vai durar mais e a bateria que receber mais carga durará menos, a diferença não tem como saber exatamente, só o tempo com os testes da para ver os resultados como mostrei no exemplo acima, mas no geral pelo que estou vendo é que Lipos mais populares como Turnigy, Zippy, ECPower estão durando mais de 1 ano sendo carregadas de qualquer jeito, as únicas reclamações são daqueles que conseguiram zerar a carga delas dando PT, eu mesmo já dei curto e já até useu duas 2S em série para dar partida num carro e continuam com carga total.

fabil escreveu:
Natis..

me corrija se eu estiver errado...

a vida util das baterias sao medidos em ciclos de carga/descarga e nao em anos ( ou qualquer outra medida de tempo, certo?)

concordo com vc , quando diz que usar esse metodo de carregamendo pode encurtar a vida util, mas em quanto??

a grosso modo ( sem entrar no merito de perda de eficiencia gradativa que toda bateria tem) vamos supor que carregando a bateria individual e balanceando ela dure 500 ciclos...

se eu carregar em serie e sem balancear, quantos ciclos a menos terei de vida util? tipo, 400?, 350?? pq se for um percentual relativamente pequeno de menor vida util, ainda assim, eu ( opniao minha) prefiro " pagar" esse preço ( diminuir a vida util das baterias) do que ficar esperando o dobro do tempo p/ carrega-las...

entendeu meu raciocínio?

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 10:22 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Mas esses calculos são estimativas ou pegou a informação de uma fonte segura? pois uso LIFES justamente pela durabilidade, e elas duram 1000 ciclos sem perderem(muita) capacidade, mas se as lipos estão neste patamar, vou ver se pego algumas.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 12:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

As lipos que temos hoje no mercado não tem nem 2 anos e dificilmente algumas passaram de 500 ciclos para saber, mas as minhas tem mais de 250 ciclos e ainda estão perfeitas, elas são as Zippy, as mais baratas confiáveis. Não cheguei a ficar com a Turnigy e ECPower tempo suficiente para saber, mas foram mais de 100 ciclos e descarregavam a mesma coisa que novas. LIFE por pior que seja ainda dura o dobro de uma Lipo.

the_same_x escreveu:
Mas esses calculos são estimativas ou pegou a informação de uma fonte segura? pois uso LIFES justamente pela durabilidade, e elas duram 1000 ciclos sem perderem(muita) capacidade, mas se as lipos estão neste patamar, vou ver se pego algumas.

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 12:56 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:
já até useu duas 2S em série para dar partida num carro e continuam com carga total.

Show... Nunca tinha pensado nisso... Vou andar com 2 lipos véias no porta malas de hj em diante... heheheh
No more cabos de chupeta...

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 10:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu fiz um Y justamente para caso descarregue a bateria do carro usando os carregadores poder depois usar duas Lipos 2S para dar partida. Inacreditável a força com que o carro pega, a descarga de duas 2S 20C é infinitamente maior que as baterias de ácido. Só que tem que dar a partida e retirar rapitamente porque o auternador vai estar gerando lá seus 40A na lenta. Tem que tomar cuidado também com as garras jacarés que vai na bateria, ligadas nas duas baterias são mais de 16v a 100A, um belo estouro.

Schwarz escreveu:
NATTIS escreveu:
já até useu duas 2S em série para dar partida num carro e continuam com carga total.

Show... Nunca tinha pensado nisso... Vou andar com 2 lipos véias no porta malas de hj em diante... heheheh
No more cabos de chupeta...

MensagemEnviado: Sáb Abr 10, 2010 9:29 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

vira e mexe eu tenho umas perguntas que até me dá vergonha de falar, mas vamos lá. Carregar a 1C é carregar a 1A ( um amper) ????

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Sáb Abr 10, 2010 10:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

a medida "C" é relativa a amperagem da bateria.
- ex.: uma bateria com 5200mah sendo carregada a 1C significa carregala a 5200mah, a 2C 14000mah, 0,5C 2600mah.

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas