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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 1:24 pm 
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diego cecconello escreveu:
e seria vantagem começar a corrida com o motor em temperaturas negativas ?? demoraria mais para aquecer ? no caso do 'refrigerador de bancada ' ?


acredito que qualquer efeito seria perdido nos primeiros metros.

O que faz o motor perder desempenho é que o imã de neodímio do rotor tem uma temperatura de operação para ter seu campo magnético máximo. Quando o motor superaquece esse campo enfraquece e o motor por conseqüência.

Em corridas de RC onroad, nem sempre potência é tudo. Melhor é ser regular (não errar) do que ser rápido e viver batendo...

Sem contar que o estrago é proporcional a velocidade da batida...

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 3:46 pm 
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c adinta eu nao sei mas os gringos usam , Imagem
mas intao um sistema q nao adicionaria muito peso e funcionaria também seria um intercooler
Imagem
mas para melhorar esse progeto presisamos de duas coisas , deixar mais ''ageitadinho isso ai '' e deixar o ar gelado , o ar entraria ali geralmente seria quente mesmo assim adianta muito esse sistema segundo o autor da façanha , mas c conseguisemos de alguma forma simples gelar o ar sem presar de muitas coisas seria perfeito ,por que imagine o carro a 80 km/h quanto de vento seria jogado para o motor .
rnelias escreveu:
diego cecconello escreveu:
e seria vantagem começar a corrida com o motor em temperaturas negativas ?? demoraria mais para aquecer ? no caso do 'refrigerador de bancada ' ?


acredito que qualquer efeito seria perdido nos primeiros metros.

O que faz o motor perder desempenho é que o imã de neodímio do rotor tem uma temperatura de operação para ter seu campo magnético máximo. Quando o motor superaquece esse campo enfraquece e o motor por conseqüência.

Em corridas de RC onroad, nem sempre potência é tudo. Melhor é ser regular (não errar) do que ser rápido e viver batendo...

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 3:59 pm 
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meu trf tem uma base para o esc em alumínio que funciona como uma canaleta para captar o ar debaixo do chassis e jogar direto no motor. Eu não uso e não saberia dizer o efeito mas é uma solução bem elegante e discreta e que não altera em nada as características do carro em relação ao seu peso.

Quanto ao fato do ar estar quente ou frio, se fosse assim, os carros 1:1 usariam um ar condicionado para soprar no radiador ao invés de captar (e/ou soprar) ar natural :P

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:06 pm 
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Procure se informar antes de diser certas coisas até aonde sei o radiador do carro funciona com ÁGUA e o vento resfria a agua que circula no motor refrigerando-o.http://www.ruv.com.br/dicas/sistema_de_arrefecimento.htm
rnelias escreveu:
meu trf tem uma base para o esc em alumínio que funciona como uma canaleta para captar o ar debaixo do chassis e jogar direto no motor. Eu não uso e não saberia dizer o efeito mas é uma solução bem elegante e discreta e que não altera em nada as características do carro em relação ao seu peso.

Quanto ao fato do ar estar quente ou frio, se fosse assim, os carros 1:1 usariam um ar condicionado para soprar no radiador ao invés de captar (e/ou soprar) ar natural :P


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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:13 pm 
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diego cecconello escreveu:
Procure se informar antes de diser certas coisas até aonde sei o radiador do carro funciona com ÁGUA e o vento resfria a agua que circula no motor refrigerando-o.http://www.ruv.com.br/dicas/sistema_de_arrefecimento.htm
rnelias escreveu:
meu trf tem uma base para o esc em alumínio que funciona como uma canaleta para captar o ar debaixo do chassis e jogar direto no motor. Eu não uso e não saberia dizer o efeito mas é uma solução bem elegante e discreta e que não altera em nada as características do carro em relação ao seu peso.

Quanto ao fato do ar estar quente ou frio, se fosse assim, os carros 1:1 usariam um ar condicionado para soprar no radiador ao invés de captar (e/ou soprar) ar natural :P


Diego, sei perfeitamente como funciona um radiador de carro.

