RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 8:01 pm 
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Pessoal, comprei um motor de um dos nossos membros do forum, mas n sei quantas voltas ele tem! alguem conhece esse motor? ele n tem nenhum adesivo, é roxo e com uma regua que deve indicar alguma coisa.

aguardo ajuda


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MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 8:31 pm 
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Você pegou o D4! Quase que eu fiquei com ele! Peguei o D3,5 (verdadeiro canhão esse) e o Fanton.

Bem, sobre a "régua" é o indicativo do ângulo do endbell. Adiantar o timming (cheque o Dicionário do fórum) aumenta o desempenho do motor, bem como o consumo e o aquecimento do motor.

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 Título: voltas
MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 9:26 pm 
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quantas voltas tem esse teu? sabes quantas voltas tem o meu?

Helvio Lagares escreveu:
Você pegou o D4! Quase que eu fiquei com ele! Peguei o D3,5 (verdadeiro canhão esse) e o Fanton.

Bem, sobre a "régua" é o indicativo do ângulo do endbell. Adiantar o timming (cheque o Dicionário do fórum) aumenta o desempenho do motor, bem como o consumo e o aquecimento do motor.


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MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 10:22 pm 
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O D3,5 tem 14 voltas triplo. O D4 deve ser qualquer coisa abaixo disso, creio eu.

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 Título: opa
MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 10:52 pm 
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abaixo disso? menos voltas?

tem messenger?

Helvio Lagares escreveu:
O D3,5 tem 14 voltas triplo. O D4 deve ser qualquer coisa abaixo disso, creio eu.


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 Título: Re: opa
MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2007 10:53 pm 
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Creio que menos voltas, posso estar enganado.

Meu MSN: helviolagares@hotmail.com

robertogoiania escreveu:
abaixo disso? menos voltas?

tem messenger?

Helvio Lagares escreveu:
O D3,5 tem 14 voltas triplo. O D4 deve ser qualquer coisa abaixo disso, creio eu.

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MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 2:27 am 
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Roberto,
Ele é 12x3T ou 13x2T, não lembro ao certo.
Sobre a régua, é exatamente o que o Hévio falou.
Outro detalhe quanto ao timing é que, adiantando ou atrasando demais, o motor inverte e gira ao contrário.
E o perigo de queimar a que o PRCG se referiu lá no dicionário, é que se você "esgoelar" demais no timing vai forçar o motor, podendo até queimar, inclusive. Entendeu?

Respondendo às próximas perguntas:
Não existe um ponto ideal, assim como não existem 2 motores exatamente iguais.
Um motor modified pode tomar páu de um latinha, caso esteja com a relação errada...
Também não existe fórmula ou receita de bolo pra relação. Vai variar de pista pra pista... temperatura, chassis etc. Mas para ter uma idéia, a relação para modified deve estar entre 7,5 e 9,5. Tem gente que encontra a melhor relação acima ou abaixo destes valores, mas aí está um começo. Uma referência.
Exemplo: usando-se um xray (ratio 1,7), Coroa 116 e Pinhão 24: 116/24*1,7 = 8,21666...
Outra coisa que você pode lançar mão para melhorar ainda mais a performance dos motores, além de ajustar o timing e claro, encontrar a melhor relação para o seu carro/pista, são as molas e escovas que podem ser facilmente trocadas. Uma limpeza e lubrificação dos rolamentos também pode melhorar o rendimento, além da re-magnetização ou re-carga no imã, que já é um pouco mais complicado, pois requer equipamento específico.
Mas tudo isso, fora a re-magnetização, na base do "experimentômetro" ... com o equipamento adequado o trabalho diminui bastante, mas como disse antes, não tem fórmula mágica nem receita de bolo.
Ok?
Grande abraço


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 Título: Obrigado.
MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 10:07 am 
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VALEu meu irmão..............
Agora to fera em motores kkk. Um forte abraço.

masiato escreveu:
Roberto,
Ele é 12x3T ou 13x2T, não lembro ao certo.
Sobre a régua, é exatamente o que o Hévio falou.
Outro detalhe quanto ao timing é que, adiantando ou atrasando demais, o motor inverte e gira ao contrário.
E o perigo de queimar a que o PRCG se referiu lá no dicionário, é que se você "esgoelar" demais no timing vai forçar o motor, podendo até queimar, inclusive. Entendeu?

Respondendo às próximas perguntas:
Não existe um ponto ideal, assim como não existem 2 motores exatamente iguais.
Um motor modified pode tomar páu de um latinha, caso esteja com a relação errada...
Também não existe fórmula ou receita de bolo pra relação. Vai variar de pista pra pista... temperatura, chassis etc. Mas para ter uma idéia, a relação para modified deve estar entre 7,5 e 9,5. Tem gente que encontra a melhor relação acima ou abaixo destes valores, mas aí está um começo. Uma referência.
Exemplo: usando-se um xray (ratio 1,7), Coroa 116 e Pinhão 24: 116/24*1,7 = 8,21666...
Outra coisa que você pode lançar mão para melhorar ainda mais a performance dos motores, além de ajustar o timing e claro, encontrar a melhor relação para o seu carro/pista, são as molas e escovas que podem ser facilmente trocadas. Uma limpeza e lubrificação dos rolamentos também pode melhorar o rendimento, além da re-magnetização ou re-carga no imã, que já é um pouco mais complicado, pois requer equipamento específico.
Mas tudo isso, fora a re-magnetização, na base do "experimentômetro" ... com o equipamento adequado o trabalho diminui bastante, mas como disse antes, não tem fórmula mágica nem receita de bolo.
Ok?
Grande abraço


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MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 11:55 am 
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Esse masiato é fogo!
Além de ser o papai noel do fórum ele ainda explicata tudo nos mínimos detalhes! ô cara gente boa!

É o que eu digo! Educação vem de berço! hahahaha

masiato escreveu:
Roberto,
Ele é 12x3T ou 13x2T, não lembro ao certo.
Sobre a régua, é exatamente o que o Hévio falou.
Outro detalhe quanto ao timing é que, adiantando ou atrasando demais, o motor inverte e gira ao contrário.
E o perigo de queimar a que o PRCG se referiu lá no dicionário, é que se você "esgoelar" demais no timing vai forçar o motor, podendo até queimar, inclusive. Entendeu?

Respondendo às próximas perguntas:
Não existe um ponto ideal, assim como não existem 2 motores exatamente iguais.
Um motor modified pode tomar páu de um latinha, caso esteja com a relação errada...
Também não existe fórmula ou receita de bolo pra relação. Vai variar de pista pra pista... temperatura, chassis etc. Mas para ter uma idéia, a relação para modified deve estar entre 7,5 e 9,5. Tem gente que encontra a melhor relação acima ou abaixo destes valores, mas aí está um começo. Uma referência.
Exemplo: usando-se um xray (ratio 1,7), Coroa 116 e Pinhão 24: 116/24*1,7 = 8,21666...
Outra coisa que você pode lançar mão para melhorar ainda mais a performance dos motores, além de ajustar o timing e claro, encontrar a melhor relação para o seu carro/pista, são as molas e escovas que podem ser facilmente trocadas. Uma limpeza e lubrificação dos rolamentos também pode melhorar o rendimento, além da re-magnetização ou re-carga no imã, que já é um pouco mais complicado, pois requer equipamento específico.
Mas tudo isso, fora a re-magnetização, na base do "experimentômetro" ... com o equipamento adequado o trabalho diminui bastante, mas como disse antes, não tem fórmula mágica nem receita de bolo.
Ok?
Grande abraço


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MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 2:36 pm 
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robertogoiania escreveu:
VALEu meu irmão..............
Agora to fera em motores kkk. Um forte abraço.


rafammbass escreveu:
Esse masiato é fogo!
Além de ser o papai noel do fórum ele ainda explicata tudo nos mínimos detalhes! ô cara gente boa!

É o que eu digo! Educação vem de berço! hahahaha



Heheheeh...
Precisando, "tamos aí"...
Abraços


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MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 2:39 pm 
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Só para complementar a parte de queimar o motor por causa do timming....
Quando você adianta o motor, o rendimento aumenta. Você consegue mais rpm, mas consome mais energia da bateria e e o motor esquenta mais.
Quanto mais você adianta mais essa temperatura aumenta. Uma hora chegará a uma temperatura que o veniz do induzido vai derreter e ai já era.
Lixo para o induzido.
E também com a alata temperatura, os imâs perdem carga, fazem assim o seu motor perder rendimento, ao invéz de ganhar.

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MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 2:44 pm 
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Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
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prcg escreveu:
Só para complementar a parte de queimar o motor por causa do timming....
Quando você adianta o motor, o rendimento aumenta. Você consegue mais rpm, mas consome mais energia da bateria e e o motor esquenta mais.
Quanto mais você adianta mais essa temperatura aumenta. Uma hora chegará a uma temperatura que o veniz do induzido vai derreter e ai já era.
Lixo para o induzido.
E também com a alata temperatura, os imâs perdem carga, fazem assim o seu motor perder rendimento, ao invéz de ganhar.


Exatamente... é só não esgoelar o danado.
Se fosse só benefícios, as fábricas já venderiam os motores no limite do limite... heheheheeh


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 Título: Mano
MensagemEnviado: Qui Ago 02, 2007 11:04 am 
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Léo;

como que funciona essa medida? tipo...quando mais graus ele tem, maior a final e arranque fraco...menos graus maior arranque e menor velocidade final? dá uma dica ai mais prática, pois começei a andar com o menininho e estou pegando as manhas. VC tem rolamento para ele? to precisando de carvão pro stock. Um abraço meu irmao.


masiato escreveu:
prcg escreveu:
Só para complementar a parte de queimar o motor por causa do timming....
Quando você adianta o motor, o rendimento aumenta. Você consegue mais rpm, mas consome mais energia da bateria e e o motor esquenta mais.
Quanto mais você adianta mais essa temperatura aumenta. Uma hora chegará a uma temperatura que o veniz do induzido vai derreter e ai já era.
Lixo para o induzido.
E também com a alata temperatura, os imâs perdem carga, fazem assim o seu motor perder rendimento, ao invéz de ganhar.


Exatamente... é só não esgoelar o danado.
Se fosse só benefícios, as fábricas já venderiam os motores no limite do limite... heheheheeh


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 Título: Re: Mano
MensagemEnviado: Qui Ago 02, 2007 11:30 am 
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Quanto mais graus, mais RPM, maior final, maior arranque - e maior temperatura, tanto do motor quanto da bateria, maior consumo de energia... É aquele lance: não existe almoço grátis...
Esse D4 já é bastante forte, pode deixar o timming no 0 mesmo. O aumento de desempenho não é tão significativo assim, em relação à diminuição do run-time e vida útil do motor.


robertogoiania escreveu:
Léo;

como que funciona essa medida? tipo...quando mais graus ele tem, maior a final e arranque fraco...menos graus maior arranque e menor velocidade final? dá uma dica ai mais prática, pois começei a andar com o menininho e estou pegando as manhas. VC tem rolamento para ele? to precisando de carvão pro stock. Um abraço meu irmao.


masiato escreveu:
prcg escreveu:
Só para complementar a parte de queimar o motor por causa do timming....
Quando você adianta o motor, o rendimento aumenta. Você consegue mais rpm, mas consome mais energia da bateria e e o motor esquenta mais.
Quanto mais você adianta mais essa temperatura aumenta. Uma hora chegará a uma temperatura que o veniz do induzido vai derreter e ai já era.
Lixo para o induzido.
E também com a alata temperatura, os imâs perdem carga, fazem assim o seu motor perder rendimento, ao invéz de ganhar.


Exatamente... é só não esgoelar o danado.
Se fosse só benefícios, as fábricas já venderiam os motores no limite do limite... heheheheeh

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MensagemEnviado: Qui Ago 02, 2007 12:09 pm 
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Eu sou assim.

Não mexo nisso
Não sei mexer nisso
Não quero mexer nisso
Sei lá pra que serve isso
Não quero zuar nenhum motor
Não quero chorar de dor!

Ó! Até saiu um poema! É o arcadismo português sendo relembrado aqui no fórum! O poeama está todo em versos dodecassílabos...
hahahahaha


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