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MensagemEnviado: Dom Set 18, 2011 6:46 pm 
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olá tudo bém?
Tenho duvidas sobre os valores de rotação maxima de nossos motores sem escovas.
Usei o MCU (movimento circular uniforme) em meu automodelo para saber a sua velocidade maxima.

trata-se de um kyosho alpha 2 1/10 convertido de nitro para eletrico com relação interna total de 8.14:1, vamos lá ao meu exemplo:

* motor ezrun (5.5T)
* lipo de 7.4 V
* rotação de 44.400 rpm (6.000 X 7,4)
* coroa = 46 T
* pinhão = 19T
* relação interna = 3.364
* relação total = 8,14:1
* diametro pneu = 64 mm, então raio 32 mm = 0,032 m
* peso do auto = 1.900 g.

1° RPM ENTREGUE NAS RODAS PELO MOTOR:
44.400 RPM / 8,14 = 5454,54 RPM. (sabemos que a rotação do motor não é igual a rotação das rodas por causa das reduções de engrenagem).

2° TRANSFORMAR A ROTAÇÃO DAS RODAS DE RPM PARA HZ:
f = 5.454,54 / 60 = 90,90 HZ.

3° VELOCIDADE ANGULAR
W = (2 X PI) / T ONDE T = 1/F ENTÃO

W = 2 X PI X F

4° VELOCIDADE:
V = W X R ONDE R = RAIO.
V = 2 X PI X 90,90 X 0,032
V = 18,26 m/s = 65,76 km/h.

5° RESUMO DA OPERA:
V = (r x KV x V x 0,38)/RI, onde:
r = raio do pneu em metros (passar de mm para metros, corre 3 casas para a esquerda)
KV = Kv do motor.
V = tensão da lipo.
0,38 = resumo das constantes.
RI = relação de redução total do automodelo.

Será que estou certo nestes calculos? sei que o meu combo não é um dos mais velozes mas, percebo que a noção de velocidade é bem maior, na reta, o carrinho parece atingir os 100 km/h.

será que esta relação kv x tensão = rpm do motor está certa mesmo?
valeu, tudo de bom.

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Editado pela última vez por anru em Dom Set 18, 2011 10:23 pm, em um total de 5 vezes.

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MensagemEnviado: Dom Set 18, 2011 8:31 pm 
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Tenta medir com o GPS do celular ou com aqueles radares de mão.
Mas normalmente, com 2s a velocidade fica nesta média mesmo.
Para chegar perto dos 100km/h só com 3s e um bom termômetro. :mrgreen:
:drinks:

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MensagemEnviado: Seg Set 19, 2011 7:37 am 
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Acredito que esse cálculo funcione melhor em um sistema perfeito sem atritos ou perdas. Talvez tenha que incluir mais uma ou outra variável nesse cálculo, considerando as perdas por atrito cinético, gravidade, etc.
Vale a dica de medir com GPS para aferir a diferença entre os resultados do cálculo e a medição real.

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MensagemEnviado: Seg Set 19, 2011 12:31 pm 
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Lembre-se que nos melhores motores vc consegue no máximo eficiência em torno de 85% sobre carga e o kv cai em torno de 10 a 20% dependendo da relação.

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MensagemEnviado: Ter Set 20, 2011 6:21 pm 
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Beleza, não levei em conta todas estas perdas em meu exemplo.

A velocidade calculada foi de 65,76 km/h.

Você concordam que se fosse considerar as perdas, a velocidade calculada em meu exemplo seria bem menor?

Mesmo assim, a noção de velocidade é bem maior do que 65 km/h, parece que o carrinho atinge os 100 km/h.

Acho que este método de saber a rotação do motor medida pelo produto tensão da lipo (ou outra tecnologia de bateria) x KV do motor, não é certa.

Tentarei medir a velocidade na reta com esse tipo de instrumento.

Será que os fabricantes de motores escondem certas informações para os concorrentes não copiarem seus produtos?

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MensagemEnviado: Ter Set 20, 2011 8:08 pm 
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O problema é que não existe um padrão de medir o kv, então todos informam com o motor livre para conseguir o maior número possível. Os melhores motores conseguem encostar nos 90% de eficiencia com pouca perca de kv. Sobre carga a Lipo também diminui voltagem e com isso todo o conjunto rende menos, uma pareria com descarga muito forte consegue segurar melhor a voltagem alta sobre carga.


anru escreveu:
Beleza, não levei em conta todas estas perdas em meu exemplo.

A velocidade calculada foi de 65,76 km/h.

Você concordam que se fosse considerar as perdas, a velocidade calculada em meu exemplo seria bem menor?

Mesmo assim, a noção de velocidade é bem maior do que 65 km/h, parece que o carrinho atinge os 100 km/h.

Acho que este método de saber a rotação do motor medida pelo produto tensão da lipo (ou outra tecnologia de bateria) x KV do motor, não é certa.

Tentarei medir a velocidade na reta com esse tipo de instrumento.

Será que os fabricantes de motores escondem certas informações para os concorrentes não copiarem seus produtos?

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MensagemEnviado: Qua Set 21, 2011 7:50 am 
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Lembrando que a tensão da bateria carregada é 8,4V, então pode ser que no começo a velocidade seja superior aos 65km/h, mesmo com atrito e gravidade.

Abraços!

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Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
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MensagemEnviado: Qui Set 29, 2011 4:18 pm 
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É 8,4v carregada e sem carga, com carga a voltagem deve cair bastante, dai quando mais C tiver a bateria menos cai a voltagem.

FlavioBS escreveu:
Lembrando que a tensão da bateria carregada é 8,4V, então pode ser que no começo a velocidade seja superior aos 65km/h, mesmo com atrito e gravidade.

Abraços!

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MensagemEnviado: Qui Set 29, 2011 4:39 pm 
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NATTIS escreveu:
É 8,4v carregada e sem carga, com carga a voltagem deve cair bastante, dai quando mais C tiver a bateria menos cai a voltagem.

FlavioBS escreveu:
Lembrando que a tensão da bateria carregada é 8,4V, então pode ser que no começo a velocidade seja superior aos 65km/h, mesmo com atrito e gravidade.

Abraços!


Sim, concordo.. Imagine se fosse 7,4V, cairia (cairá) bem mais. Pode-se levar, inclusive, a mesma taxa de perda em ambas as Tensões.

Abraços! :drinks:

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