O que quis dizer foi que o AR que refrigera o radiador é NATURAL, forçado (por ventilador) ou não. O que VOCÊ estava propondo seria refrigerar o AR que percola o dissipador. O que seria equivalente a usar ar condicionado para refrigerar o radiador do carro 1:1. O fato de conter água dentro do radiador ou não não vem ao caso já que estamos falando em relação ao seu exemplo. Analise as diferenças que você certamente entenderá.

Aqui está o trecho que estava me referindo quando respondi:

mas para melhorar esse progeto presisamos de duas coisas , deixar mais ''ageitadinho isso ai '' e deixar o ar gelado , o ar entraria ali geralmente seria quente mesmo assim adianta muito esse sistema segundo o autor da façanha , mas c conseguisemos de alguma forma simples gelar o ar sem presar de muitas coisas seria perfeito ,por que imagine o carro a 80 km/h quanto de vento seria jogado para o motor .

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:17 pm 
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a propósito, não precisa se alterar na resposta. Estou discutindo o assunto pacificamente e baseado sobre fundamentos de transferência de calor. Sou engenheiro e não estou chutando...

qualquer projeto deve levar em consideração mais de um fator isolado.

No seu caso, você só está olhando para a refrigeração sem ponderar outros aspectos. O mais imediato seria ponderar o consumo da bateria. Outros fatores como peso, aerodinâmica, desgaste de peças (por peso adicional), etc, etc, etc deveriam ser levados em conta. Como os gringos dizem "it's not that simple" :drinks:

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Editado pela última vez por rnelias em Qui Jan 03, 2013 4:21 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:21 pm 
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Porém o sistema de refrigeração do carro 1/1 usa agua , no rc é bem diferente interferira sim a utilização de ar quente , pois no carro o ar so ajuda a refrigerar a agua ,seria a mema coisa intão tentar refrigerar o motor do carro com agua quente .
rnelias escreveu:
diego cecconello escreveu:
Procure se informar antes de diser certas coisas até aonde sei o radiador do carro funciona com ÁGUA e o vento resfria a agua que circula no motor refrigerando-o.http://www.ruv.com.br/dicas/sistema_de_arrefecimento.htm
rnelias escreveu:
meu trf tem uma base para o esc em alumínio que funciona como uma canaleta para captar o ar debaixo do chassis e jogar direto no motor. Eu não uso e não saberia dizer o efeito mas é uma solução bem elegante e discreta e que não altera em nada as características do carro em relação ao seu peso.

Quanto ao fato do ar estar quente ou frio, se fosse assim, os carros 1:1 usariam um ar condicionado para soprar no radiador ao invés de captar (e/ou soprar) ar natural :P


Diego, sei perfeitamente como funciona um radiador de carro.

O que quis dizer foi que o AR que refrigera o radiador é NATURAL, forçado (por ventilador) ou não. O que VOCÊ estava propondo seria refrigerar o AR que percola o dissipador. O que seria equivalente a usar ar condicionado para refrigerar o radiador do carro 1:1. O fato de conter água dentro do radiador ou não não vem ao caso já que estamos falando em relação ao seu exemplo. Analise as diferenças que você certamente entenderá.

Aqui está o trecho que estava me referindo quando respondi:

mas para melhorar esse progeto presisamos de duas coisas , deixar mais ''ageitadinho isso ai '' e deixar o ar gelado , o ar entraria ali geralmente seria quente mesmo assim adianta muito esse sistema segundo o autor da façanha , mas c conseguisemos de alguma forma simples gelar o ar sem presar de muitas coisas seria perfeito ,por que imagine o carro a 80 km/h quanto de vento seria jogado para o motor .


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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:25 pm 
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E você sabia que o motor do carro 1:1 depende de uma temperatura mínima para operar adequadamente?

Você sabia que o motor do carro tem válvulas que impedem a circulação (e refrigeração) da água logo assim que ligamos o carro de manhã para que ele atinja esta temperatura (geralmente é 90 graus)? Por isso o carro aquece rapidamente logo assim que damos partida a frio.

Como disse, o assunto não é tão simples...

O motor do carro 1:1 é encamisado (tem uma parede dupla). A água tem que percolar TODO o motor para promover uma refrigeração adequada, afinal, motores de carros 1:1 são bem mais complexos que um motor brushless, concorda? No nosso caso, bastaria forçar ar NATURAL nas aletas de um dissipador passivo para mante-lo em uma temperatura adequada para fins de competição. Isso tudo sem consumir energia ou adicionar peso excessivo.

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:30 pm 
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claro porém diferente dos motores a combustão de carros 1/1 o motor brushelles quanto mais frio melhor ,e se conseguissemos de uma forma 'Simples' e sem adicionar peso deixar o ar frio seria mais eficiente.


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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:37 pm 
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diego cecconello escreveu:
claro porém diferente dos motores a combustão de carros 1/1 o motor brushelles quanto mais frio melhor ,e se conseguissemos de uma forma 'Simples' e sem adicionar peso deixar o ar frio seria mais eficiente.


Vou te mostrar uma solução criativa que acho particularmente genial para esse tipo de problema.

Veja essa bolha:

Imagem

Independentemente de ser feia ou bonita, repare nas entradas de ar que ela possui. Essa bolha é feita especificamente para um kit de conversão brushless para buggies EP. Essas entradas de ar são justamente para refrigerar o motor e o esc. Basta olhar o layout do chassis para entender que as entradas de ar são exatamente sobre estes componentes.

Ok, e você consideraria esse sistema perfeito? Afinal, ele não adiciona nenhum peso ao carro e o ar vai direto onde ele é necessário. Eles até aproveitaram a aerodinâmica da bolha. A princípio ele realmente parece perfeito mas, considere que essa bolha foi feita para um carro offroad, consequentemente, vai entrar sujeira no mesmo lugar por onde o ar entra. Enfim, deve-se considerar o máximo de coisas possível mas, neste caso, acho que chegaram perto da perfeição.

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 4:50 pm 
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é algo intereçante não sei c é perfeito, mas quanto a entrada de poeira acho que no maximo seria possivel colocar uma telinha fina para nao entrar pedrinhas etc q poderiam danificar algo e poeira vai entrar igual nao adianta .Mas nem todas as marcas tem essas bolhas , fazer meio caseira as entradas em questão de estetica nao fica bonito , mas funciona bem sem duvidas.
rnelias escreveu:
diego cecconello escreveu:
claro porém diferente dos motores a combustão de carros 1/1 o motor brushelles quanto mais frio melhor ,e se conseguissemos de uma forma 'Simples' e sem adicionar peso deixar o ar frio seria mais eficiente.


Vou te mostrar uma solução criativa que acho particularmente genial para esse tipo de problema.

Veja essa bolha:

Imagem

Independentemente de ser feia ou bonita, repare nas entradas de ar que ela possui. Essa bolha é feita especificamente para um kit de conversão brushless para buggies EP. Essas entradas de ar são justamente para refrigerar o motor e o esc. Basta olhar o layout do chassis para entender que as entradas de ar são exatamente sobre estes componentes.

Ok, e você consideraria esse sistema perfeito? Afinal, ele não adiciona nenhum peso ao carro e o ar vai direto onde ele é necessário. Eles até aproveitaram a aerodinâmica da bolha. A princípio ele realmente parece perfeito mas, considere que essa bolha foi feita para um carro offroad, consequentemente, vai entrar sujeira no mesmo lugar por onde o ar entra. Enfim, deve-se considerar o máximo de coisas possível mas, neste caso, acho que chegaram perto da perfeição.


