RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 3:09 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Out 06, 2007 9:00 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Alguém sabe a especificação do capacitor que se instala em ESC?

Falows

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Sex Out 19, 2007 10:34 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Eu instalei um capacitor de 2200mF/16V, não encontrei um melhor. O ideal seria um de 4700mF/10V.

Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 23, 2007 8:10 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Veja este site para tirar as suas próprias conclusões.

http://members.tripod.com/huilyrobot/ci ... tores.html

Um abraço.

GP 3700/IB 4200

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 23, 2007 10:29 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Para qual fim é usado esse capacitor, para eleminar ruido e faiscas do coletor ou ajudar na descraga do pico inicial para tirar o modor da inercia?

Pq se ele for instalado diretamente no motor ele n"ao vai ajudar em nada e tb não vai poupar a bateria, isso poderia piorra a situação, pois o capacitor é um curto no instante inicial, aumentando a correte que circula no ESC.

Me diga qual a finalidade que eu posso ajudar disendo onde e como instalar o capacitor...

Valeu
[]´s

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 23, 2007 4:11 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

No meu caso específico, queria economizar bateria sem perder a descarga. Ganhar em run time. O que aconselha ?

GP 3700/IB 4200

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 23, 2007 8:16 pm 
[Moderador]

Que eu me lembre, já vi 3 usos para os capacitores:

1. ligados no motor (em geral 3, daqueles pequenos), pra filtrar ruídos e diminuir interferências;

2. ligados no ESC, em paralelo com a bateria, pra manter o nível de tensão quando o motor tiver puxando muita amperagem (já vi em carros 1/12, que usam só 4 células);

3. ligado no receptor, também pra manter o nível de tensão no receptor quando o motor tiver puxando muita amperagem (ex: capacitor da Spektrum).

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 23, 2007 11:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

pelo que eu aprendi , eles sao usados para absorver corrente quanto o esc devolve a mesma para a bateria (ajudando no tempo de vida de mesma) e dando um punch maior na hora da retomada do motor !

Título:
MensagemEnviado: Qui Out 25, 2007 8:51 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
Que eu me lembre, já vi 3 usos para os capacitores:

1. ligados no motor (em geral 3, daqueles pequenos), pra filtrar ruídos e diminuir interferências;

2. ligados no ESC, em paralelo com a bateria, pra manter o nível de tensão quando o motor tiver puxando muita amperagem (já vi em carros 1/12, que usam só 4 células);

3. ligado no receptor, também pra manter o nível de tensão no receptor quando o motor tiver puxando muita amperagem (ex: capacitor da Spektrum).

eu também só vi pra essas 3 finalidades

mas o capacitor não irá poupar bateria não, somente irá estabilizar o consumo, ou seja, irá evitar as quedas de tensão quando o motor puxa a corrente

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

Título:
MensagemEnviado: Qui Out 25, 2007 10:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ninguem ensina como fazer?

mas o carrinho não perde força com o capacitor? ou da na mesma?

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Sex Out 26, 2007 7:35 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

As citações do christian estão certissimas. Eliminar ruido, manter tensão no receptor e ajudar nos picos de corrrente na arrancada.

Então Manhattan, para o seu caso vc deve instalar um capacitor de valor alto como por exemplo 4700µF x 10V ou mais em paralelo com a bateria e de preferencia na placa do ESC. O objetivo disso é não perder energia nos cabos e conecções entre a bateria e o ESC durente cituações de alto consumo.

Beve explicação:
Quando o motor esta em regime normal o capacitor carrega com tensão da bateria e quando vc acelera ele vai consumir uma corrente maior, e como é normal todo cabo e conecções terem uma certa resistencia vc acaba perdendo tensão nesse caminho e é ai que entra o capacitor mantendo a tensão nominal durante esse breve intervalo.
Essa solução é muito usado em som automotivo pq tem longos cabos entre o modulo e a bateria, ai o capacitor segura a tensão durante os graves e garantindo a tensão no modulo...

Fui claro? se me avise que tento explicar mais..

[]´s

Título:
MensagemEnviado: Sex Out 26, 2007 5:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ta certinho coelho, mas não devem apelar também no capacitor, se não ai ele descarrega a bateria hein :wink:

Título:
MensagemEnviado: Sex Out 26, 2007 11:36 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Beleza Decz...acho que não tem problema em abuzar do capacitor se ele for de boa qualidade e a impedancia interna for alta não tem erro, coisa que a maioria tem hoje em dia.
[]'s

Título:
MensagemEnviado: Sáb Out 27, 2007 7:22 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

então coelho, mas quanto for maior a impedância e voltagem ele irá demorar mais para carregar e precisará de mais eneriga, sendo assim puxando mais voltagem da bateria e fazendo que ela fique com uma amperagem baixa, ou seja, com a corrente baixa, entende? Ai quando ele descarregar que irá liberar a tensão presa nele, mas isso a bateria já pode estar com a sua carga um pouco mais baixa que o normal, fazendo com que ela descarregue um pouco mais rápido que uma com um capacitor menor.

E uma coisa, nesse caso o melhor capacitor que pode ser usado é o eletrolídico. :wink:

Como disseram, não acaharm um capacitor de 4700mf 10V, pois o seguinte: os capacitores de 10 volts são bem dificeis de se achar, o melhor é comprar umde 12 volts, que acha com mais facilidade em lojas de componentes eletrônicos :D

ou eu confundi tudo ou acertei..hihi...eita escola que está me deixando doido...kkkkkk..

Título:
MensagemEnviado: Sáb Out 27, 2007 10:38 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

decs, vc até tem uma certa razão, mais um capacitor se carrega bem rápido a ponto de não prejudicar a autonomia da bateria, o capacitor quando descarregado é como um curto por apenas alguns milisegudos, dai para frente ele só vai trazer beneficio, suavizando os picos que o motor iria tirar da bateria que vai passar a tirar do cap.

Só para vc entender melhor vou voltar ao som do carro, quando vc coloca um caixa selada no carro com muitos Watts de potencia, a hora vc esta com o farol ligado e o som tb vc percebe que o farol "apaga" quando os graves tocam isso pq o modulo esta puxando toda a corrente necessária da bateria, ai quando vc coloca um super cap lá no modulo o farol para de se "apagar" quando os graves tocam.
Pq isso acontece?!?, pq quando os graves entram o modulo consome a corrente armazenada no super capacitor (eu chamo de super pq geralmente tem mais de 1 Farad) aliviando o consume que seria exigido da bateria e entre um grave e outro a bateria carrega o capacitor com uma corrente mais suave, na media o consumo da bateria vai ser o mesmo mais vc evita os picos de alta corrente se seria puxado da bateria poupando-a e mantendo a potencia perto do maximo sobre o modulo sem perdas nos cabos e conexões.

Mais uma coisa, como a corrente em alguns motores é bem alta na arrancada, se por um capacitor com baixa capacitancia talvez nem ajude em nada...

Beleza?!?!
[]'s

Título:
MensagemEnviado: Sáb Out 27, 2007 4:43 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ta certo coelho, tava meio que confundindo com outra coisas, indutor ou sei lá o que, só sei que misturei tudo aí

mas pelo menos a discussão foi boa, tirei algumas dúvidas que tinha, afinal estou estudando tec. de eletrônica né..hihihi...

quem tiver dúvida é só ler ai

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas