RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 1:39 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Out 27, 2007 10:23 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Vcs podem me ajudar?

Tenho um Tamiya TT-01, latinha, ESC original...

Eu uso mais por diversao, e nao por competicao. Mas queria um pouco mais de arrancada, mais velocidade.

Por isso, queria trocar o motor latinha por um Stock 21T ou 23T. Aqui encontrei motores Yokomo, Kawada e Tamiya, mas nao sei qual eh mais indicado pra mim. A troca do ESC eh necessaria para esse motor?

Pinhao 22T
Coroa 61T
(relacao de marchas deve dar 7,2:1)

Editado pela última vez por sihoga em Dom Out 28, 2007 1:42 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título: Mais detalhes...
MensagemEnviado: Sáb Out 27, 2007 10:46 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

o RC eh on-road, portanto, para ser usado no asfalto...

Título:
MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 11:03 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vai usar pra que? drift? ou andar em circuito?
acho que um 27T stock é de bom tamanho...
o chassi com tudo original vai bem de LATINHA, se for andar com qualquer coisa a mais que isso, tem que pelo menos por o cardã de aluminio, pois o de plastico se torce todo, pega no chassi e fica estalando...
Rolamentos são bem vindos, o carro anda muito mais solto...
Usar um 27T stocké melhor pq provavelmente não vai precisar trocar o ESC, e já é um motor totalmente diferente do latinha...

MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 1:38 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fui na Rajiten, de Yokohama/JP, um supermercado de pecas para RC. Acabei comprando um motor Stock de 23T, Tamiya Super Stock RZ.

Pra lubrificar o motor, passei no eixo um oleo indicado para bearings squeaks, onde diz ainda que eh seguro para motores tbem. Mas o rodar do carrinho, ainda desligado, tá meio travado... Ele nao roda macio. Eu tirei fora o motor e o carrinho anda perfeito, mas com o motor encaixado na coroa, fica travado para empurra-lo desligado. Liguei o RC pra sentir como tá o rodar dele e senti claramente que ele corre, mas um pouco travado. O que pode ser? O eixo do motor gira. Nao com tanta liberdade, mas gira. E eu acabei de lubrifica-lo.

Detalhe: tenho dois pinhoes (o original de 19T e um de 22T). Com os dois pinhoes, a sensacao eh de que o carro continua travado, desde que eu troquei o motor original.

Tamiya TT-01
Coroa de 61T
Pinhao de 22T
internal ratio (TT-01)= 2.6
gear ratio= 7,2:1

Estou usando ainda carda de aluminio e rolamentos no lugar das buchas.

MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 1:41 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

sihoga escreveu:
...um supermercado de pecas para RC...

Estamos no país errado!

MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 3:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

sihoga escreveu:
Fui na Rajiten, de Yokohama/JP, um supermercado de pecas para RC. Acabei comprando um motor Stock de 23T, Tamiya Super Stock RZ.

Pra lubrificar o motor, passei no eixo um oleo indicado para bearings squeaks, onde diz ainda que eh seguro para motores tbem. Mas o rodar do carrinho, ainda desligado, tá meio travado... Ele nao roda macio. Eu tirei fora o motor e o carrinho anda perfeito, mas com o motor encaixado na coroa, fica travado para empurra-lo desligado. Liguei o RC pra sentir como tá o rodar dele e senti claramente que ele corre, mas um pouco travado. O que pode ser? O eixo do motor gira. Nao com tanta liberdade, mas gira. E eu acabei de lubrifica-lo.

Detalhe: tenho dois pinhoes (o original de 19T e um de 22T). Com os dois pinhoes, a sensacao eh de que o carro continua travado, desde que eu troquei o motor original.

Tamiya TT-01
Coroa de 61T
Pinhao de 22T
internal ratio (TT-01)= 2.6
gear ratio= 7,2:1

Estou usando ainda carda de aluminio e rolamentos no lugar das buchas.

A posição do pinhão/coroa está correta? Não está muito próximo ou separado não?

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 3:05 pm 
[Moderador]

É que esse motor tem imãs bem fortes, por isso ele é "duro", o que é bom. Não tem nada de errado aí a princípio, pode ficar tranquilo.

Supermercado de RC?

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 4:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
FÉ que esse motor tem imãs bem fortes, por isso ele é "duro", o que é bom. Não tem nada de errado aí a princípio, pode ficar tranquilo.

Supermercado de RC?

Pensei no mesmo!
é a força do campo que é maior e oferece mais resistencia ao movimento =D

MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 7:16 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

De fato, o motor parece mais pesado, e com um magnetismo fora de serie, forte mesmo. Com o motor na mao, eu giro o eixo sem maiores dificuldades no dedo. Mas encaixado no RC, o rodar travado (com o RC desligado, ou nao) contrasta totalmente com o rodar macio do latinha. Serah q eh questao de tempo pro meu motor novo chegar ao mesmo ponto do latinha?

A distancia do pinhao pra coroa tbem nao eh regulavel no meu RC. O motor+pinhao fica encaixado numa ranhura do chassis; jah a coroa+carda fica encaixado em outra ranhura do chassis. O que eu pude fazer foi deslizar o pinhao ao longo do eixo do motor, para alinhar com a coroa.

