RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 09, 2025 6:36 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Set 04, 2007 6:09 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Servo de Alto Torque 13/15 kg.

Alta Velocidade.

Opniões....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 04, 2007 7:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

putz...

parece ser muito bom...

pra mim servo era tudo igual, mas ja deu pra repara que tem uns melhores que uns outros!!

hehehe

abs

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 04, 2007 8:04 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

pois é... eu tbm achava isso hehehehe

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 12:29 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Né não, caras...
Tem diferença sim. E muuuuuuita!
Existem servos e "servos"...
Tem servos de força e de velocidade.
Digitais, analógicos... Standard, Low profile, etc
Pra nós do elétrico, principalmente on road, servos de força (torque) não são bem aproveitados, pois excedem a necessidade. Já os servos de velocidade são mais recomendados. Porém têm que ser um meio termo, pois velocidade em demasia termina atrapalhando mais que ajudando. E o cara vai terminar limitando a velocidade do servo pelo transmissor.
O importante mesmo (principalmente pra iniciante querendo trocar de servo) é que as engrenagens sejam de metal.
Este servo especificamente (do tópico) é chinês. Já vi um amigo queimando dois deles num off combustão. Mas o preço compensa... E no elétrico on road ele forçará muito menos, podendo render mais (vida útil).
No mais é isso aí.
Grande abraço

Clique aqui!

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 1:38 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Valeu pela dica...

Vou colocar um desses.... pelo preço e cosiderando que é RC eletrico... deve durar muuuuuito...

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 2:46 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Ilustres amigos,

Queria aproveitar esse tópico e também os professores Masiato, Prcg, Christian e compania limitada, para esclarecer umas dúvidas sobre SERVOS.

Sei que nos autos a combustão e também nos com o quase extintos com speed mecânico usam-se 2 servos, sendo uma para direção e outro para aceleração. Pergunta número 1: Existem 2 tipos de servos ou o mesmo serve para 2 aplicações?

Quanto aos nossos elétricos "básicos" (nada de pró) qual a vantagem em utilizar um servo tipo 3305 da futaba por exemplo?

Meu carro está com um servo 3003 se não me engano e pra mim na minha humilde ignorância me atende bem! Pensei em trocar de servo, porém como em time que está ganhando a gente não mexe, ele continua lá firme e forte.

Deixando as brincadeiras a parte, quais as vantagens de um servo melhor. Como eu disse, pra mim que sou leigo, meu carro vira para os dois lados, conclui-se que meu servo está perfeito. Então pra que ter um servo melhor se um simples me atende?

Conto com o conhecimento e a experiência de vocês mais uma vez.

Abraços...

VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP

MINHAS QUALIFICAÇÕES

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 3:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rogeriomila escreveu:
Ilustres amigos,

Queria aproveitar esse tópico e também os professores Masiato, Prcg, Christian e compania limitada, para esclarecer umas dúvidas sobre SERVOS.

Sei que nos autos a combustão e também nos com o quase extintos com speed mecânico usam-se 2 servos, sendo uma para direção e outro para aceleração. Pergunta número 1: Existem 2 tipos de servos ou o mesmo serve para 2 aplicações?

Quanto aos nossos elétricos "básicos" (nada de pró) qual a vantagem em utilizar um servo tipo 3305 da futaba por exemplo?

Meu carro está com um servo 3003 se não me engano e pra mim na minha humilde ignorância me atende bem! Pensei em trocar de servo, porém como em time que está ganhando a gente não mexe, ele continua lá firme e forte.

Deixando as brincadeiras a parte, quais as vantagens de um servo melhor. Como eu disse, pra mim que sou leigo, meu carro vira para os dois lados, conclui-se que meu servo está perfeito. Então pra que ter um servo melhor se um simples me atende?

Abraços...

O servo de aceleração´nos elétricos, faz uma força desprezivel, mas você deve concordar de que quanto mais rápido ele acelerar melhor, por tanto, seria bom usar um servo de velocidade.
Na pratica você não sente isso, pois se está com speed mecânico, vale mais a pena colocar um ESC do que trocar o servo.

Já na direção, você só vai sentir, se estiver andando com um carro rápido. Imagina voce acelerando com um modified num "S", é preciso ter resposta rápida pra poder fazer a curva rápida. Claro...voce latinha você não vai sentir necessidade de "virar o volante pro outro lado" tão rápido, pois o carro vai acelerar devagar.
Numa competição essas diferenças ficam mais evidentes.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 4:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Opa Rogerio,

Vou falar um pouco da experiência com combustão, são carros que atingem altas velocidades, é óbvio que hoje sou adepto dos elétricos justamente por ter visto que os mesmo podem ser iguais e superiores neste quesito, com uma série de vantagens.

Carros nitros são pesados, portanto se usam servos que combinam alto torque e velocidade, a força justamente para conseguir mudar o carro de direção ou frear o mesmo e a velocidade foi exemplificada pelo Paulo.

Posso estar errado mas achei os carros elétricos bem mais leves, isto pegando o meu carro na mão e também vendos os caras competindo na pista, ele realmente parece ser muito mais leve, então acho que força em elétricos não é o quesito principal mas sim velocidade.

Espero ter ajudado.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qua Set 05, 2007 8:55 pm 
[Moderador]

rogeriomila escreveu:
Ilustres amigos,

Abraços...

As características mais importantes no servo são o torque e a velocidade. A necessidade de torque e velocidade varia de acordo com a aplicação. Em carros elétricos, que são mais leves, um servo mais fraco costuma dar conta do recado. Se você está contente com o desempenho do seu, não há motivos pra trocar.

Eu já usei o "famoso" Futaba 3003 na direção do meu 1/10 nitro, e ele não conseguia segurar o carro no curvão de alta! O carro "abria" a curva, pois o servo não tinha força suficiente pra manter as rodas na direção certa. Neste caso, um servo mais forte foi a solução. E além disso, devo ter quebrado uns 3 ou 4 servos em batidas, daí já troquei por um com engrenagens de metal... No acelerador/freio de combustão, já tive caso de servos que não conseguiam freiar o carro (isso é mais crítico em off-road). Em geral, usa-se servo com mais torque no acelerador, e servo com mais velocidade no acelerador/freio. Mas nada impede de você usar dois servos iguais (principalmente se forem top de linha)!

Já a "velocidade necessária" depende do nível de pilotagem e competitividade de cada um. Eu pessoalmente não sinto muita diferença entre velocidade de servos, acho que minhas reações não estão tão rápidas assim! Mas em teoria, quanto mais rápido, melhor.

E infelizmente, servo bom e barato não existe... Já testei marcas mais baratas, mas sempre volto pras marcas tradicionais (Airtronics, Futaba, Ko, e até Hitec).

Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 8:44 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Caracas Senhores... mais uma aula.

Talvez até fixar como um "básico e avançado de servos" ... rsrsrs

Obrigado mais uma vez !!!

VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP

MINHAS QUALIFICAÇÕES