RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 1:36 pm 
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Boas eu gostaria de saber se instalando apenas um esc com mais A's o carrinho iria andar mais, acelaracao e final.


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 1:50 pm 
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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 2:23 pm 
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Olha, tecnicamente falando o ESC tem sim influência sobre o desempenho final do auto, uma vez que ele é que gerencia a energia que encaminhada da bateria ao motor, mas na prática o colega rpompeu tem quase razão, ocorre que em um auto top com um sistema de alto desempenho e um piloto com o dedo muito afiado, o esc pode fazer alguma diferença no tempo de volta em uma pista por exemplo, mas para os usuários "normais" que na maioria das vezes utilizam baterias de baixa taxa C e motores que estão meio que no limite do auto, simplesmente colocar um ESC melhor e/ou mais potente não fará diferença.


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 2:25 pm 
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Poderia haver uma melhora no punch de saída, considerando uma diferença nos capacitores entre as esc's, mas só.

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 2:47 pm 
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Vc não terá nenhum ganho, simplesmente aumentando a capacidade de corrente do seu ESC.
Vc poderá ter sim algum ganho trabalhando com o casamente do conjunto, ou seja um ESC feito para um determinado motor, onde a frequencia do PWM é casado com a indutancia dos enrolamentos do motor.

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 3:08 pm 
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Ok entendi. Obrigado


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 3:30 pm 
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O meu esc original (julgo ser fraco) acende um led quando a bateria nimh esta quase descarregada. Poderia utilizar esse led para uma bateria 2s (isto se o esc nao estourar primeiro)?


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 3:39 pm 
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Miguel226 escreveu:
O meu esc original (julgo ser fraco) acende um led quando a bateria nimh esta quase descarregada. Poderia utilizar esse led para uma bateria 2s (isto se o esc nao estourar primeiro)?

Cara quando tive meu primeiro ESC Orion, um TOP na epoca ele não tinha cut-off para LiPo, fiquei indignado com os cara e troquei muitos e-mails com o time técnico deles e com o tempo acabei até aceitando a situação.
Eles diziam que com uma bateria de apenas 2S é facil identificar quando ela está no limite de sua carga, pois o carro perde muita potencia de forma repentina, uma vez identificado o sintoma é parar o carro sem estender o uso, com isso de fato o cut-off para LiPo se torna desnecessário.
Lembrando isso só é indicado para 2S, pois baterias com muitos "S" fica muito dificil ou as vezes até impossivel identificar que uma das celulas já esta no seu limite...principalmente em baterias com celulas muito desbalanceadas.

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 3:42 pm 
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Entao isso quer dizer que um low voltage alarm nao é totalmente necessario para uma 2s. Sempre é algum que se poupa.
Obrigado pela ajuda


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 3:47 pm 
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E quanto ao problemas de queimar o esc ao utilizar uma lipo 2s 1500mah 7,4v?
Qualquer esc serve para este tipo de bateria?
Mesmo que sim é necessario um outro esc para um motor brushless?


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 4:13 pm 
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Miguel226 escreveu:
E quanto ao problemas de queimar o esc ao utilizar uma lipo 2s 1500mah 7,4v?
Qualquer esc serve para este tipo de bateria?
Mesmo que sim é necessario um outro esc para um motor brushless?


Queimar o ESC com 2S é possível, quando vc aumenta a voltagem da bateria, provavelmente diminui a vida útil do ESC, em alguns modelos isso é muito notável, em outros nem tanto, o que costuma queimar mais rápido mesmo é o motor escovado...
Nem todo ESC suporta 2S, mas de automodelo 1/10 com motor 540 é 99,9% de aceitar, os que não tem cutoff necessitam de Buzzer... Na minha opinião o Buzzer (alarme) é sim essencial, ele te dará a certeza de que
vc vai parar na hora certa...
Se vc for trocar o seu motor por um brushless, obviamente vai precisar também de um ESC brushless... nenhum ESC escovado funciona com motor brushless, alguns ESCs brushless trabalham com motores escovados, mas são poucos.

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 4:28 pm 
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Ok. Esc terei sempre que comprar. Estou a pensar num baratinho. Brushless 30A que acha?


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 4:37 pm 
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Depende de qual motor vc vai usar,
tem motores que necessitam menos que 30A...
30A dá pra pegar um ótimo motor,
mas sugiro que pegue um fraquinho pra não quebrar o carrinho...

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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 4:42 pm 
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Estou a pensar um de 4600 4800kv com uma lipo 2s 1600mah 7,4v. Nao sera muito?


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MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 4:44 pm 
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Uma duvida quantos menos turn melhor nao é? Um motor 9t é melhor que um 13t verdade?


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