olá tudo bém? Tenho duvidas sobre os valores de rotação maxima de nossos motores sem escovas. Usei o MCU (movimento circular uniforme) em meu automodelo para saber a sua velocidade maxima.
trata-se de um kyosho alpha 2 1/10 convertido de nitro para eletrico com relação interna total de 8.14:1, vamos lá ao meu exemplo:
* motor ezrun (5.5T) * lipo de 7.4 V * rotação de 44.400 rpm (6.000 X 7,4) * coroa = 46 T * pinhão = 19T * relação interna = 3.364 * relação total = 8,14:1 * diametro pneu = 64 mm, então raio 32 mm = 0,032 m * peso do auto = 1.900 g.
1° RPM ENTREGUE NAS RODAS PELO MOTOR: 44.400 RPM / 8,14 = 5454,54 RPM. (sabemos que a rotação do motor não é igual a rotação das rodas por causa das reduções de engrenagem).
2° TRANSFORMAR A ROTAÇÃO DAS RODAS DE RPM PARA HZ: f = 5.454,54 / 60 = 90,90 HZ.
3° VELOCIDADE ANGULAR W = (2 X PI) / T ONDE T = 1/F ENTÃO
W = 2 X PI X F
4° VELOCIDADE: V = W X R ONDE R = RAIO. V = 2 X PI X 90,90 X 0,032 V = 18,26 m/s = 65,76 km/h.
5° RESUMO DA OPERA: V = (r x KV x V x 0,38)/RI, onde: r = raio do pneu em metros (passar de mm para metros, corre 3 casas para a esquerda) KV = Kv do motor. V = tensão da lipo. 0,38 = resumo das constantes. RI = relação de redução total do automodelo.
Será que estou certo nestes calculos? sei que o meu combo não é um dos mais velozes mas, percebo que a noção de velocidade é bem maior, na reta, o carrinho parece atingir os 100 km/h.
será que esta relação kv x tensão = rpm do motor está certa mesmo? valeu, tudo de bom.
_________________ *INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM * INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.
Editado pela última vez por anru em Dom Set 18, 2011 10:23 pm, em um total de 5 vezes.
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