Tebio escreveu:
Geralmente o limite e' mecanico, e não eletrico. Por exemplo, no caso do Mamba MAX, o ESC e' o mesmo para 4600, 5700, 6900 ou 7700.
O esc aguenta 3S sem problemas e o que vai determinar o aquecimento e' a relação utilizada, porem o RPM vai ser extremamente alto no 7700 e os rolamentos não estão preparados para isto e podem quebrar, por isso não é recomendado 3S no 7700 pela Castle.
[]'s
Tebio.
Não necessariamente o limite seja mecanico.... estive avaliando isso por esses dias e o problema pode sim ser eletrico. Mas não devido a possivel queima do ESC, (que o mamba por exemplo é muito bom no que se referencia à potencia), mas sim a capacidade de "faseamento" do ESC.
O ESC no motor brushless, manda uma série de senoideis (ondas)... estas formam um campo eletrico que "gira" no interior do motor.... se não existissem percas, o giro eletrico seria igual ao giro mecanico (simplificando um poucoi a historia)... mas normalmente o mecanico é menor.... com uma bateria 3s.. pode ser que o giro eletrico não seja capaz de "acompanhar" o mecanico, mas como não tem o giro mecanico se não tiver o eletrico.. o motor pode apresentar pequenas "travadinhas" porque da sobrefase..... essas travadinhas são como freios instantaneos no momento de maior rotação.... ou seja.. no limite de faseamento do ESC.
Traduzindo..."pode ser" que o esc não seja capaz de levar o motor até o limite de rotação, fazendo com que ele tenha um funcionamento indevido em altas... e este funcionamento indevido (freadas em alta) pode trazer a quebra do rotor do motor devido a inercia do conjunto de rodas do carro etc...
portanto, aos aventureiros, posso dizer que não é muito facil quebrar com 3s por esse motivo.. desde que o carro esteje no chão. Maaaaaaassss.. nada de acelerar ao maximo "no ar", com as rodas livres, pois pode trazer problemas.