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MensagemEnviado: Sáb Jan 05, 2013 2:23 pm 
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fis algumas entradas de ar na bolha do meu buggy , ela ja tava detonada ai resolvi fazer algo, eacabei descobrindo o melhor jeito , o seguedo é fazer um corte do tamanho da antrada de ar com o estilete, ai basta esquentar aquela parte , eu usei um esqueiro , esquentei até ver q ficou mole serca de 5 segundos , ai é so forças e abrir uma entrada de ar , o bom é q fica bem arredondado pelo fato de ser moldado quente, caprichando bem fica muuuuinnnto bom mesmo ! denoite posto fotos...


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MensagemEnviado: Sáb Fev 09, 2013 5:44 pm 
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Localização: Joao Monlevade/MG
Pastilha de Peltier, na minha opniao e no que sei de imformatica
acho que nao estou falando demais, mais em resfriamento de motores rc seria impossovel,
ela funciona grosseiramente falando, de um lado frio demais chega a congelar, do outro lado da pastinha
quente demais, chega a derreter dependendo da pastinha, vai tudo derreter,
por isto e que o lado frio fica em contato com o processador e o lado quente e dissipador, com um cooler
mas num e cooler de rc nao nao, no meu pc tem um akasa viper de 120mm
rodando no talo e um dissopador monstruoso pra manter o lado infernal da pastinha frio,
e outra nun acho que uma lipozinha(nao menospresando as lipos) ia conseguir manter uma
Pastilha de Peltier funcionando nao.
Obs ate onde eu conhesso dessas pastinhas nao sei se inventaram alguma com
capacidade boa com consumo pequeno.

_________________
Garagem

Sakura D3
Esc: Bullistorm 60A Sensored
Motor: Tacon 9T KV4300
Lipo: NanoTech 6000mah S2 25-50

THE-R31(montado sem eletronica)

Radio: FS-GT3B, Carrega..: IMAX B6 AC

Referencias
viewtopic.php?f=3&t=40209&p=453971#p453971


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MensagemEnviado: Seg Abr 01, 2013 2:12 pm 
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Mensagens: 524
Localização: Taguatinga - DF 71.938-000
Galera, eu ia resumir esse assunto, mas não tem como rsrsrs, então só vou ressaltar alguns pontos fortes e fracos de se usar peltier

Pontos fortes:
- O motor fica "menos quente"

Pontos fracos:
- O peltier não tem bec nem limite minimo de funcionamento, ou seja, ele vai consumir a bateria até ela zerar a voltagem (e aí já era a bateria)
- Ele não é um milagre.. existem peltiers de várias potências, os mais achados são de 75w (72 na verdade) e 120w, isso requer uma senhora bateria.
- Peltiers são muito difíceis de arrefecer, o que requer um enorme dissipador, o que com certeza ia sair voando do carro, caso ele não estivesse amarrado muito bem.

é isso pessoal.
o Diego cecconello perguntou se isso poderia ser usado na bancada, antes da corrida e um cara respondeu que seria ruim pois perderia o efeito nos primeiros metros.
mas cara, eu vejo isso como algo muito bom, pois começar uma corrida tendo um motor mais eficiente e mais potente que os outros competidores, já é uma vantagem enorme, principalmente em pistas de dificil ultrapassagem, onde nos primeiros metros se decide muita coisa.

_________________
TC-4 Diggity Designs Full Carbon (vendendo) / Savage 4.6 (convertida flux)
Spektrum Dx3
Xcelorin 7500kv + hobbywing 60A / Trackstar 1:8 2650kv + Mamba monster 2


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MensagemEnviado: Qua Jul 17, 2013 11:42 pm 
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Localização: Aracaju, SE
diego cecconello escreveu:
fis algumas entradas de ar na bolha do meu buggy , ela ja tava detonada ai resolvi fazer algo, eacabei descobrindo o melhor jeito , o seguedo é fazer um corte do tamanho da antrada de ar com o estilete, ai basta esquentar aquela parte , eu usei um esqueiro , esquentei até ver q ficou mole serca de 5 segundos , ai é so forças e abrir uma entrada de ar , o bom é q fica bem arredondado pelo fato de ser moldado quente, caprichando bem fica muuuuinnnto bom mesmo ! denoite posto fotos...


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