RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 12:38 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mai 03, 2009 9:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio, Kv não é nada, como disse o Aldo, o que precisa é saber aproveitar o motor.

Aldo, compare algum motor no LRP SPX com profile 8 com o esc que quiser. O SPX fará o motor girar mais, pois ele tem uma função de adiantar o timming do motor após certos segundo de aceleração.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Dom Mai 03, 2009 10:29 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

PRCG escreveu:
Helvio, Kv não é nada, como disse o Aldo, o que precisa é saber aproveitar o motor.

Aldo, compare algum motor no LRP SPX com profile 8 com o esc que quiser. O SPX fará o motor girar mais, pois ele tem uma função de adiantar o timming do motor após certos segundo de aceleração.

Paulo,

Nesse caso concordo que pode girar mais, devido a essa função de adiantar o timming.

Mas, (apenas curiosidade), isso não diminui o torque do motor?

Abs

MensagemEnviado: Dom Mai 03, 2009 11:01 pm 
[Moderador]

O pessoal que corre nos campeonatos na AARC alega que o ESC LRP faz o motor girar mais rápido que os outros ESC, e ainda segundo algumas dessas pessoas, foi feito comparação em dinamômetro nos dias de corrida que comprovaria essa diferença.
Sobre o que seria mais ou menos eficiente em relação Kv X nº de células, com certeza uma configuração de menor Kv e maior voltagem será mais eficiente. Mas essa não é a realidade de quem frequenta pistas, ou participa de torneios ou apenas usa o equipamento padrão, que é 2S e motores de mais alto Kv.
Agora, como assim, Kv não é nada? Kv é justamente o melhor parâmetro comparativo, já que nº de voltas não representa nada. Agora o que você vai fazer pra aproveitar os Kv são outros quinhentos.

Aldo escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
O 4,5 da LRP não é melhor, nem pior, que o 3,5 da Novak. Em relação às marcas, ambas são ótimas, o que manda é o Kv do motor.
Eu usava o 3,5 da Novak e estou usando o 4,5 da LRP, ele é justamente mais fraco, o que eu queria. O 4,5 da LRP é 7800Kv, o 3,5 da Novak é 10500Kv.
O que muda, pelo menos é o que dizem, é que o ESC LRP é mais forte que o GTB, que o LRP consegue girar mais rápido que o GTB o mesmo motor de mesmo Kv.

Vou dar a minha modesta opinião.

O esc LRP, assim como qualquer esc que só suporte 2s é ruim. A melhor eficiência em motores brushless é conseguida com maior voltagem e menor kv, ou seja, é muiito mais eficiente um motor 5000kv com 4s do que um 10000kv com 2s, pois a perda com calor é muito melhor.

E desculpe discordar, mas nunca consegui perceber que um esc "gire" um mesmo motor mais do que outro. O que determina o RPM é a voltagem e o esc não determina isso, o que determina é a bateria.

Só como exemplo, estou usando um motor 3000kv com 4s em um carro com 3kg e estou andando junto (de final, pois de arrancada saio muito na frente) com o pessoal de 2.5 e 9000kv (ambos com 2s). O Edu rodou com 6s e acredito que nem de arrancada e nem de final dê para o 2.5, 3.5 ou qualquer motor de mais de 3x os kv consigam andar junto, mesmo os elétricos 1/10 terem um peso de aprox. 1,5kg (ou seja, a metade do peso de 1/8 convertido).

Só mais um exemplo para ilustrar: O Nick Case bateu 166mph com um motor de 1800kv e 8s = 53280RPM, por que ele não usou um 2.5 (13700kv) com 2s = 101380RPM? simplesmente porque a eficiência e o torque são piores.

Abs

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Seg Mai 04, 2009 12:09 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aldo escreveu:
PRCG escreveu:

Paulo,

Nesse caso concordo que pode girar mais, devido a essa função de adiantar o timming.

Abs

No Sphere TC usando motor 9.5 do campeonato paulista desse ano, uso 5,1:~6,2:1, os SPX com relação de 7,2:1 tem o mesmo torque e Muito mais reta.

Sobre comparação, sim, foi feito com Tacometro, o GTB gira muito pouco, com 9.5 da LRP cerca de 27~29mil no GTB, no Sphere cerca de 37~39mil, já no SPX, o giro sobe SEM PARAR, se vc ficar segurando o dedo por 5~6 segundos por exemplo, o giro vai subindo "sem fim", mas já faz um bom barulho e trepida bastante... mas claro, no carro não vai tanto quanto em teste de bancada, mas é suficiente pra EU ACHAR que numa reta, o 9.5(4200kv de acordo com o manual) no SPX deve pegar o mamba 5700, se vc ver na reta, parece que tem 2 marchas... impressionante(!)

Acho legal essas coisas de motores de baixo kv e alta voltagem, mas não dá pra comparar uma coisa com outra...

Agora uma info, o ESC KO/Orion, gira o mesmo que o Sphere TC, tanto em torque quanto final, só que tem pouquissimo freio (nem pelo USB consegue aumentar), ouvi que as pessoas que compraram lá fora, estão mandando de volta para a fabrica pra atualizar para a versão 1.1, onde esse problema de freio foi resolvido...

MensagemEnviado: Seg Mai 04, 2009 12:20 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aldo escreveu:
Paulo,

Abs

Não aldo, esse ESC usa timming 0 na saida e vai aumentando o timming conforme o tempo. Isso não tem limite.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Seg Mai 18, 2009 12:02 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Aldo escreveu:
Só como exemplo, estou usando um motor 3000kv com 4s em um carro com 3kg e estou andando junto (de final, pois de arrancada saio muito na frente) com o pessoal de 2.5 e 9000kv (ambos com 2s).

Aldão 3S. E logo logo 4S :mrgreen:

Abs

Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas