O pessoal que corre nos campeonatos na AARC alega que o ESC LRP faz o motor girar mais rápido que os outros ESC, e ainda segundo algumas dessas pessoas, foi feito comparação em dinamômetro nos dias de corrida que comprovaria essa diferença.
Sobre o que seria mais ou menos eficiente em relação Kv X nº de células, com certeza uma configuração de menor Kv e maior voltagem será mais eficiente. Mas essa não é a realidade de quem frequenta pistas, ou participa de torneios ou apenas usa o equipamento padrão, que é 2S e motores de mais alto Kv.
Agora, como assim, Kv não é nada? Kv é justamente o melhor parâmetro comparativo, já que nº de voltas não representa nada. Agora o que você vai fazer pra aproveitar os Kv são outros quinhentos.
Helvio Lagares escreveu:
O 4,5 da LRP não é melhor, nem pior, que o 3,5 da Novak. Em relação às marcas, ambas são ótimas, o que manda é o Kv do motor.
Eu usava o 3,5 da Novak e estou usando o 4,5 da LRP, ele é justamente mais fraco, o que eu queria. O 4,5 da LRP é 7800Kv, o 3,5 da Novak é 10500Kv.
O que muda, pelo menos é o que dizem, é que o ESC LRP é mais forte que o GTB, que o LRP consegue girar mais rápido que o GTB o mesmo motor de mesmo Kv.
Vou dar a minha modesta opinião.
O esc LRP, assim como qualquer esc que só suporte 2s é ruim. A melhor eficiência em motores brushless é conseguida com maior voltagem e menor kv, ou seja, é muiito mais eficiente um motor 5000kv com 4s do que um 10000kv com 2s, pois a perda com calor é muito melhor.
E desculpe discordar, mas nunca consegui perceber que um esc "gire" um mesmo motor mais do que outro. O que determina o RPM é a voltagem e o esc não determina isso, o que determina é a bateria.
Só como exemplo, estou usando um motor 3000kv com 4s em um carro com 3kg e estou andando junto (de final, pois de arrancada saio muito na frente) com o pessoal de 2.5 e 9000kv (ambos com 2s). O Edu rodou com 6s e acredito que nem de arrancada e nem de final dê para o 2.5, 3.5 ou qualquer motor de mais de 3x os kv consigam andar junto, mesmo os elétricos 1/10 terem um peso de aprox. 1,5kg (ou seja, a metade do peso de 1/8 convertido).
Só mais um exemplo para ilustrar: O Nick Case bateu 166mph com um motor de 1800kv e 8s = 53280RPM, por que ele não usou um 2.5 (13700kv) com 2s = 101380RPM? simplesmente porque a eficiência e o torque são piores.
Abs