marcelo150171 escreveu:
pega o radio, o teu carro ja é bom, senão vc pode passar raiva ( assim como passei)
Cara, não concordo. Estou vendo gente aqui com Spectrum sofrer interferência. Nunca sofri interferências com meu AM 27mHz. Mas eu tenho umas teorias:
Os rádios começaram na faixa AM 27 mHz. Era também faixa de banda do cidadão, e rolava mesmo muita interferência (isso 10 anos atrás). Hoje, os radioamadores usam rádios VHF ultra potentes, e a faixa do cidadão está praticamanete em desuso. Bom pra quem usa AM 27mHz como eu...
Os Spectrum e FASST da vida operam em 2,4 GHz. E hoje temos muitos telefones sem fio e radiocomunicadores que operam nessa frequência, o que tornou essa faixa meio poluída. Embora os Spectrum sempre busquem uma faixa livre e coisa e tal, eu tenho visto isso quase sempre quando ando com a rapaziada aqui: tremores nos servos, comandos que não respondem ou respostas involuntárias dos servos. Só pra constar, 95% da turma aqui anda de nitro, e vários deles usam Spectrum, e nitro está menos sujeito à interferência pois não tem um chaveador eletrônico de alta frequência (vulgo speed eletrônico). Da turma do elétrico aqui, ainda não vi ninguém com Spectrum. Flávio, Cristiano e eu usamos o bom e velho AM 27mHz sem crise. E sobre o alcance, cara, eu garanto que você vai estar comandando o carro enquanto você estiver vendo ele, desde que as baterias do rádio estejam em boas condições.
Bem, essa é uma possibilidade. Outra, e que vejo com frequência, é o descuido na disposição da fiação no carro, aquela bagunça de fios de servo e ESC soltos, soldas mal-feitas, fios desencapados e expostos. Lembrem-se que o ESC é uma potencial fonte de interferências, e a boa organização dos fios elimina essa probabilidade.