RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 12, 2025 10:05 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 4:50 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

ola pessoal.

meu motor e o do pessoal da pista daqui esta chegando a 100º depois de 10 ~ 15 min andando. q esta alto eu sei, + isso é meio normal ou nada normal? os dias estaõ quentes tb.. andando no sol das 14hs..

outra coisa, como é q prende esse tipo de cooler no motor? tenho um que é mais ou menos a metade desse do link e acho q ajudaria a diminuir a temperatura, + como é preso? tem algum tipo de cola pra isso> pois esse tipo de cooler vem sem nehum furo para fixação!

grato! :drinks:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 4:52 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

o link de um exemplo de cooler q estou falando: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-novo-_JM

MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 4:55 pm 
[Moderador]

Images: 0
Amigo, o motor creio que não seja bom passar de 90º nem em dias quentes nem em dias frios,
pois irão perder a magnetismo, e isto não é um cooler, isto é um dissipador de calor, que ele vem com a boca
um pouco menor que o motor, vc encaixa só e ele fica bem preso... se eu fosse vc, eu compraria um dissipador
destes com cooler, que iria resfriar muito mais seu motor.

um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... le-fan-_JM

MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 6:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Qual motor/esc vc está usando?

treinando ontem com o Dennis Pickthall na AARC do ABC, eu e ele, terminamos com 112 e 114 graus hehehehehe

Eu de ESC Tekin e Motor LRP, ele de ESC SpeedPassion e Motor Tekin.

Dependendo do seu motor, é "normal", não que seja normal, mas é aceitavel. Principalmente se for em Pista, em ritmo de corrida, 10minutos é MUITO.

Estavamos andando de 10.5T

MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 6:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 68
Alekimura,respondendo o amigo e fazendo uma pergunta...
Me passaram que a temperatura normal eh de uns 85 graus...
Se esquenta pode ser a relacao muito apertada?

Qualificações viewtopic.php?f=3&t=28169

Personal album

MensagemEnviado: Dom Fev 26, 2012 7:19 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Joao victor, vc tem td razao, é q eu escrevi errado como cooler. boa dica q vc passou..

Alekimura, estou usando aquele básico ezrun 4300kv, porem como é um G4 convertido, é utilizado nele uma relação q vcs acharão assustadora, + funciona extrememente bem, tanto q ando junto com autos de 7000kv, sem falar q já q a relação é curta, ninguem me pega na arrancada, foi adaptado nele a relação com pitch 0.8 do off traxxas slash, com coroa de 54T ~ pinhão 18T. deu + do q certo, porem esquenta bem. estou pensando na proxima em aduirir uma coroa 56T ou passar para pitch 48 pra ver se ajuda com coroa 80 ~ pinhao 20. o ritmo é forte, de corrida aqui na nossa pista.. o carrinho chega a fazer um pouco de drift pois ñ se tira o dedo do gatilho nem 1 segundo, por isso esquenta bastante. fico feliz de ver q o de vcs chega a + ou - 100º num ritmo pesado, entao acho q o meu vai guentar, + um dissipador ou cooler vai cair bem, talvez seja o q esteja precisando pra ficar + redondo..

hiwatashi, vc tem td razao, relação curta esquente bastante, + leia exatamente como é a minha situação no paragrafo acima.

meu medo é q aconteça o q o joao victor falou, perder o motor de alguma forma.. (se bem q ñ seria tanto prejuizo pq o motor ñ é dos + caros e melhores.. + satisfaz)

MensagemEnviado: Seg Fev 27, 2012 12:54 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Hitawashi, o nosso problema é que acertamos nosso carro pra dar o máximo em 8 minutos, andando 10, frita hahahaha

Mas assim, em dia de corrida, é normal chegar nos 100~110...

Mas é claro, não recomendo pra ninguém, pois passar muito disso, o imã do rotor vai perdendo força, resulta em menos torque/freio. Giro fica igual.

Sobre o 9.5 4300kv, quando o pessoal de Jundiaí usou motores desse pra correr (tivemos umas 2 corridas lá com motor 9.5T sensored e esse 4300 sensorless, eles usavam coisa de 4,7~5:1 de relação, mas é aquela coisa, naquela epoca eram finais de 6 minutos, e os motores terminavam no limite...