Empurrando o RC pra frente, com a mao, a resistencia do motor em girar o eixo chega ate a erguer a coroa, que gira, mas encontra a resistencia do pinhao+motor em girar junto. E nao encontrei folga no conjunto pinhao+coroa.

Sera que se eu fizer um video do motor funcionando, pelo barulho vcs conseguem concluir se o motor nao ta mesmo travado? Ou seria problema do conjunto pinhao+coroa?

O supermercado fica em Yokohama. Eh um pouco longe de casa, mas eh mais gostoso comprar as pecas em pessoa, do q pelo site deles:
http://www.rajiten.com/totsuka/index.html

Obrigado

Editado pela última vez por sihoga em Seg Out 29, 2007 6:45 pm, em um total de 1 vez.

Título:
MensagemEnviado: Dom Out 28, 2007 8:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha, no TT01 funciona assim, tem os furos do Motor Mount né, ai cada par de furos é pra 1 pinhao diferente, eu uso na Coroa 61 o Pinhao 21, o encaixe é perfeito, porém, eu acho que maior que 21 só usando coroa menor, e mesmo se voce comprar o kit de coroas 55/58, segundo o manual, o maximo que da pra usar de pinhão é 25...
Ele pode estar meio travado por causa da distancia entre coroa/pinhão mesmo... a principio achei que fosse só o motor, mas nao tinha reparado que voce está usando pinhao 22... Ultilizando assim, depois de um certo tempo, quando o sistema aquecer pode ser que trave, devido a dilatação da coroa... eu nao tentei usar maior que 21 ainda, tem que ver o furo que ta preso o motor, tente muda-lo pra ver se o encaixe fica mais perfeito... mas eu acho que na coroa original o limite é esse mesmo[61/21]...
Sai pouco mais de 5 dolares o jogo de coroas...
Imagem

MensagemEnviado: Seg Out 29, 2007 11:36 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

duas pecas novas de aluminio, as que ficam em cada um dos extremos do eixo carda, estavam dando folga na coroa. O eixo carda ate dancava um pouco, por causa dessas pecas mal projetadas. Acho que a ranhura delas estava mais profunda do que devia. Por isso, botei de volta essas duas pecas originais (que eram de plastico) no eixo carda de aluminio. Agora, a coroa tá mais firme...

Obrigado a todos que me ajudaram!

Ah, e o motor nao tava ruim. O rodar meio travado era mesmo por causa do magnetismo forte dele. Eu tirei o rotor pra fora pra entender melhor o projeto do motor...

Título:
MensagemEnviado: Seg Out 29, 2007 11:50 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

pra que comprar um stock, fica com o latinha e vai até santo andré no dia 8, corre com agente no Latinha Racing 2

Imagem

MensagemEnviado: Seg Out 29, 2007 12:01 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

hahahuahhahaa mas obrigado pelo convite...

quem sabe eu aproveite uma folga de fim-de-semana e de um pulo em sto andre... mas se eu atrasar um pouco, nao va brigar comigo, hein. Afinal daqui de Yokohama, onde moro, ate sto andre sao umas 24 a 26 horas de viagem (de aviao)

eh verdade. E acho q tem uma galera razoavel de brasileiros aqui no forum postando do JP tbem, nao?!

MensagemEnviado: Seg Out 29, 2007 3:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

sihoga escreveu:
hahahuahhahaa mas obrigado pelo convite...

quem sabe eu aproveite uma folga de fim-de-semana e de um pulo em sto andre... mas se eu atrasar um pouco, nao va brigar comigo, hein. Afinal daqui de Yokohama, onde moro, ate sto andre sao umas 24 a 26 horas de viagem (de aviao)

eh verdade. E acho q tem uma galera razoavel de brasileiros aqui no forum postando do JP tbem, nao?!

não chegando na madruga eu nem ligo!! huahaha

amigão!! atualiza o seu cadastro pra gente saber de onde vc ta!! hehehe

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Seg Out 29, 2007 7:00 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

alekimura escreveu:
Olha, no TT01 funciona assim, tem os furos do Motor Mount né, ai cada par de furos é pra 1 pinhao diferente, eu uso na Coroa 61 o Pinhao 21, o encaixe é perfeito, porém, eu acho que maior que 21 só usando coroa menor, e mesmo se voce comprar o kit de coroas 55/58, segundo o manual, o maximo que da pra usar de pinhão é 25...

Pra escolher o pinhao mais indicado, eu usei a tabelinha do link abaixo
http://www.lightwatermodels.com/gearratio.php

Como eu notei que o chassi TT-01 nao menciona outra coroa, alem do 61T, eu me decidi por trocar o pinhao para me adequar as condicoes do motor Stock, que indica no manual um gear ratio entre 6,5 e 7,5:1

Troquei ainda carda, rolamentos e uma bateria mais forte. De fato, o motor gasta mais energia. Em 5 minutos de brincadeira, a bateria esgotou. A bateria que eu peguei era muito fraca (NiCd de 1700mAh). Mas naquele momento, nao podia gastar muito. Por isso, peguei uma bateria meia-boca pra quebrar o galho...

Achei a bateria de LiPo e o recarregador. Os dois juntos ia sair por cerca de 130 dolares. Acho que vou desistir da compra e pegar um de NiMH, mesmo...

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas