rogeriomila escreveu:
Ilustres amigos,
Queria aproveitar esse tópico e também os professores Masiato, Prcg, Christian e compania limitada, para esclarecer umas dúvidas sobre SERVOS.
Sei que nos autos a combustão e também nos com o quase extintos com speed mecânico usam-se 2 servos, sendo uma para direção e outro para aceleração. Pergunta número 1: Existem 2 tipos de servos ou o mesmo serve para 2 aplicações?
Quanto aos nossos elétricos "básicos" (nada de pró) qual a vantagem em utilizar um servo tipo 3305 da futaba por exemplo?
Meu carro está com um servo 3003 se não me engano e pra mim na minha humilde ignorância me atende bem! Pensei em trocar de servo, porém como em time que está ganhando a gente não mexe, ele continua lá firme e forte.
Deixando as brincadeiras a parte, quais as vantagens de um servo melhor. Como eu disse, pra mim que sou leigo, meu carro vira para os dois lados, conclui-se que meu servo está perfeito. Então pra que ter um servo melhor se um simples me atende?
Conto com o conhecimento e a experiência de vocês mais uma vez.
Abraços...
As características mais importantes no servo são o torque e a velocidade. A necessidade de torque e velocidade varia de acordo com a aplicação. Em carros elétricos, que são mais leves, um servo mais fraco costuma dar conta do recado. Se você está contente com o desempenho do seu, não há motivos pra trocar.
Eu já usei o "famoso" Futaba 3003 na direção do meu 1/10 nitro, e ele não conseguia segurar o carro no curvão de alta! O carro "abria" a curva, pois o servo não tinha força suficiente pra manter as rodas na direção certa. Neste caso, um servo mais forte foi a solução. E além disso, devo ter quebrado uns 3 ou 4 servos em batidas, daí já troquei por um com engrenagens de metal... No acelerador/freio de combustão, já tive caso de servos que não conseguiam freiar o carro (isso é mais crítico em off-road). Em geral, usa-se servo com mais torque no acelerador, e servo com mais velocidade no acelerador/freio. Mas nada impede de você usar dois servos iguais (principalmente se forem top de linha)!
Já a "velocidade necessária" depende do nível de pilotagem e competitividade de cada um. Eu pessoalmente não sinto muita diferença entre velocidade de servos, acho que minhas reações não estão tão rápidas assim! Mas em teoria, quanto mais rápido, melhor.
E infelizmente, servo bom e barato não existe... Já testei marcas mais baratas, mas sempre volto pras marcas tradicionais (Airtronics, Futaba, Ko, e até Hitec).