Mas ele é fraco demais para esse seu carro... eu encurtaria relação.

Só pra esclarecer, curto é ex. 10:1, longo é 3:1... Curto demais, esquenta porque o motor estrangula na reta, longo demais, esquenta porque o motor tem que fazer muita força pra sair da inercia ou mesmo pra uma retomada... relação só da pra acertar com termometro na mão hehehe, vai, anda 5 minutos e mede, se tiver quente demais, vc tem que analisar na pista, se na reta, ele tá "acabando" muito cedo, ou se aparentemente está sobrando motor na reta, ou sei lá... tem que analisar né, não tem relação certa, é teste na pista.

Exemplo, Modified 4.5T eu usava perto de 8:1, porque é um motor que gira bastante, chegava a usar até uns 9:1 as vezes... hoje, de 10.5T, cheguei a usa 8,4:1 em Jundiaí... É um motor bem mais fraco que o 4.5, porém, como os ESCs de hoje tem Timming Dinamico, fazem o motor girar demais, aí pede uma relação mais curta, se for sem timming, pode usar 4,8:1 tranquilamente.

MensagemEnviado: Seg Fev 27, 2012 7:19 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

cara, eu tentei de todo jeito achar qual a relaçao interna de um team magic G4 nitro e ñ achei.. alguém sabe?

outra coisa, como disse, o G4 convertido esta com o conjunto do traxas slash q é pitch 0,8 (coroa 54T ~ pinhao 18T), será q se eu coloco pitch 48 (coroa 80T ~ pinhao 18T) diminui o aquecimento? pq ja q é convertido, eu ñ faço a minima ideia de o q aconteceria com o rendimento.

MensagemEnviado: Sex Mar 02, 2012 8:23 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

lawmarangoni escreveu:
cara, eu tentei de todo jeito achar qual a relaçao interna de um team magic G4 nitro e ñ achei.. alguém sabe?

outra coisa, como disse, o G4 convertido esta com o conjunto do traxas slash q é pitch 0,8 (coroa 54T ~ pinhao 18T), será q se eu coloco pitch 48 (coroa 80T ~ pinhao 18T) diminui o aquecimento? pq ja q é convertido, eu ñ faço a minima ideia de o q aconteceria com o rendimento.

Lawrence não sei se são GP ou EP... Mas segue as relações dos G4 que tenho em uma planilha.

Team Magic G4 STOCK - 2,526:1
Team Magic G4 ED - 2,190:1

Mudando de pitch talvez não ajude mto. O que irá surtir efeito é alterar a relação de acordo com seu motor e principalmente a pista em que corre.

Como o Alexandre falou é teste, experimente diminuir o pinhão, tenho ctz que aqui na Macau, ainda vai sobrar motor na reta, e as temperaturas tbm cairam.

Blue-Bird
HK-310

MensagemEnviado: Sex Mar 02, 2012 9:54 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

mudar de pitch nao adianta pq o que aumenta de dente na coroa aumenta no pinhao tbm, se equivalem e a conta da o mesmo resultado!

MensagemEnviado: Qui Mar 08, 2012 11:20 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom pessoal, bom dia!

Gostaria de saber se este dissipador com cooler que o colega postou (do mercado livre) serve no motor mamba 2200kv, pois eu sei que tem um original de plastico (ja tive um destes inclusive) mas acho que estes com dissipador em aluminio e cooler acredito que seja melhor.

Outra pergunta, sobre o cooler do esc (mamba monster), o meu ta fazendo uns rangido e acredito que ja esteja indo embora, quero substituir ele por um outro, pelo que pesquisei vi varias marcas, Novak, Yeah Racing e Muchmore racing, qual destas marcas vcs recomendam?

Novak http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ling-Fan-2
Yeah racing http://www.rcmart.com/rc-yeah-racing-ya ... h=293_1303
Muchmore Racing http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ooling-Fan

E pretendo deixar ligado direto no receptor tbm.

Valeu, obrigado
Abs

Minhas qualificações no RCEletrico -> viewtopic.php?f=3&t=36914
Minhas qualificações no RCMasters-> http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... &frus=5255

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas