Esse masiato é fogo!
Além de ser o papai noel do fórum ele ainda explicata tudo nos mínimos detalhes! ô cara gente boa!
É o que eu digo! Educação vem de berço! hahahaha
masiato escreveu:
Roberto,
Ele é 12x3T ou 13x2T, não lembro ao certo.
Sobre a régua, é exatamente o que o Hévio falou.
Outro detalhe quanto ao timing é que, adiantando ou atrasando demais, o motor inverte e gira ao contrário.
E o perigo de queimar a que o PRCG se referiu lá no dicionário, é que se você "esgoelar" demais no timing vai forçar o motor, podendo até queimar, inclusive. Entendeu?
Respondendo às próximas perguntas:
Não existe um ponto ideal, assim como não existem 2 motores exatamente iguais.
Um motor modified pode tomar páu de um latinha, caso esteja com a relação errada...
Também não existe fórmula ou receita de bolo pra relação. Vai variar de pista pra pista... temperatura, chassis etc. Mas para ter uma idéia, a relação para modified deve estar entre 7,5 e 9,5. Tem gente que encontra a melhor relação acima ou abaixo destes valores, mas aí está um começo. Uma referência.
Exemplo: usando-se um xray (ratio 1,7), Coroa 116 e Pinhão 24: 116/24*1,7 = 8,21666...
Outra coisa que você pode lançar mão para melhorar ainda mais a performance dos motores, além de ajustar o timing e claro, encontrar a melhor relação para o seu carro/pista, são as molas e escovas que podem ser facilmente trocadas. Uma limpeza e lubrificação dos rolamentos também pode melhorar o rendimento, além da re-magnetização ou re-carga no imã, que já é um pouco mais complicado, pois requer equipamento específico.
Mas tudo isso, fora a re-magnetização, na base do "experimentômetro" ... com o equipamento adequado o trabalho diminui bastante, mas como disse antes, não tem fórmula mágica nem receita de bolo.
Ok?
Grande abraço